Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26796 |
Resumo: | Este texto trata da gestão educacional da perspectiva democrática, sua influência na formação em serviço da equipe escolar e na prevenção da evasão e sua contribuição para a permanência dos alunos na instituição. Destaca a relevância da pós-graduação profissional no incentivo ao pesquisador para realizar pesquisa vinculada a seu meio de atuação. Tem por objetivo apresentar estudos teóricos sobre gestão democrático-participativa e liderança desenvolvidos em função de dois trabalhos de mestrado profissional dentro da linha de pesquisa em Gestão Educacional. O primeiro trabalho trata da formação docente na implantação de novo modelo pedagógico na educação infantil. O segundo explora a permanência de alunos no ensino técnico e a prevenção da evasão. Ambos têm a gestão democrático-participativa como ponto de convergência. Uma exploração bibliográfica sobre marcos legais e teórico-conceituais, realizada por meio de revisão narrativa, foi a metodologia utilizada. Principais autores consultados para análise: Ferreira, Paro, Lück e Demo. Concluiu-se que, quando se pretende melhoria nos âmbitos pedagógico e relacional da escola, padrões de liderança compartilhada são essenciais. |
id |
VERACRUZ-0_d5f72ff6cb6b468e29fb04babf46dbf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26796 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in schoolGestão democrático-participativa e liderança. Formação da equipe escolarImplantação de modelo pedagógicoPrevenção da evasão e permanência de alunosPós-graduação profissional.Este texto trata da gestão educacional da perspectiva democrática, sua influência na formação em serviço da equipe escolar e na prevenção da evasão e sua contribuição para a permanência dos alunos na instituição. Destaca a relevância da pós-graduação profissional no incentivo ao pesquisador para realizar pesquisa vinculada a seu meio de atuação. Tem por objetivo apresentar estudos teóricos sobre gestão democrático-participativa e liderança desenvolvidos em função de dois trabalhos de mestrado profissional dentro da linha de pesquisa em Gestão Educacional. O primeiro trabalho trata da formação docente na implantação de novo modelo pedagógico na educação infantil. O segundo explora a permanência de alunos no ensino técnico e a prevenção da evasão. Ambos têm a gestão democrático-participativa como ponto de convergência. Uma exploração bibliográfica sobre marcos legais e teórico-conceituais, realizada por meio de revisão narrativa, foi a metodologia utilizada. Principais autores consultados para análise: Ferreira, Paro, Lück e Demo. Concluiu-se que, quando se pretende melhoria nos âmbitos pedagógico e relacional da escola, padrões de liderança compartilhada são essenciais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2679610.34117/bjdv7n3-568Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 29108-29122Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 29108-29122Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 29108-291222525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26796/21211Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRisso, Divino LozettiCarvalho, Naiara HernandesFalsarella, Ana Maria2022-03-29T12:15:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26796Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:29.786592Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in school |
title |
Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in school |
spellingShingle |
Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in school Risso, Divino Lozetti Gestão democrático-participativa e liderança. Formação da equipe escolar Implantação de modelo pedagógico Prevenção da evasão e permanência de alunos Pós-graduação profissional. |
title_short |
Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in school |
title_full |
Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in school |
title_fullStr |
Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in school |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in school |
title_sort |
Gestão escolar democrática, formação em serviço e permanência de alunos na escola / Democratic school management, in-service training and permanence of students in school |
author |
Risso, Divino Lozetti |
author_facet |
Risso, Divino Lozetti Carvalho, Naiara Hernandes Falsarella, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Naiara Hernandes Falsarella, Ana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Risso, Divino Lozetti Carvalho, Naiara Hernandes Falsarella, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrático-participativa e liderança. Formação da equipe escolar Implantação de modelo pedagógico Prevenção da evasão e permanência de alunos Pós-graduação profissional. |
topic |
Gestão democrático-participativa e liderança. Formação da equipe escolar Implantação de modelo pedagógico Prevenção da evasão e permanência de alunos Pós-graduação profissional. |
description |
Este texto trata da gestão educacional da perspectiva democrática, sua influência na formação em serviço da equipe escolar e na prevenção da evasão e sua contribuição para a permanência dos alunos na instituição. Destaca a relevância da pós-graduação profissional no incentivo ao pesquisador para realizar pesquisa vinculada a seu meio de atuação. Tem por objetivo apresentar estudos teóricos sobre gestão democrático-participativa e liderança desenvolvidos em função de dois trabalhos de mestrado profissional dentro da linha de pesquisa em Gestão Educacional. O primeiro trabalho trata da formação docente na implantação de novo modelo pedagógico na educação infantil. O segundo explora a permanência de alunos no ensino técnico e a prevenção da evasão. Ambos têm a gestão democrático-participativa como ponto de convergência. Uma exploração bibliográfica sobre marcos legais e teórico-conceituais, realizada por meio de revisão narrativa, foi a metodologia utilizada. Principais autores consultados para análise: Ferreira, Paro, Lück e Demo. Concluiu-se que, quando se pretende melhoria nos âmbitos pedagógico e relacional da escola, padrões de liderança compartilhada são essenciais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26796 10.34117/bjdv7n3-568 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26796 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26796/21211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 29108-29122 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 29108-29122 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 29108-29122 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645519774285824 |