Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Eduarda Elias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vaz, Gabriela de Souza, Reis, Samara Finamor dos, Souza, Luana de Lima, Britto, Denise Brandão de Oliveira e, Barros, Cláudia Gonçalves de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240
Resumo:  A escola constitui um espaço ideal para a atuação primária do fonoaudiólogo. A intervenção do profissional fonoaudiólogo na escola deve acontecer por meio de parcerias com os educadores, objetivando, dentre outros aspectos, a prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem, motricidade oral e voz e a otimização do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho visa relatar o resultado e as experiências vivenciadas em uma ação de extensão realizada pelos discentes do Curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no ano de 2018 em uma escola pública da capital de Minas Gerais.  Para realização da ação, foi realizado o diagnóstico institucional na escola. Tratou-se de uma escola da rede pública, que contava com um corpo discente de 1024 alunos com faixa etária de 6 a 8 anos, sendo as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ainda, foram elaborados dois questionários: questionário de sondagem pré-ação, composto por oito perguntas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita em geral; e questionário de sondagem pós-ação, composto por cinco perguntas de cunho avaliativo. De acordo com as respostas obtidas no questionário pré-ação, foi elaborado um material informativo para ser entregue aos pais. Foi possível perceber que a maioria dos responsáveis não tinham conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O resultado do questionário de avaliação mostrou que a maioria dos responsáveis avaliou o folder como “Excelente” afirmando ser explicativo, conseguindo identificar alguma alteração na linguagem do seu filho após a leitura do folder. Concluiu-se a relevante contribuição do folder na promoção do conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a importância do trabalho fonoaudiológico na escola.
id VERACRUZ-0_5c657734f6bb34bdf50958cc2b0fb435
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30240
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written languageFonoaudiologiaLinguagem InfantilEducação. A escola constitui um espaço ideal para a atuação primária do fonoaudiólogo. A intervenção do profissional fonoaudiólogo na escola deve acontecer por meio de parcerias com os educadores, objetivando, dentre outros aspectos, a prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem, motricidade oral e voz e a otimização do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho visa relatar o resultado e as experiências vivenciadas em uma ação de extensão realizada pelos discentes do Curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no ano de 2018 em uma escola pública da capital de Minas Gerais.  Para realização da ação, foi realizado o diagnóstico institucional na escola. Tratou-se de uma escola da rede pública, que contava com um corpo discente de 1024 alunos com faixa etária de 6 a 8 anos, sendo as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ainda, foram elaborados dois questionários: questionário de sondagem pré-ação, composto por oito perguntas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita em geral; e questionário de sondagem pós-ação, composto por cinco perguntas de cunho avaliativo. De acordo com as respostas obtidas no questionário pré-ação, foi elaborado um material informativo para ser entregue aos pais. Foi possível perceber que a maioria dos responsáveis não tinham conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O resultado do questionário de avaliação mostrou que a maioria dos responsáveis avaliou o folder como “Excelente” afirmando ser explicativo, conseguindo identificar alguma alteração na linguagem do seu filho após a leitura do folder. Concluiu-se a relevante contribuição do folder na promoção do conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a importância do trabalho fonoaudiológico na escola.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3024010.34117/bjdv.v7i5.30240Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51518-51527Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51518-51527Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51518-515272525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240/23787Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Eduarda EliasVaz, Gabriela de SouzaReis, Samara Finamor dosSouza, Luana de LimaBritto, Denise Brandão de Oliveira eBarros, Cláudia Gonçalves de Carvalho2022-02-25T21:45:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30240Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:04.157722Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language
title Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language
spellingShingle Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language
Silva, Camila Eduarda Elias
Fonoaudiologia
Linguagem Infantil
Educação.
title_short Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language
title_full Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language
title_fullStr Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language
title_full_unstemmed Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language
title_sort Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language
author Silva, Camila Eduarda Elias
author_facet Silva, Camila Eduarda Elias
Vaz, Gabriela de Souza
Reis, Samara Finamor dos
Souza, Luana de Lima
Britto, Denise Brandão de Oliveira e
Barros, Cláudia Gonçalves de Carvalho
author_role author
author2 Vaz, Gabriela de Souza
Reis, Samara Finamor dos
Souza, Luana de Lima
Britto, Denise Brandão de Oliveira e
Barros, Cláudia Gonçalves de Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Eduarda Elias
Vaz, Gabriela de Souza
Reis, Samara Finamor dos
Souza, Luana de Lima
Britto, Denise Brandão de Oliveira e
Barros, Cláudia Gonçalves de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Linguagem Infantil
Educação.
topic Fonoaudiologia
Linguagem Infantil
Educação.
description  A escola constitui um espaço ideal para a atuação primária do fonoaudiólogo. A intervenção do profissional fonoaudiólogo na escola deve acontecer por meio de parcerias com os educadores, objetivando, dentre outros aspectos, a prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem, motricidade oral e voz e a otimização do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho visa relatar o resultado e as experiências vivenciadas em uma ação de extensão realizada pelos discentes do Curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no ano de 2018 em uma escola pública da capital de Minas Gerais.  Para realização da ação, foi realizado o diagnóstico institucional na escola. Tratou-se de uma escola da rede pública, que contava com um corpo discente de 1024 alunos com faixa etária de 6 a 8 anos, sendo as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ainda, foram elaborados dois questionários: questionário de sondagem pré-ação, composto por oito perguntas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita em geral; e questionário de sondagem pós-ação, composto por cinco perguntas de cunho avaliativo. De acordo com as respostas obtidas no questionário pré-ação, foi elaborado um material informativo para ser entregue aos pais. Foi possível perceber que a maioria dos responsáveis não tinham conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O resultado do questionário de avaliação mostrou que a maioria dos responsáveis avaliou o folder como “Excelente” afirmando ser explicativo, conseguindo identificar alguma alteração na linguagem do seu filho após a leitura do folder. Concluiu-se a relevante contribuição do folder na promoção do conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a importância do trabalho fonoaudiológico na escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240
10.34117/bjdv.v7i5.30240
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240/23787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51518-51527
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51518-51527
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51518-51527
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534096785408