Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marcelo Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27418
Resumo: Quando as disciplinas, os cursos e as palestras de Empreendedorismo chegaram às universidades brasileiras muitos estudantes se revoltaram. Na UFRJ, uma grande faixa foi colocada nos corredores da instituição: “NÃO QUEREMOS EMPREENDEDORISMO”. Para os alunos, na época, empreender era sinônimo de explorar, lucrar e fomentar o sistema capitalista, ao qual eles se posicionavam veementemente contra. Associar empreendedorismo aos danos colaterais do capitalismo é muito comum entre aqueles que nunca tiveram nenhuma experiência com a área. Dentro dos muitos danos capitalistas estão a desigualdade socioeconômica, os interesses privatistas, a exploração de matéria-prima e mão de obra baratas, os monopólios, os trustes, os cartéis e outras idiossincrasias que ajudam a compreender o posicionamento dos estudantes da UFRJ.  Mas, como acontece em todas as áreas do conhecimento, basta se aprofundar para desestigmatizar o senso comum e descobrir um novo mundo de possibilidades.
id VERACRUZ-0_57b1751eabcd893acff0ebed455caa7f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27418
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theoryempreendedorismo comunicacionalinovaçãomodelos de negóciosjornalismo e disrupçãoQuando as disciplinas, os cursos e as palestras de Empreendedorismo chegaram às universidades brasileiras muitos estudantes se revoltaram. Na UFRJ, uma grande faixa foi colocada nos corredores da instituição: “NÃO QUEREMOS EMPREENDEDORISMO”. Para os alunos, na época, empreender era sinônimo de explorar, lucrar e fomentar o sistema capitalista, ao qual eles se posicionavam veementemente contra. Associar empreendedorismo aos danos colaterais do capitalismo é muito comum entre aqueles que nunca tiveram nenhuma experiência com a área. Dentro dos muitos danos capitalistas estão a desigualdade socioeconômica, os interesses privatistas, a exploração de matéria-prima e mão de obra baratas, os monopólios, os trustes, os cartéis e outras idiossincrasias que ajudam a compreender o posicionamento dos estudantes da UFRJ.  Mas, como acontece em todas as áreas do conhecimento, basta se aprofundar para desestigmatizar o senso comum e descobrir um novo mundo de possibilidades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2741810.34117/bjdv7n3-841Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 33104-33115Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 33104-33115Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 33104-331152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27418/21709Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Marcelo Marques2022-03-29T12:16:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27418Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:46.104693Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theory
title Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theory
spellingShingle Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theory
Araújo, Marcelo Marques
empreendedorismo comunicacional
inovação
modelos de negócios
jornalismo e disrupção
title_short Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theory
title_full Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theory
title_fullStr Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theory
title_full_unstemmed Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theory
title_sort Empreendedorismo Comunicacional no Brasil: da teoria à sobrevivência / Communicational Entrepreneurship in Brazil: from theory to theory
author Araújo, Marcelo Marques
author_facet Araújo, Marcelo Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcelo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo comunicacional
inovação
modelos de negócios
jornalismo e disrupção
topic empreendedorismo comunicacional
inovação
modelos de negócios
jornalismo e disrupção
description Quando as disciplinas, os cursos e as palestras de Empreendedorismo chegaram às universidades brasileiras muitos estudantes se revoltaram. Na UFRJ, uma grande faixa foi colocada nos corredores da instituição: “NÃO QUEREMOS EMPREENDEDORISMO”. Para os alunos, na época, empreender era sinônimo de explorar, lucrar e fomentar o sistema capitalista, ao qual eles se posicionavam veementemente contra. Associar empreendedorismo aos danos colaterais do capitalismo é muito comum entre aqueles que nunca tiveram nenhuma experiência com a área. Dentro dos muitos danos capitalistas estão a desigualdade socioeconômica, os interesses privatistas, a exploração de matéria-prima e mão de obra baratas, os monopólios, os trustes, os cartéis e outras idiossincrasias que ajudam a compreender o posicionamento dos estudantes da UFRJ.  Mas, como acontece em todas as áreas do conhecimento, basta se aprofundar para desestigmatizar o senso comum e descobrir um novo mundo de possibilidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27418
10.34117/bjdv7n3-841
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27418
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27418/21709
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 33104-33115
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 33104-33115
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 33104-33115
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645521816911872