Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão sobre os desafios que se apresentam aos profissionais de educação e orientadores vocacionais da atualidade face às novas demandas que emergem. Os jovens da geração Z, chamados de Nativos Digitais, apresentam como consequência contemporânea, habilidades inéditas devido a uma imensidão de informações e assíduo manejo de aparelhos tecnológicos. Deste modo, surgem novas profissões trazidas pela tecnologia e cotidiano altamente digitais. Observa-se então, de modo geral que, professores e psicólogos precisam recriar padrões de carreiras tradicionais e novas intervenções. Mais do que conhecimentos ou técnicas pedagógicas, um entendimento das emoções e comportamentos desses jovens, para que tenham a sensibilidade de identificar as habilidades e talentos inatos, como também as desenvolvidas oriundas do excessivo acesso aos meios de comunicação e internet. |
id |
VERACRUZ-0_5999e85f2be7b31eaffccd41b8d8c99e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29383 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological eraNativos e Imigrantes DigitaisTecnologiaCarreiraVocaçãoProfissões.Este trabalho propõe uma reflexão sobre os desafios que se apresentam aos profissionais de educação e orientadores vocacionais da atualidade face às novas demandas que emergem. Os jovens da geração Z, chamados de Nativos Digitais, apresentam como consequência contemporânea, habilidades inéditas devido a uma imensidão de informações e assíduo manejo de aparelhos tecnológicos. Deste modo, surgem novas profissões trazidas pela tecnologia e cotidiano altamente digitais. Observa-se então, de modo geral que, professores e psicólogos precisam recriar padrões de carreiras tradicionais e novas intervenções. Mais do que conhecimentos ou técnicas pedagógicas, um entendimento das emoções e comportamentos desses jovens, para que tenham a sensibilidade de identificar as habilidades e talentos inatos, como também as desenvolvidas oriundas do excessivo acesso aos meios de comunicação e internet.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2938310.34117/bjdv.v7i5.29383Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45310-45321Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45310-45321Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45310-453212525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383/23181Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatapan, Poliana Campos CôrtesDutra, Nathalia Toledo BarretoVasconcellos, Rackel Peralva MenezesDias, Fabrizia Miranda de AlvarengaNeves, Beatriz Araújo de RezendeOliveira, Amanda Farias Teski deSilva, Cristiana Barcelos daSouza, Carlos Henrique Medeiros de2022-02-25T21:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29383Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:38.538106Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era |
title |
Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era |
spellingShingle |
Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era Catapan, Poliana Campos Côrtes Nativos e Imigrantes Digitais Tecnologia Carreira Vocação Profissões. |
title_short |
Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era |
title_full |
Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era |
title_fullStr |
Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era |
title_full_unstemmed |
Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era |
title_sort |
Carreiras profissionais: desafios dos educadores e orientadores vocacionais frente as novas tendências oriundas da emergente era digital tecnológica / Careers: challenges for educators and career counselors facing the new trends arising from the emerging digital technological era |
author |
Catapan, Poliana Campos Côrtes |
author_facet |
Catapan, Poliana Campos Côrtes Dutra, Nathalia Toledo Barreto Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga Neves, Beatriz Araújo de Rezende Oliveira, Amanda Farias Teski de Silva, Cristiana Barcelos da Souza, Carlos Henrique Medeiros de |
author_role |
author |
author2 |
Dutra, Nathalia Toledo Barreto Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga Neves, Beatriz Araújo de Rezende Oliveira, Amanda Farias Teski de Silva, Cristiana Barcelos da Souza, Carlos Henrique Medeiros de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catapan, Poliana Campos Côrtes Dutra, Nathalia Toledo Barreto Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga Neves, Beatriz Araújo de Rezende Oliveira, Amanda Farias Teski de Silva, Cristiana Barcelos da Souza, Carlos Henrique Medeiros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nativos e Imigrantes Digitais Tecnologia Carreira Vocação Profissões. |
topic |
Nativos e Imigrantes Digitais Tecnologia Carreira Vocação Profissões. |
description |
Este trabalho propõe uma reflexão sobre os desafios que se apresentam aos profissionais de educação e orientadores vocacionais da atualidade face às novas demandas que emergem. Os jovens da geração Z, chamados de Nativos Digitais, apresentam como consequência contemporânea, habilidades inéditas devido a uma imensidão de informações e assíduo manejo de aparelhos tecnológicos. Deste modo, surgem novas profissões trazidas pela tecnologia e cotidiano altamente digitais. Observa-se então, de modo geral que, professores e psicólogos precisam recriar padrões de carreiras tradicionais e novas intervenções. Mais do que conhecimentos ou técnicas pedagógicas, um entendimento das emoções e comportamentos desses jovens, para que tenham a sensibilidade de identificar as habilidades e talentos inatos, como também as desenvolvidas oriundas do excessivo acesso aos meios de comunicação e internet. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383 10.34117/bjdv.v7i5.29383 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29383/23181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45310-45321 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45310-45321 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45310-45321 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645530158333952 |