As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leles, Wictor Hugo Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Capop, Álique Franco Pinheiro Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22989
Resumo: INTRODUÇÃO: O público surdo encontra barreiras quando definidas de atendimento médico que comprometem a qualidade da consulta e a satisfação dos mesmos. Segundo o Censo do IBGE de 2010 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Brasil existem 2.143.173, obrigatoriamente com deficiência auditiva severa, e mais de 9,7 milhões com algum tipo de deficiência auditiva, podendo ser incluído na cultura surda ou na cultura ouvinte , tornando-se pacientes com especificidades totalmente distintas. Assim, esta pesquisa justifica-se ao analisar as falhas de comunicação existentes no processo de atendimento médico, uma vez que as chances de diagnósticos equivocados, erros em prontuários, constrangimentos, não adesão ao tratamento, sofrimento e insatisfação do paciente Surdo podem ser maiores, criando uma fragilidade no processo de interação médico-paciente.OBJETIVOS: Investigar as dificuldades de comunicação existentes no processo de atendimento médico ao público surdo em Unidades de Pronto Atendimento - UPA. MÉTODO: Pretende-se realizar uma investigação por meio de uma pesquisa prática com uma aplicação de um questionário no UPAS com o intuito de analisar as principais dificuldades de comunicação existente no ambiente de pronto atendimento médico. REVISÃO:No contexto da relação pessoa surda e assistência à saúde, o contato com o médico se depara com falta de informação do médico sobre essas pessoas e com a insegurança por não conhecer a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ou pela falta de esforço para promover uma comunicação de qualidade com o surdo. Assim, os pacientes surdos buscam o sistema de saúde com menos frequência que os ouvintes, referindo, como principais dificuldades, o medo, a frustação e a desconfiança antecedentes dessa realidade, tendo em vista que muitos médicos não explicam que serão anteriores, e, na A maioria das vezes, a consulta é finalizada sem o paciente entendido seu diagnóstico ou qualidad e dos medicamentos que foram prescritos. Dessa forma, é importante compreender a inclusão do conhecimento da Libras no processo de atendimento e na relação médico-paciente. Para que haja então, uma comunicação e desenvolta o atendimento e abordagem ao paciente surdo.CONCLUSÃO: Diante desse cenário, espera-se que a relação médico-paciente surdo alcance uma comunicação efetiva, sendo transmitido confiança e segurança ao paciente durante o atendimento, para que o deficiente auditivo possa receber um atendimento igualitário e humanizado, não prejudicando a terapia a ser instituída.
id VERACRUZ-0_54488499d2791eb4f5b0729fc59b31a5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22989
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPAComunicaçãoSurdosLibrasMédico-pacienteUPA.INTRODUÇÃO: O público surdo encontra barreiras quando definidas de atendimento médico que comprometem a qualidade da consulta e a satisfação dos mesmos. Segundo o Censo do IBGE de 2010 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Brasil existem 2.143.173, obrigatoriamente com deficiência auditiva severa, e mais de 9,7 milhões com algum tipo de deficiência auditiva, podendo ser incluído na cultura surda ou na cultura ouvinte , tornando-se pacientes com especificidades totalmente distintas. Assim, esta pesquisa justifica-se ao analisar as falhas de comunicação existentes no processo de atendimento médico, uma vez que as chances de diagnósticos equivocados, erros em prontuários, constrangimentos, não adesão ao tratamento, sofrimento e insatisfação do paciente Surdo podem ser maiores, criando uma fragilidade no processo de interação médico-paciente.OBJETIVOS: Investigar as dificuldades de comunicação existentes no processo de atendimento médico ao público surdo em Unidades de Pronto Atendimento - UPA. MÉTODO: Pretende-se realizar uma investigação por meio de uma pesquisa prática com uma aplicação de um questionário no UPAS com o intuito de analisar as principais dificuldades de comunicação existente no ambiente de pronto atendimento médico. REVISÃO:No contexto da relação pessoa surda e assistência à saúde, o contato com o médico se depara com falta de informação do médico sobre essas pessoas e com a insegurança por não conhecer a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ou pela falta de esforço para promover uma comunicação de qualidade com o surdo. Assim, os pacientes surdos buscam o sistema de saúde com menos frequência que os ouvintes, referindo, como principais dificuldades, o medo, a frustação e a desconfiança antecedentes dessa realidade, tendo em vista que muitos médicos não explicam que serão anteriores, e, na A maioria das vezes, a consulta é finalizada sem o paciente entendido seu diagnóstico ou qualidad e dos medicamentos que foram prescritos. Dessa forma, é importante compreender a inclusão do conhecimento da Libras no processo de atendimento e na relação médico-paciente. Para que haja então, uma comunicação e desenvolta o atendimento e abordagem ao paciente surdo.CONCLUSÃO: Diante desse cenário, espera-se que a relação médico-paciente surdo alcance uma comunicação efetiva, sendo transmitido confiança e segurança ao paciente durante o atendimento, para que o deficiente auditivo possa receber um atendimento igualitário e humanizado, não prejudicando a terapia a ser instituída.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2298910.34117/bjdv7n1-271Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4016-4017Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4016-4017Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4016-40172525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22989/18469Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeles, Wictor Hugo OliveiraCapop, Álique Franco Pinheiro Alves2021-09-21T10:44:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22989Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:43.645811Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPA
title As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPA
spellingShingle As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPA
Leles, Wictor Hugo Oliveira
Comunicação
Surdos
Libras
Médico-paciente
UPA.
title_short As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPA
title_full As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPA
title_fullStr As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPA
title_full_unstemmed As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPA
title_sort As dificuldades de comunicação no processo de atendimento médico ao público surdo em unidades de pronto atendimento - UPA / Communication difficulties in the process of medical attendance to the deaf public at units of emergency service – UPA
author Leles, Wictor Hugo Oliveira
author_facet Leles, Wictor Hugo Oliveira
Capop, Álique Franco Pinheiro Alves
author_role author
author2 Capop, Álique Franco Pinheiro Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leles, Wictor Hugo Oliveira
Capop, Álique Franco Pinheiro Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Surdos
Libras
Médico-paciente
UPA.
topic Comunicação
Surdos
Libras
Médico-paciente
UPA.
description INTRODUÇÃO: O público surdo encontra barreiras quando definidas de atendimento médico que comprometem a qualidade da consulta e a satisfação dos mesmos. Segundo o Censo do IBGE de 2010 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Brasil existem 2.143.173, obrigatoriamente com deficiência auditiva severa, e mais de 9,7 milhões com algum tipo de deficiência auditiva, podendo ser incluído na cultura surda ou na cultura ouvinte , tornando-se pacientes com especificidades totalmente distintas. Assim, esta pesquisa justifica-se ao analisar as falhas de comunicação existentes no processo de atendimento médico, uma vez que as chances de diagnósticos equivocados, erros em prontuários, constrangimentos, não adesão ao tratamento, sofrimento e insatisfação do paciente Surdo podem ser maiores, criando uma fragilidade no processo de interação médico-paciente.OBJETIVOS: Investigar as dificuldades de comunicação existentes no processo de atendimento médico ao público surdo em Unidades de Pronto Atendimento - UPA. MÉTODO: Pretende-se realizar uma investigação por meio de uma pesquisa prática com uma aplicação de um questionário no UPAS com o intuito de analisar as principais dificuldades de comunicação existente no ambiente de pronto atendimento médico. REVISÃO:No contexto da relação pessoa surda e assistência à saúde, o contato com o médico se depara com falta de informação do médico sobre essas pessoas e com a insegurança por não conhecer a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ou pela falta de esforço para promover uma comunicação de qualidade com o surdo. Assim, os pacientes surdos buscam o sistema de saúde com menos frequência que os ouvintes, referindo, como principais dificuldades, o medo, a frustação e a desconfiança antecedentes dessa realidade, tendo em vista que muitos médicos não explicam que serão anteriores, e, na A maioria das vezes, a consulta é finalizada sem o paciente entendido seu diagnóstico ou qualidad e dos medicamentos que foram prescritos. Dessa forma, é importante compreender a inclusão do conhecimento da Libras no processo de atendimento e na relação médico-paciente. Para que haja então, uma comunicação e desenvolta o atendimento e abordagem ao paciente surdo.CONCLUSÃO: Diante desse cenário, espera-se que a relação médico-paciente surdo alcance uma comunicação efetiva, sendo transmitido confiança e segurança ao paciente durante o atendimento, para que o deficiente auditivo possa receber um atendimento igualitário e humanizado, não prejudicando a terapia a ser instituída.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22989
10.34117/bjdv7n1-271
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22989
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22989/18469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4016-4017
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4016-4017
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4016-4017
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645504798523392