Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Risso, Divino Lozetti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Naiara Hernandes, Falsarella, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26815
Resumo: Este texto trata da gestão educacional da perspectiva democrática, sua influência na formação em serviço da equipe escolar e na prevenção da evasão e sua contribuição para a permanência dos alunos na instituição. Destaca a relevância da pós-graduação profissional no incentivo ao pesquisador para realizar pesquisa vinculada a seu meio de atuação. Tem por objetivo apresentar estudos teóricos sobre gestão democrático-participativa e liderança desenvolvidos em função de dois trabalhos de mestrado profissional dentro da linha de pesquisa em Gestão Educacional. O primeiro trabalho trata da formação docente na implantação de novo modelo pedagógico na educação infantil. O segundo explora a permanência de alunos no ensino técnico e a prevenção da evasão. Ambos têm a gestão democrático-participativa como ponto de convergência. Uma exploração bibliográfica sobre marcos legais e teórico-conceituais, realizada por meio de revisão narrativa, foi a metodologia utilizada. Principais autores consultados para análise: Ferreira, Paro, Lück e Demo. Concluiu-se que, quando se pretende melhoria nos âmbitos pedagógico e relacional da escola, padrões de liderança compartilhada são essenciais.
id VERACRUZ-0_56a3eb156829abc5561038a91e2b464f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26815
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in schoolGestão democrático-participativa e liderançaFormação da equipe escolarImplantação de modelo pedagógicoPrevenção da evasão e permanência de alunosPós-graduação profissional.Este texto trata da gestão educacional da perspectiva democrática, sua influência na formação em serviço da equipe escolar e na prevenção da evasão e sua contribuição para a permanência dos alunos na instituição. Destaca a relevância da pós-graduação profissional no incentivo ao pesquisador para realizar pesquisa vinculada a seu meio de atuação. Tem por objetivo apresentar estudos teóricos sobre gestão democrático-participativa e liderança desenvolvidos em função de dois trabalhos de mestrado profissional dentro da linha de pesquisa em Gestão Educacional. O primeiro trabalho trata da formação docente na implantação de novo modelo pedagógico na educação infantil. O segundo explora a permanência de alunos no ensino técnico e a prevenção da evasão. Ambos têm a gestão democrático-participativa como ponto de convergência. Uma exploração bibliográfica sobre marcos legais e teórico-conceituais, realizada por meio de revisão narrativa, foi a metodologia utilizada. Principais autores consultados para análise: Ferreira, Paro, Lück e Demo. Concluiu-se que, quando se pretende melhoria nos âmbitos pedagógico e relacional da escola, padrões de liderança compartilhada são essenciais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2681510.34117/bjdv7n3-572Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 29178-29193Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 29178-29193Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 29178-291932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26815/21224Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRisso, Divino LozettiCarvalho, Naiara HernandesFalsarella, Ana Maria2022-03-29T12:15:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26815Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:30.007510Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in school
title Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in school
spellingShingle Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in school
Risso, Divino Lozetti
Gestão democrático-participativa e liderança
Formação da equipe escolar
Implantação de modelo pedagógico
Prevenção da evasão e permanência de alunos
Pós-graduação profissional.
title_short Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in school
title_full Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in school
title_fullStr Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in school
title_full_unstemmed Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in school
title_sort Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and students' permanence in school
author Risso, Divino Lozetti
author_facet Risso, Divino Lozetti
Carvalho, Naiara Hernandes
Falsarella, Ana Maria
author_role author
author2 Carvalho, Naiara Hernandes
Falsarella, Ana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Risso, Divino Lozetti
Carvalho, Naiara Hernandes
Falsarella, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrático-participativa e liderança
Formação da equipe escolar
Implantação de modelo pedagógico
Prevenção da evasão e permanência de alunos
Pós-graduação profissional.
topic Gestão democrático-participativa e liderança
Formação da equipe escolar
Implantação de modelo pedagógico
Prevenção da evasão e permanência de alunos
Pós-graduação profissional.
description Este texto trata da gestão educacional da perspectiva democrática, sua influência na formação em serviço da equipe escolar e na prevenção da evasão e sua contribuição para a permanência dos alunos na instituição. Destaca a relevância da pós-graduação profissional no incentivo ao pesquisador para realizar pesquisa vinculada a seu meio de atuação. Tem por objetivo apresentar estudos teóricos sobre gestão democrático-participativa e liderança desenvolvidos em função de dois trabalhos de mestrado profissional dentro da linha de pesquisa em Gestão Educacional. O primeiro trabalho trata da formação docente na implantação de novo modelo pedagógico na educação infantil. O segundo explora a permanência de alunos no ensino técnico e a prevenção da evasão. Ambos têm a gestão democrático-participativa como ponto de convergência. Uma exploração bibliográfica sobre marcos legais e teórico-conceituais, realizada por meio de revisão narrativa, foi a metodologia utilizada. Principais autores consultados para análise: Ferreira, Paro, Lück e Demo. Concluiu-se que, quando se pretende melhoria nos âmbitos pedagógico e relacional da escola, padrões de liderança compartilhada são essenciais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26815
10.34117/bjdv7n3-572
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26815
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26815/21224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 29178-29193
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 29178-29193
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 29178-29193
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645519783723008