Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Rivaldo de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Joana Andresa Campelo, Silva, Ana Paula Bernardo da, Melo, Raquel Kamila de França, Silva, Vaniele Aparecida da, Freitas, Gilson Nogueira, Silva, Meykson Alexandre da, Neves, Ricardo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n12-096
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230
Resumo: Os escorpiões são artrópodes quelicerados que pertencem a Classe Arachnida, a qual é amplamente distribuída no mundo. No Brasil, grande parte da população desconhece os escorpiões em sua biologia, ecologia e importância ecológica e médica. O presente trabalho tem como objetivo desvendar, o conceito dos Escorpiões entre dois grupos, com diferentes graus de escolaridade, através do modelo de Representação Social (RS). A pesquisa teve como público-alvo estudantes do ensino fundamental e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na qual foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Dentro dos resultados, foi possível observar a compreensão entre os diferentes grupos. Foi verificado que os discentes do ensino superior apresentaram uma representação social com arrimo cientifico, relacionado com as informações adquiridas durante a formação acadêmica. Enquanto os discentes do ensino fundamental mostraram uma representação voltada ao senso comum, sem muitos termos científicos/ técnicos e mais limitados aos sentimentos sobre os escorpiões.  
id VERACRUZ-0_571529146fa976880f101074b28984db
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5230
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpionsrepresentação socialartrópodeensino público.Os escorpiões são artrópodes quelicerados que pertencem a Classe Arachnida, a qual é amplamente distribuída no mundo. No Brasil, grande parte da população desconhece os escorpiões em sua biologia, ecologia e importância ecológica e médica. O presente trabalho tem como objetivo desvendar, o conceito dos Escorpiões entre dois grupos, com diferentes graus de escolaridade, através do modelo de Representação Social (RS). A pesquisa teve como público-alvo estudantes do ensino fundamental e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na qual foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Dentro dos resultados, foi possível observar a compreensão entre os diferentes grupos. Foi verificado que os discentes do ensino superior apresentaram uma representação social com arrimo cientifico, relacionado com as informações adquiridas durante a formação acadêmica. Enquanto os discentes do ensino fundamental mostraram uma representação voltada ao senso comum, sem muitos termos científicos/ técnicos e mais limitados aos sentimentos sobre os escorpiões.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/523010.34117/bjdv5n12-096Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29394-29404Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29394-29404Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29394-294042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230/4898Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Rivaldo deSantos, Joana Andresa CampeloSilva, Ana Paula Bernardo daMelo, Raquel Kamila de FrançaSilva, Vaniele Aparecida daFreitas, Gilson NogueiraSilva, Meykson Alexandre daNeves, Ricardo Ferreira2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5230Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:13.694488Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
title Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
spellingShingle Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
Lima, José Rivaldo de
representação social
artrópode
ensino público.
Lima, José Rivaldo de
representação social
artrópode
ensino público.
title_short Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
title_full Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
title_fullStr Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
title_full_unstemmed Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
title_sort Representação social de estudantes do ensino fundamental e superior sobre escorpiões / Social representation of elementary and higher education students about scorpions
author Lima, José Rivaldo de
author_facet Lima, José Rivaldo de
Lima, José Rivaldo de
Santos, Joana Andresa Campelo
Silva, Ana Paula Bernardo da
Melo, Raquel Kamila de França
Silva, Vaniele Aparecida da
Freitas, Gilson Nogueira
Silva, Meykson Alexandre da
Neves, Ricardo Ferreira
Santos, Joana Andresa Campelo
Silva, Ana Paula Bernardo da
Melo, Raquel Kamila de França
Silva, Vaniele Aparecida da
Freitas, Gilson Nogueira
Silva, Meykson Alexandre da
Neves, Ricardo Ferreira
author_role author
author2 Santos, Joana Andresa Campelo
Silva, Ana Paula Bernardo da
Melo, Raquel Kamila de França
Silva, Vaniele Aparecida da
Freitas, Gilson Nogueira
Silva, Meykson Alexandre da
Neves, Ricardo Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Rivaldo de
Santos, Joana Andresa Campelo
Silva, Ana Paula Bernardo da
Melo, Raquel Kamila de França
Silva, Vaniele Aparecida da
Freitas, Gilson Nogueira
Silva, Meykson Alexandre da
Neves, Ricardo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv representação social
artrópode
ensino público.
topic representação social
artrópode
ensino público.
description Os escorpiões são artrópodes quelicerados que pertencem a Classe Arachnida, a qual é amplamente distribuída no mundo. No Brasil, grande parte da população desconhece os escorpiões em sua biologia, ecologia e importância ecológica e médica. O presente trabalho tem como objetivo desvendar, o conceito dos Escorpiões entre dois grupos, com diferentes graus de escolaridade, através do modelo de Representação Social (RS). A pesquisa teve como público-alvo estudantes do ensino fundamental e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na qual foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Dentro dos resultados, foi possível observar a compreensão entre os diferentes grupos. Foi verificado que os discentes do ensino superior apresentaram uma representação social com arrimo cientifico, relacionado com as informações adquiridas durante a formação acadêmica. Enquanto os discentes do ensino fundamental mostraram uma representação voltada ao senso comum, sem muitos termos científicos/ técnicos e mais limitados aos sentimentos sobre os escorpiões.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230
10.34117/bjdv5n12-096
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5230/4898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29394-29404
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29394-29404
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29394-29404
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183798028107776
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n12-096