Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Cláudia Coelho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Yara da Silva, Rocha, Susana Vasconcelos Acioli Lins, Soares, Thiago de Cavalcante Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948
Resumo: O presente trabalho foi fruto de uma experiência desempenhada na disciplina de Psicologia da adolescência, vida adulta e velhice. Essa busca entender se as metodologias de entrevista e roda de conversa contribuem para o ensino-aprendizagem do aluno de fato, pois esses métodos são recorrentes em várias disciplinas. Então, para uma melhor compreensão acerca do tema citado, neste trabalho contamos com um formulário online que foi disponibilizado para os alunos da disciplina que continham um molde de cunho quantitativo e qualitativo. Conclui-se que os métodos estudados são ferramentas importantes para a efetividade do ensino-aprendizagem para os alunos.
id VERACRUZ-0_5673a0f184221d1cf9fea83cbaf053bd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7948
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learningRoda de conversaEntrevistaEnsino-aprendizagemO presente trabalho foi fruto de uma experiência desempenhada na disciplina de Psicologia da adolescência, vida adulta e velhice. Essa busca entender se as metodologias de entrevista e roda de conversa contribuem para o ensino-aprendizagem do aluno de fato, pois esses métodos são recorrentes em várias disciplinas. Então, para uma melhor compreensão acerca do tema citado, neste trabalho contamos com um formulário online que foi disponibilizado para os alunos da disciplina que continham um molde de cunho quantitativo e qualitativo. Conclui-se que os métodos estudados são ferramentas importantes para a efetividade do ensino-aprendizagem para os alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/794810.34117/bjdv6n3-341Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 14325-14330Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 14325-14330Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 14325-143302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948/6893Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Ana Cláudia CoelhoRodrigues, Yara da SilvaRocha, Susana Vasconcelos Acioli LinsSoares, Thiago de Cavalcante Alencar2020-05-27T17:55:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7948Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:37.751982Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning
title Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning
spellingShingle Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning
Brito, Ana Cláudia Coelho
Roda de conversa
Entrevista
Ensino-aprendizagem
title_short Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning
title_full Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning
title_fullStr Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning
title_full_unstemmed Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning
title_sort Da prática à teoria: entrevistas aplicadas a rodas de conversa e a sua eficácia para o ensino-aprendizagem / From practice to theory: interviews applied to conversation circles and their effectiveness for teaching-learning
author Brito, Ana Cláudia Coelho
author_facet Brito, Ana Cláudia Coelho
Rodrigues, Yara da Silva
Rocha, Susana Vasconcelos Acioli Lins
Soares, Thiago de Cavalcante Alencar
author_role author
author2 Rodrigues, Yara da Silva
Rocha, Susana Vasconcelos Acioli Lins
Soares, Thiago de Cavalcante Alencar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ana Cláudia Coelho
Rodrigues, Yara da Silva
Rocha, Susana Vasconcelos Acioli Lins
Soares, Thiago de Cavalcante Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Roda de conversa
Entrevista
Ensino-aprendizagem
topic Roda de conversa
Entrevista
Ensino-aprendizagem
description O presente trabalho foi fruto de uma experiência desempenhada na disciplina de Psicologia da adolescência, vida adulta e velhice. Essa busca entender se as metodologias de entrevista e roda de conversa contribuem para o ensino-aprendizagem do aluno de fato, pois esses métodos são recorrentes em várias disciplinas. Então, para uma melhor compreensão acerca do tema citado, neste trabalho contamos com um formulário online que foi disponibilizado para os alunos da disciplina que continham um molde de cunho quantitativo e qualitativo. Conclui-se que os métodos estudados são ferramentas importantes para a efetividade do ensino-aprendizagem para os alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948
10.34117/bjdv6n3-341
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7948/6893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 14325-14330
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 14325-14330
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 14325-14330
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645444143644672