Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408 |
Resumo: | Neste trabalho é relatada uma atividade utilizando materiais didáticos manipuláveis como estratégia pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras. A atividade foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio, como uma das ações do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Verificou-se que a utilização desta ferramenta pode auxiliar o professor no desenvolvimento de conteúdos matemáticos e tornar as aulas de matemática mais interessantes. Embora tais atividades requeiram mais tempo para serem planejadas, desenvolvidas e avaliadas, o retorno se mostrou bem mais satisfatório do que aqueles conseguidos apenas com o método tradicional de ensino. |
id |
VERACRUZ-0_569cf4ea44f9804d3ca439c460a28973 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36408 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete materialMateriais didáticosTeorema de PitágorasEnsino.Neste trabalho é relatada uma atividade utilizando materiais didáticos manipuláveis como estratégia pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras. A atividade foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio, como uma das ações do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Verificou-se que a utilização desta ferramenta pode auxiliar o professor no desenvolvimento de conteúdos matemáticos e tornar as aulas de matemática mais interessantes. Embora tais atividades requeiram mais tempo para serem planejadas, desenvolvidas e avaliadas, o retorno se mostrou bem mais satisfatório do que aqueles conseguidos apenas com o método tradicional de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3640810.34117/bjdv7n9-423Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92523-92529Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92523-92529Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92523-925292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoré, Camila Benites Bieleskida Silva, Sidney Ferminoda Silva, Alessandra Querinode Oliveira, Luciano Antonio2022-06-02T12:31:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36408Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:52.045573Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material |
title |
Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material |
spellingShingle |
Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material Moré, Camila Benites Bieleski Materiais didáticos Teorema de Pitágoras Ensino. |
title_short |
Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material |
title_full |
Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material |
title_fullStr |
Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material |
title_full_unstemmed |
Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material |
title_sort |
Ensino do teorema de Pitágoras utilizando material concreto manipulável / Teaching of the Pythagoras’ theorem using manipulable concrete material |
author |
Moré, Camila Benites Bieleski |
author_facet |
Moré, Camila Benites Bieleski da Silva, Sidney Fermino da Silva, Alessandra Querino de Oliveira, Luciano Antonio |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Sidney Fermino da Silva, Alessandra Querino de Oliveira, Luciano Antonio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moré, Camila Benites Bieleski da Silva, Sidney Fermino da Silva, Alessandra Querino de Oliveira, Luciano Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais didáticos Teorema de Pitágoras Ensino. |
topic |
Materiais didáticos Teorema de Pitágoras Ensino. |
description |
Neste trabalho é relatada uma atividade utilizando materiais didáticos manipuláveis como estratégia pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras. A atividade foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio, como uma das ações do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Verificou-se que a utilização desta ferramenta pode auxiliar o professor no desenvolvimento de conteúdos matemáticos e tornar as aulas de matemática mais interessantes. Embora tais atividades requeiram mais tempo para serem planejadas, desenvolvidas e avaliadas, o retorno se mostrou bem mais satisfatório do que aqueles conseguidos apenas com o método tradicional de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408 10.34117/bjdv7n9-423 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36408/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92523-92529 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92523-92529 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92523-92529 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645558576840704 |