A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv10n5-013 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417 |
Resumo: | A transição para a escolaridade obrigatória é um momento delicado que acarreta diversas mudanças, que podem conduzir a sentimentos de ansiedade e receio para as crianças e para as suas famílias, se não for trabalhada com intencionalidade educativa. Assim, para combater as descontinuidades é crucial investir neste processo, criando transições felizes e saudáveis. Nesta perspetiva, foi realizado o presente ensaio investigativo de cariz qualitativo, que consiste num estudo de caso acerca dos aspetos que poderão influenciar as expectativas das crianças na transição para a escolaridade obrigatória, com a intenção de identificar as expectativas e receios das crianças e das famílias relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi elaborado no ano letivo 2021/2022 num Jardim de Infância da periferia de Leiria e teve como participantes as 10 crianças do grupo que iam transitar para a escolaridade obrigatória, os seus pais e a educadora do grupo. Este foi norteado pela questão de partida: “Que aspetos poderão influenciar as expectativas das crianças na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB?”. Os objetivos deste estudo prendem-se com a identificação de expectativas e receios das crianças e das suas famílias relativamente à entrada na escolaridade obrigatória. Para a recolha de dados, foram aplicados inquéritos por questionário aos pais e entrevistas às crianças e à educadora. Após a análise dos dados foi possível constatar que o que é dito pelas famílias tem uma grande influência nas expectativas das crianças acerca da nova etapa. |
id |
VERACRUZ-0_582db8be73f694afbc6f10e093789f03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/69417 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatóriacriançaseducação pré-escolarescolaridade obrigatóriaexpectativasfamíliasA transição para a escolaridade obrigatória é um momento delicado que acarreta diversas mudanças, que podem conduzir a sentimentos de ansiedade e receio para as crianças e para as suas famílias, se não for trabalhada com intencionalidade educativa. Assim, para combater as descontinuidades é crucial investir neste processo, criando transições felizes e saudáveis. Nesta perspetiva, foi realizado o presente ensaio investigativo de cariz qualitativo, que consiste num estudo de caso acerca dos aspetos que poderão influenciar as expectativas das crianças na transição para a escolaridade obrigatória, com a intenção de identificar as expectativas e receios das crianças e das famílias relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi elaborado no ano letivo 2021/2022 num Jardim de Infância da periferia de Leiria e teve como participantes as 10 crianças do grupo que iam transitar para a escolaridade obrigatória, os seus pais e a educadora do grupo. Este foi norteado pela questão de partida: “Que aspetos poderão influenciar as expectativas das crianças na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB?”. Os objetivos deste estudo prendem-se com a identificação de expectativas e receios das crianças e das suas famílias relativamente à entrada na escolaridade obrigatória. Para a recolha de dados, foram aplicados inquéritos por questionário aos pais e entrevistas às crianças e à educadora. Após a análise dos dados foi possível constatar que o que é dito pelas famílias tem uma grande influência nas expectativas das crianças acerca da nova etapa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6941710.34117/bjdv10n5-013Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 5 (2024); e69417Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 5 (2024); e69417Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 5 (2024); e694172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417/49126Marques, Sónia FernandesOliveira, Luís Miguel Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T14:03:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/69417Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:28:13.764579Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória |
title |
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória |
spellingShingle |
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória Marques, Sónia Fernandes crianças educação pré-escolar escolaridade obrigatória expectativas famílias Marques, Sónia Fernandes crianças educação pré-escolar escolaridade obrigatória expectativas famílias |
title_short |
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória |
title_full |
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória |
title_fullStr |
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória |
title_full_unstemmed |
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória |
title_sort |
A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória |
author |
Marques, Sónia Fernandes |
author_facet |
Marques, Sónia Fernandes Marques, Sónia Fernandes Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Sónia Fernandes Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crianças educação pré-escolar escolaridade obrigatória expectativas famílias |
topic |
crianças educação pré-escolar escolaridade obrigatória expectativas famílias |
description |
A transição para a escolaridade obrigatória é um momento delicado que acarreta diversas mudanças, que podem conduzir a sentimentos de ansiedade e receio para as crianças e para as suas famílias, se não for trabalhada com intencionalidade educativa. Assim, para combater as descontinuidades é crucial investir neste processo, criando transições felizes e saudáveis. Nesta perspetiva, foi realizado o presente ensaio investigativo de cariz qualitativo, que consiste num estudo de caso acerca dos aspetos que poderão influenciar as expectativas das crianças na transição para a escolaridade obrigatória, com a intenção de identificar as expectativas e receios das crianças e das famílias relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi elaborado no ano letivo 2021/2022 num Jardim de Infância da periferia de Leiria e teve como participantes as 10 crianças do grupo que iam transitar para a escolaridade obrigatória, os seus pais e a educadora do grupo. Este foi norteado pela questão de partida: “Que aspetos poderão influenciar as expectativas das crianças na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB?”. Os objetivos deste estudo prendem-se com a identificação de expectativas e receios das crianças e das suas famílias relativamente à entrada na escolaridade obrigatória. Para a recolha de dados, foram aplicados inquéritos por questionário aos pais e entrevistas às crianças e à educadora. Após a análise dos dados foi possível constatar que o que é dito pelas famílias tem uma grande influência nas expectativas das crianças acerca da nova etapa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417 10.34117/bjdv10n5-013 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv10n5-013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69417/49126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 5 (2024); e69417 Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 5 (2024); e69417 Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 5 (2024); e69417 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183599917498368 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv10n5-013 |