Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience report
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10659 |
Resumo: | O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de uma oficina realizada durante o estágio, junto ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), intitulada: “Uma forma diferente de demonstrar o teorema de Pitágoras”. O objetivo da oficina foi utilizar o quebra-cabeça pitagórico como recurso pedagógico manipulável, visando uma proposta metodológica diferenciada para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. A oficina foi realizada por um período de 4 horas e teve como público alvo uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola Estadual do município de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso. Durante a oficina os alunos confeccionaram e fizeram o uso de material manipulativo feito com papel cartão. Para validar essa proposta, aplicou-se atividades antes e depois da oficina. Os resultados indicaram que antes da oficina uma pequena porcentagem teve êxito na resolução das atividades. E após percebeu-se que o resultado foi satisfatório, pois grande parte dos alunos conseguiu resolver a atividade proposta. O processo de ensino-aprendizagem através do material didático manipulável começou a fazer sentindo para aluno, no instante que os discentes compreenderam o teorema na prática, ou seja, envolvendo situações do dia a dia. Portanto, nesta concepção evidenciamos que foi viável e satisfatório o uso de recurso manipulativo para facilitar o entendimento dos conceitos envolvidos no teorema de Pitágoras. |
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Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência / Pitagoric puzzles as concrete handling material: an experience reportLudicidade. Material concreto. Teorema de Pitágoras.O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de uma oficina realizada durante o estágio, junto ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), intitulada: “Uma forma diferente de demonstrar o teorema de Pitágoras”. O objetivo da oficina foi utilizar o quebra-cabeça pitagórico como recurso pedagógico manipulável, visando uma proposta metodológica diferenciada para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. A oficina foi realizada por um período de 4 horas e teve como público alvo uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola Estadual do município de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso. Durante a oficina os alunos confeccionaram e fizeram o uso de material manipulativo feito com papel cartão. Para validar essa proposta, aplicou-se atividades antes e depois da oficina. Os resultados indicaram que antes da oficina uma pequena porcentagem teve êxito na resolução das atividades. E após percebeu-se que o resultado foi satisfatório, pois grande parte dos alunos conseguiu resolver a atividade proposta. O processo de ensino-aprendizagem através do material didático manipulável começou a fazer sentindo para aluno, no instante que os discentes compreenderam o teorema na prática, ou seja, envolvendo situações do dia a dia. Portanto, nesta concepção evidenciamos que foi viável e satisfatório o uso de recurso manipulativo para facilitar o entendimento dos conceitos envolvidos no teorema de Pitágoras.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1065910.34117/bjdv6n5-532Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31072-31083Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31072-31083Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31072-310832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10659/8905Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Edivania AugustoFrança, Gleicielen dos Santos de SouzaSilva, Sumária Sousa e2020-06-09T13:25:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10659Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:49.963181Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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