Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n12-096 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230 |
Resumo: | Os escorpiões são artrópodes quelicerados que pertencem a Classe Arachnida, a qual é amplamente distribuída no mundo. No Brasil, grande parte da população desconhece os escorpiões em sua biologia, ecologia e importância ecológica e médica. O presente trabalho tem como objetivo desvendar, o conceito dos Escorpiões entre dois grupos, com diferentes graus de escolaridade, através do modelo de Representação Social (RS). A pesquisa teve como público-alvo estudantes do ensino fundamental e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na qual foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Dentro dos resultados, foi possível observar a compreensão entre os diferentes grupos. Foi verificado que os discentes do ensino superior apresentaram uma representação social com arrimo cientifico, relacionado com as informações adquiridas durante a formação acadêmica. Enquanto os discentes do ensino fundamental mostraram uma representação voltada ao senso comum, sem muitos termos científicos/ técnicos e mais limitados aos sentimentos sobre os escorpiões. |
id |
VERACRUZ-0_571529146fa976880f101074b28984db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5230 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpionsrepresentação socialartrópodeensino público.Os escorpiões são artrópodes quelicerados que pertencem a Classe Arachnida, a qual é amplamente distribuída no mundo. No Brasil, grande parte da população desconhece os escorpiões em sua biologia, ecologia e importância ecológica e médica. O presente trabalho tem como objetivo desvendar, o conceito dos Escorpiões entre dois grupos, com diferentes graus de escolaridade, através do modelo de Representação Social (RS). A pesquisa teve como público-alvo estudantes do ensino fundamental e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na qual foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Dentro dos resultados, foi possível observar a compreensão entre os diferentes grupos. Foi verificado que os discentes do ensino superior apresentaram uma representação social com arrimo cientifico, relacionado com as informações adquiridas durante a formação acadêmica. Enquanto os discentes do ensino fundamental mostraram uma representação voltada ao senso comum, sem muitos termos científicos/ técnicos e mais limitados aos sentimentos sobre os escorpiões. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/523010.34117/bjdv5n12-096Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29394-29404Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29394-29404Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29394-294042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230/4898Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Rivaldo deSantos, Joana Andresa CampeloSilva, Ana Paula Bernardo daMelo, Raquel Kamila de FrançaSilva, Vaniele Aparecida daFreitas, Gilson NogueiraSilva, Meykson Alexandre daNeves, Ricardo Ferreira2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5230Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:13.694488Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions |
title |
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions |
spellingShingle |
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions Lima, José Rivaldo de representação social artrópode ensino público. Lima, José Rivaldo de representação social artrópode ensino público. |
title_short |
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions |
title_full |
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions |
title_fullStr |
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions |
title_full_unstemmed |
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions |
title_sort |
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions |
author |
Lima, José Rivaldo de |
author_facet |
Lima, José Rivaldo de Lima, José Rivaldo de Santos, Joana Andresa Campelo Silva, Ana Paula Bernardo da Melo, Raquel Kamila de França Silva, Vaniele Aparecida da Freitas, Gilson Nogueira Silva, Meykson Alexandre da Neves, Ricardo Ferreira Santos, Joana Andresa Campelo Silva, Ana Paula Bernardo da Melo, Raquel Kamila de França Silva, Vaniele Aparecida da Freitas, Gilson Nogueira Silva, Meykson Alexandre da Neves, Ricardo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Joana Andresa Campelo Silva, Ana Paula Bernardo da Melo, Raquel Kamila de França Silva, Vaniele Aparecida da Freitas, Gilson Nogueira Silva, Meykson Alexandre da Neves, Ricardo Ferreira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, José Rivaldo de Santos, Joana Andresa Campelo Silva, Ana Paula Bernardo da Melo, Raquel Kamila de França Silva, Vaniele Aparecida da Freitas, Gilson Nogueira Silva, Meykson Alexandre da Neves, Ricardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representação social artrópode ensino público. |
topic |
representação social artrópode ensino público. |
description |
Os escorpiões são artrópodes quelicerados que pertencem a Classe Arachnida, a qual é amplamente distribuída no mundo. No Brasil, grande parte da população desconhece os escorpiões em sua biologia, ecologia e importância ecológica e médica. O presente trabalho tem como objetivo desvendar, o conceito dos Escorpiões entre dois grupos, com diferentes graus de escolaridade, através do modelo de Representação Social (RS). A pesquisa teve como público-alvo estudantes do ensino fundamental e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na qual foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Dentro dos resultados, foi possível observar a compreensão entre os diferentes grupos. Foi verificado que os discentes do ensino superior apresentaram uma representação social com arrimo cientifico, relacionado com as informações adquiridas durante a formação acadêmica. Enquanto os discentes do ensino fundamental mostraram uma representação voltada ao senso comum, sem muitos termos científicos/ técnicos e mais limitados aos sentimentos sobre os escorpiões. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230 10.34117/bjdv5n12-096 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230/4898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29394-29404 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29394-29404 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29394-29404 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183798028107776 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-096 |