Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catapan, Poliana Campos Côrtes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dutra, Nathalia Toledo Barreto, Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes, Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga, Neves, Beatriz Araújo de Rezende, Oliveira, Amanda Farias Teski de, Silva, Cristiana Barcelos da, Souza, Carlos Henrique Medeiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre os desafios que se apresentam aos profissionais de educação e orientadores vocacionais da atualidade face às novas demandas que emergem.  Os jovens da geração Z, chamados de Nativos Digitais, apresentam como consequência contemporânea, habilidades inéditas devido a uma imensidão de informações e assíduo manejo de aparelhos tecnológicos. Deste modo, surgem novas profissões trazidas pela tecnologia e cotidiano altamente digitais. Observa-se então, de modo geral que, professores e psicólogos precisam recriar padrões de carreiras tradicionais e novas intervenções. Mais do que conhecimentos ou técnicas pedagógicas, um entendimento das emoções e comportamentos desses jovens, para que tenham a sensibilidade de identificar as habilidades e talentos inatos, como também as desenvolvidas oriundas do excessivo acesso aos meios de comunicação e internet.
id VERACRUZ-0_5999e85f2be7b31eaffccd41b8d8c99e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29383
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological eraNativos e Imigrantes DigitaisTecnologiaCarreiraVocaçãoProfissões.Este trabalho propõe uma reflexão sobre os desafios que se apresentam aos profissionais de educação e orientadores vocacionais da atualidade face às novas demandas que emergem.  Os jovens da geração Z, chamados de Nativos Digitais, apresentam como consequência contemporânea, habilidades inéditas devido a uma imensidão de informações e assíduo manejo de aparelhos tecnológicos. Deste modo, surgem novas profissões trazidas pela tecnologia e cotidiano altamente digitais. Observa-se então, de modo geral que, professores e psicólogos precisam recriar padrões de carreiras tradicionais e novas intervenções. Mais do que conhecimentos ou técnicas pedagógicas, um entendimento das emoções e comportamentos desses jovens, para que tenham a sensibilidade de identificar as habilidades e talentos inatos, como também as desenvolvidas oriundas do excessivo acesso aos meios de comunicação e internet.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2938310.34117/bjdv.v7i5.29383Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45310-45321Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45310-45321Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45310-453212525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383/23181Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatapan, Poliana Campos CôrtesDutra, Nathalia Toledo BarretoVasconcellos, Rackel Peralva MenezesDias, Fabrizia Miranda de AlvarengaNeves, Beatriz Araújo de RezendeOliveira, Amanda Farias Teski deSilva, Cristiana Barcelos daSouza, Carlos Henrique Medeiros de2022-02-25T21:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29383Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:38.538106Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era
title Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era
spellingShingle Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era
Catapan, Poliana Campos Côrtes
Nativos e Imigrantes Digitais
Tecnologia
Carreira
Vocação
Profissões.
title_short Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era
title_full Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era
title_fullStr Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era
title_full_unstemmed Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era
title_sort Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era
author Catapan, Poliana Campos Côrtes
author_facet Catapan, Poliana Campos Côrtes
Dutra, Nathalia Toledo Barreto
Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes
Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga
Neves, Beatriz Araújo de Rezende
Oliveira, Amanda Farias Teski de
Silva, Cristiana Barcelos da
Souza, Carlos Henrique Medeiros de
author_role author
author2 Dutra, Nathalia Toledo Barreto
Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes
Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga
Neves, Beatriz Araújo de Rezende
Oliveira, Amanda Farias Teski de
Silva, Cristiana Barcelos da
Souza, Carlos Henrique Medeiros de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catapan, Poliana Campos Côrtes
Dutra, Nathalia Toledo Barreto
Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes
Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga
Neves, Beatriz Araújo de Rezende
Oliveira, Amanda Farias Teski de
Silva, Cristiana Barcelos da
Souza, Carlos Henrique Medeiros de
dc.subject.por.fl_str_mv Nativos e Imigrantes Digitais
Tecnologia
Carreira
Vocação
Profissões.
topic Nativos e Imigrantes Digitais
Tecnologia
Carreira
Vocação
Profissões.
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre os desafios que se apresentam aos profissionais de educação e orientadores vocacionais da atualidade face às novas demandas que emergem.  Os jovens da geração Z, chamados de Nativos Digitais, apresentam como consequência contemporânea, habilidades inéditas devido a uma imensidão de informações e assíduo manejo de aparelhos tecnológicos. Deste modo, surgem novas profissões trazidas pela tecnologia e cotidiano altamente digitais. Observa-se então, de modo geral que, professores e psicólogos precisam recriar padrões de carreiras tradicionais e novas intervenções. Mais do que conhecimentos ou técnicas pedagógicas, um entendimento das emoções e comportamentos desses jovens, para que tenham a sensibilidade de identificar as habilidades e talentos inatos, como também as desenvolvidas oriundas do excessivo acesso aos meios de comunicação e internet.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383
10.34117/bjdv.v7i5.29383
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383/23181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45310-45321
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45310-45321
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45310-45321
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645530158333952