Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948 |
Resumo: | O presente trabalho foi fruto de uma experiência desempenhada na disciplina de Psicologia da adolescência, vida adulta e velhice. Essa busca entender se as metodologias de entrevista e roda de conversa contribuem para o ensino-aprendizagem do aluno de fato, pois esses métodos são recorrentes em várias disciplinas. Então, para uma melhor compreensão acerca do tema citado, neste trabalho contamos com um formulário online que foi disponibilizado para os alunos da disciplina que continham um molde de cunho quantitativo e qualitativo. Conclui-se que os métodos estudados são ferramentas importantes para a efetividade do ensino-aprendizagem para os alunos. |
id |
VERACRUZ-0_5673a0f184221d1cf9fea83cbaf053bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7948 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learningRoda de conversaEntrevistaEnsino-aprendizagemO presente trabalho foi fruto de uma experiência desempenhada na disciplina de Psicologia da adolescência, vida adulta e velhice. Essa busca entender se as metodologias de entrevista e roda de conversa contribuem para o ensino-aprendizagem do aluno de fato, pois esses métodos são recorrentes em várias disciplinas. Então, para uma melhor compreensão acerca do tema citado, neste trabalho contamos com um formulário online que foi disponibilizado para os alunos da disciplina que continham um molde de cunho quantitativo e qualitativo. Conclui-se que os métodos estudados são ferramentas importantes para a efetividade do ensino-aprendizagem para os alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/794810.34117/bjdv6n3-341Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 14325-14330Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 14325-14330Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 14325-143302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948/6893Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Ana Cláudia CoelhoRodrigues, Yara da SilvaRocha, Susana Vasconcelos Acioli LinsSoares, Thiago de Cavalcante Alencar2020-05-27T17:55:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7948Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:37.751982Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning |
title |
Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning |
spellingShingle |
Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning Brito, Ana Cláudia Coelho Roda de conversa Entrevista Ensino-aprendizagem |
title_short |
Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning |
title_full |
Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning |
title_fullStr |
Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning |
title_full_unstemmed |
Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning |
title_sort |
Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning |
author |
Brito, Ana Cláudia Coelho |
author_facet |
Brito, Ana Cláudia Coelho Rodrigues, Yara da Silva Rocha, Susana Vasconcelos Acioli Lins Soares, Thiago de Cavalcante Alencar |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Yara da Silva Rocha, Susana Vasconcelos Acioli Lins Soares, Thiago de Cavalcante Alencar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Ana Cláudia Coelho Rodrigues, Yara da Silva Rocha, Susana Vasconcelos Acioli Lins Soares, Thiago de Cavalcante Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roda de conversa Entrevista Ensino-aprendizagem |
topic |
Roda de conversa Entrevista Ensino-aprendizagem |
description |
O presente trabalho foi fruto de uma experiência desempenhada na disciplina de Psicologia da adolescência, vida adulta e velhice. Essa busca entender se as metodologias de entrevista e roda de conversa contribuem para o ensino-aprendizagem do aluno de fato, pois esses métodos são recorrentes em várias disciplinas. Então, para uma melhor compreensão acerca do tema citado, neste trabalho contamos com um formulário online que foi disponibilizado para os alunos da disciplina que continham um molde de cunho quantitativo e qualitativo. Conclui-se que os métodos estudados são ferramentas importantes para a efetividade do ensino-aprendizagem para os alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948 10.34117/bjdv6n3-341 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948/6893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 14325-14330 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 14325-14330 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 14325-14330 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645444143644672 |