Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Edivania Augusto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Gleicielen dos Santos de Souza, Silva, Sumária Sousa e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10659
Resumo: O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de uma oficina realizada durante o estágio, junto ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), intitulada: “Uma forma diferente de demonstrar o teorema de Pitágoras”. O objetivo da oficina foi utilizar o quebra-cabeça pitagórico como recurso pedagógico manipulável, visando uma proposta metodológica diferenciada para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. A oficina foi realizada por um período de 4 horas e teve como público alvo uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola Estadual do município de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso. Durante a oficina os alunos confeccionaram e fizeram o uso de material manipulativo feito com papel cartão. Para validar essa proposta, aplicou-se atividades antes e depois da oficina. Os resultados indicaram que antes da oficina uma pequena porcentagem teve êxito na resolução das atividades. E após percebeu-se que o resultado foi satisfatório, pois grande parte dos alunos conseguiu resolver a atividade proposta. O processo de ensino-aprendizagem através do material didático manipulável começou a fazer sentindo para aluno, no instante que os discentes compreenderam o teorema na prática, ou seja, envolvendo situações do dia a dia. Portanto, nesta concepção evidenciamos que foi viável e satisfatório o uso de recurso manipulativo para facilitar o entendimento dos conceitos envolvidos no teorema de Pitágoras.
id VERACRUZ-0_ec6a6ab7b2c8edf6738bd83ba1adf380
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10659
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience reportLudicidade. Material concreto. Teorema de Pitágoras.O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de uma oficina realizada durante o estágio, junto ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), intitulada: “Uma forma diferente de demonstrar o teorema de Pitágoras”. O objetivo da oficina foi utilizar o quebra-cabeça pitagórico como recurso pedagógico manipulável, visando uma proposta metodológica diferenciada para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. A oficina foi realizada por um período de 4 horas e teve como público alvo uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola Estadual do município de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso. Durante a oficina os alunos confeccionaram e fizeram o uso de material manipulativo feito com papel cartão. Para validar essa proposta, aplicou-se atividades antes e depois da oficina. Os resultados indicaram que antes da oficina uma pequena porcentagem teve êxito na resolução das atividades. E após percebeu-se que o resultado foi satisfatório, pois grande parte dos alunos conseguiu resolver a atividade proposta. O processo de ensino-aprendizagem através do material didático manipulável começou a fazer sentindo para aluno, no instante que os discentes compreenderam o teorema na prática, ou seja, envolvendo situações do dia a dia. Portanto, nesta concepção evidenciamos que foi viável e satisfatório o uso de recurso manipulativo para facilitar o entendimento dos conceitos envolvidos no teorema de Pitágoras.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1065910.34117/bjdv6n5-532Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31072-31083Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31072-31083Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31072-310832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10659/8905Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Edivania AugustoFrança, Gleicielen dos Santos de SouzaSilva, Sumária Sousa e2020-06-09T13:25:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10659Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:49.963181Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report
title Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report
spellingShingle Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report
dos Santos, Edivania Augusto
Ludicidade. Material concreto. Teorema de Pitágoras.
title_short Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report
title_full Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report
title_fullStr Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report
title_full_unstemmed Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report
title_sort Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report
author dos Santos, Edivania Augusto
author_facet dos Santos, Edivania Augusto
França, Gleicielen dos Santos de Souza
Silva, Sumária Sousa e
author_role author
author2 França, Gleicielen dos Santos de Souza
Silva, Sumária Sousa e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Edivania Augusto
França, Gleicielen dos Santos de Souza
Silva, Sumária Sousa e
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade. Material concreto. Teorema de Pitágoras.
topic Ludicidade. Material concreto. Teorema de Pitágoras.
description O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de uma oficina realizada durante o estágio, junto ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), intitulada: “Uma forma diferente de demonstrar o teorema de Pitágoras”. O objetivo da oficina foi utilizar o quebra-cabeça pitagórico como recurso pedagógico manipulável, visando uma proposta metodológica diferenciada para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. A oficina foi realizada por um período de 4 horas e teve como público alvo uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola Estadual do município de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso. Durante a oficina os alunos confeccionaram e fizeram o uso de material manipulativo feito com papel cartão. Para validar essa proposta, aplicou-se atividades antes e depois da oficina. Os resultados indicaram que antes da oficina uma pequena porcentagem teve êxito na resolução das atividades. E após percebeu-se que o resultado foi satisfatório, pois grande parte dos alunos conseguiu resolver a atividade proposta. O processo de ensino-aprendizagem através do material didático manipulável começou a fazer sentindo para aluno, no instante que os discentes compreenderam o teorema na prática, ou seja, envolvendo situações do dia a dia. Portanto, nesta concepção evidenciamos que foi viável e satisfatório o uso de recurso manipulativo para facilitar o entendimento dos conceitos envolvidos no teorema de Pitágoras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10659
10.34117/bjdv6n5-532
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10659
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10659/8905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31072-31083
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31072-31083
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31072-31083
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645454231994368