A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sónia Fernandes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv10n5-013
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417
Resumo: A transição para a escolaridade obrigatória é um momento delicado que acarreta diversas mudanças, que podem conduzir a sentimentos de ansiedade e receio para as crianças e para as suas famílias, se não for trabalhada com intencionalidade educativa. Assim, para combater as descontinuidades é crucial investir neste processo, criando transições felizes e saudáveis. Nesta perspetiva, foi realizado o presente ensaio investigativo de cariz qualitativo, que consiste num estudo de caso acerca dos aspetos que poderão influenciar as expectativas das crianças na transição para a escolaridade obrigatória, com a intenção de identificar as expectativas e receios das crianças e das famílias relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi elaborado no ano letivo 2021/2022 num Jardim de Infância da periferia de Leiria e teve como participantes as 10 crianças do grupo que iam transitar para a escolaridade obrigatória, os seus pais e a educadora do grupo. Este foi norteado pela questão de partida: “Que aspetos poderão influenciar as expectativas das crianças na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB?”. Os objetivos deste estudo prendem-se com a identificação de expectativas e receios das crianças e das suas famílias relativamente à entrada na escolaridade obrigatória. Para a recolha de dados, foram aplicados inquéritos por questionário aos pais e entrevistas às crianças e à educadora. Após a análise dos dados foi possível constatar que o que é dito pelas famílias tem uma grande influência nas expectativas das crianças acerca da nova etapa.
id VERACRUZ-0_582db8be73f694afbc6f10e093789f03
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/69417
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatóriacriançaseducação pré-escolarescolaridade obrigatóriaexpectativasfamíliasA transição para a escolaridade obrigatória é um momento delicado que acarreta diversas mudanças, que podem conduzir a sentimentos de ansiedade e receio para as crianças e para as suas famílias, se não for trabalhada com intencionalidade educativa. Assim, para combater as descontinuidades é crucial investir neste processo, criando transições felizes e saudáveis. Nesta perspetiva, foi realizado o presente ensaio investigativo de cariz qualitativo, que consiste num estudo de caso acerca dos aspetos que poderão influenciar as expectativas das crianças na transição para a escolaridade obrigatória, com a intenção de identificar as expectativas e receios das crianças e das famílias relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi elaborado no ano letivo 2021/2022 num Jardim de Infância da periferia de Leiria e teve como participantes as 10 crianças do grupo que iam transitar para a escolaridade obrigatória, os seus pais e a educadora do grupo. Este foi norteado pela questão de partida: “Que aspetos poderão influenciar as expectativas das crianças na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB?”. Os objetivos deste estudo prendem-se com a identificação de expectativas e receios das crianças e das suas famílias relativamente à entrada na escolaridade obrigatória. Para a recolha de dados, foram aplicados inquéritos por questionário aos pais e entrevistas às crianças e à educadora. Após a análise dos dados foi possível constatar que o que é dito pelas famílias tem uma grande influência nas expectativas das crianças acerca da nova etapa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6941710.34117/bjdv10n5-013Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 5 (2024); e69417Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 5 (2024); e69417Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 5 (2024); e694172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417/49126Marques, Sónia FernandesOliveira, Luís Miguel Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T14:03:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/69417Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:28:13.764579Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
title A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
spellingShingle A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
Marques, Sónia Fernandes
crianças
educação pré-escolar
escolaridade obrigatória
expectativas
famílias
Marques, Sónia Fernandes
crianças
educação pré-escolar
escolaridade obrigatória
expectativas
famílias
title_short A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
title_full A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
title_fullStr A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
title_full_unstemmed A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
title_sort A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
author Marques, Sónia Fernandes
author_facet Marques, Sónia Fernandes
Marques, Sónia Fernandes
Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
author_role author
author2 Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Sónia Fernandes
Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
educação pré-escolar
escolaridade obrigatória
expectativas
famílias
topic crianças
educação pré-escolar
escolaridade obrigatória
expectativas
famílias
description A transição para a escolaridade obrigatória é um momento delicado que acarreta diversas mudanças, que podem conduzir a sentimentos de ansiedade e receio para as crianças e para as suas famílias, se não for trabalhada com intencionalidade educativa. Assim, para combater as descontinuidades é crucial investir neste processo, criando transições felizes e saudáveis. Nesta perspetiva, foi realizado o presente ensaio investigativo de cariz qualitativo, que consiste num estudo de caso acerca dos aspetos que poderão influenciar as expectativas das crianças na transição para a escolaridade obrigatória, com a intenção de identificar as expectativas e receios das crianças e das famílias relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi elaborado no ano letivo 2021/2022 num Jardim de Infância da periferia de Leiria e teve como participantes as 10 crianças do grupo que iam transitar para a escolaridade obrigatória, os seus pais e a educadora do grupo. Este foi norteado pela questão de partida: “Que aspetos poderão influenciar as expectativas das crianças na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB?”. Os objetivos deste estudo prendem-se com a identificação de expectativas e receios das crianças e das suas famílias relativamente à entrada na escolaridade obrigatória. Para a recolha de dados, foram aplicados inquéritos por questionário aos pais e entrevistas às crianças e à educadora. Após a análise dos dados foi possível constatar que o que é dito pelas famílias tem uma grande influência nas expectativas das crianças acerca da nova etapa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417
10.34117/bjdv10n5-013
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417
identifier_str_mv 10.34117/bjdv10n5-013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417/49126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 5 (2024); e69417
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 5 (2024); e69417
Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 5 (2024); e69417
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183599917498368
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv10n5-013