Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moré, Camila Benites Bieleski
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Sidney Fermino, da Silva, Alessandra Querino, de Oliveira, Luciano Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408
Resumo: Neste trabalho é relatada uma atividade utilizando materiais didáticos manipuláveis como estratégia pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras. A atividade foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio, como uma das ações do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Verificou-se que a utilização desta ferramenta pode auxiliar o professor no desenvolvimento de conteúdos matemáticos e tornar as aulas de matemática mais interessantes. Embora tais atividades requeiram mais tempo para serem planejadas, desenvolvidas e avaliadas, o retorno se mostrou bem mais satisfatório do que aqueles conseguidos apenas com o método tradicional de ensino.
id VERACRUZ-0_569cf4ea44f9804d3ca439c460a28973
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36408
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete materialMateriais didáticosTeorema de PitágorasEnsino.Neste trabalho é relatada uma atividade utilizando materiais didáticos manipuláveis como estratégia pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras. A atividade foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio, como uma das ações do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Verificou-se que a utilização desta ferramenta pode auxiliar o professor no desenvolvimento de conteúdos matemáticos e tornar as aulas de matemática mais interessantes. Embora tais atividades requeiram mais tempo para serem planejadas, desenvolvidas e avaliadas, o retorno se mostrou bem mais satisfatório do que aqueles conseguidos apenas com o método tradicional de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3640810.34117/bjdv7n9-423Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92523-92529Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92523-92529Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92523-925292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoré, Camila Benites Bieleskida Silva, Sidney Ferminoda Silva, Alessandra Querinode Oliveira, Luciano Antonio2022-06-02T12:31:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36408Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:52.045573Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material
title Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material
spellingShingle Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material
Moré, Camila Benites Bieleski
Materiais didáticos
Teorema de Pitágoras
Ensino.
title_short Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material
title_full Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material
title_fullStr Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material
title_full_unstemmed Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material
title_sort Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material
author Moré, Camila Benites Bieleski
author_facet Moré, Camila Benites Bieleski
da Silva, Sidney Fermino
da Silva, Alessandra Querino
de Oliveira, Luciano Antonio
author_role author
author2 da Silva, Sidney Fermino
da Silva, Alessandra Querino
de Oliveira, Luciano Antonio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moré, Camila Benites Bieleski
da Silva, Sidney Fermino
da Silva, Alessandra Querino
de Oliveira, Luciano Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais didáticos
Teorema de Pitágoras
Ensino.
topic Materiais didáticos
Teorema de Pitágoras
Ensino.
description Neste trabalho é relatada uma atividade utilizando materiais didáticos manipuláveis como estratégia pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras. A atividade foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio, como uma das ações do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Verificou-se que a utilização desta ferramenta pode auxiliar o professor no desenvolvimento de conteúdos matemáticos e tornar as aulas de matemática mais interessantes. Embora tais atividades requeiram mais tempo para serem planejadas, desenvolvidas e avaliadas, o retorno se mostrou bem mais satisfatório do que aqueles conseguidos apenas com o método tradicional de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408
10.34117/bjdv7n9-423
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92523-92529
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92523-92529
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92523-92529
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645558576840704