O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31587 |
Resumo: | É de grande importância a difusão de ações pedagógicas em sala de aula que venham a contribuir para a valorização da cultura afrodescendente, em meio ao contexto étnico-social e de racismo no Brasil. Para tanto, o presente trabalho propõe discutir a temática por meio da literatura, com foco no conto O fio e as missangas de Mia Couto. Assim, consideramos o contexto histórico do autor como escritor, as possibilidades de intertextualidade entre as literaturas, africana e brasileira, e de diálogo entre a leitura literária, o conto, e a leitura de mundo, vivência e realidade dos alunos no sentido de conscientizar os estudantes de suas origens e da necessidade de lutar por equidade étnica e racial. Para a fundamentação teórica recorreu-se a Cavalcante (2003), Couto (2003), entre outros. |
id |
VERACRUZ-0_54e8e9e8b50e9ddb0eab31953818e1c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31587 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroomLiteraturaMia CoutoLeituraConto.É de grande importância a difusão de ações pedagógicas em sala de aula que venham a contribuir para a valorização da cultura afrodescendente, em meio ao contexto étnico-social e de racismo no Brasil. Para tanto, o presente trabalho propõe discutir a temática por meio da literatura, com foco no conto O fio e as missangas de Mia Couto. Assim, consideramos o contexto histórico do autor como escritor, as possibilidades de intertextualidade entre as literaturas, africana e brasileira, e de diálogo entre a leitura literária, o conto, e a leitura de mundo, vivência e realidade dos alunos no sentido de conscientizar os estudantes de suas origens e da necessidade de lutar por equidade étnica e racial. Para a fundamentação teórica recorreu-se a Cavalcante (2003), Couto (2003), entre outros. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3158710.34117/bjdv7n6-461Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 60972-60982Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 60972-60982Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 60972-609822525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31587/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Rafaelly Carneiro dos SantosFerreira, JoselyMarcelinoSilva, Josier Ferreira da2021-09-21T11:05:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31587Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:44.177712Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroom |
title |
O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroom |
spellingShingle |
O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroom Nogueira, Rafaelly Carneiro dos Santos Literatura Mia Couto Leitura Conto. |
title_short |
O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroom |
title_full |
O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroom |
title_fullStr |
O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroom |
title_full_unstemmed |
O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroom |
title_sort |
O Fio e as missangas: A Literatura Africana de Mia Couto em sala de aula / The Thread and the Beads: Mia Couto's African Literature in the classroom |
author |
Nogueira, Rafaelly Carneiro dos Santos |
author_facet |
Nogueira, Rafaelly Carneiro dos Santos Ferreira, JoselyMarcelino Silva, Josier Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, JoselyMarcelino Silva, Josier Ferreira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Rafaelly Carneiro dos Santos Ferreira, JoselyMarcelino Silva, Josier Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Mia Couto Leitura Conto. |
topic |
Literatura Mia Couto Leitura Conto. |
description |
É de grande importância a difusão de ações pedagógicas em sala de aula que venham a contribuir para a valorização da cultura afrodescendente, em meio ao contexto étnico-social e de racismo no Brasil. Para tanto, o presente trabalho propõe discutir a temática por meio da literatura, com foco no conto O fio e as missangas de Mia Couto. Assim, consideramos o contexto histórico do autor como escritor, as possibilidades de intertextualidade entre as literaturas, africana e brasileira, e de diálogo entre a leitura literária, o conto, e a leitura de mundo, vivência e realidade dos alunos no sentido de conscientizar os estudantes de suas origens e da necessidade de lutar por equidade étnica e racial. Para a fundamentação teórica recorreu-se a Cavalcante (2003), Couto (2003), entre outros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31587 10.34117/bjdv7n6-461 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31587 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31587/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 60972-60982 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 60972-60982 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 60972-60982 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645540156506112 |