Proposta de uma ferramenta de ensino de inteligência artificial utilizando aprendizado por reforço aplicado a solução de labirintos dinâmicos / Proposal for a teaching tool of artificial intelligence using learning by enhancement applied to the solution of dynamic mazes
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7760 |
Resumo: | Este trabalho, apresenta o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial (IA) aplicado na navegação de robôs autônomos. Particularmente, o sistema de IA, aqui desenvolvido, é representado pela técnica de aprendizado por reforço (AR) aplicada para a solução de labirintos dinâmicos. A abordagem de diferentes áreas de pesquisa, como IA, processamento de sinais e controle e automação, permite a investigação de importantes temas da engenharia. Nesse contexto, este trabalho disponibiliza um framework de AR em robótica. Os resultados obtidos através das estratégias de AR, permitem inferir acerca da qualidade dos sistema de IA implementado e comprovam a eficácia do framework desenvolvido neste artigo. |
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Proposta de uma ferramenta de ensino de inteligência artificial utilizando aprendizado por reforço aplicado a solução de labirintos dinâmicos / Proposal for a teaching tool of artificial intelligence using learning by enhancement applied to the solution of dynamic mazesAprendizado por reforço (AR)Inteligência Artificial (IA)Robô Autônomo.Este trabalho, apresenta o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial (IA) aplicado na navegação de robôs autônomos. Particularmente, o sistema de IA, aqui desenvolvido, é representado pela técnica de aprendizado por reforço (AR) aplicada para a solução de labirintos dinâmicos. A abordagem de diferentes áreas de pesquisa, como IA, processamento de sinais e controle e automação, permite a investigação de importantes temas da engenharia. Nesse contexto, este trabalho disponibiliza um framework de AR em robótica. Os resultados obtidos através das estratégias de AR, permitem inferir acerca da qualidade dos sistema de IA implementado e comprovam a eficácia do framework desenvolvido neste artigo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/776010.34117/bjdv6n3-248Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 13107-13118Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 13107-13118Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 13107-131182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7760/6734Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ênio dos SantosSilva, Douglas Hemkemaier daAlbuquerque, Almir dos SantosBastos, Rogério Cid2020-05-27T17:55:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7760Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:31.989476Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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