Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240 |
Resumo: | A escola constitui um espaço ideal para a atuação primária do fonoaudiólogo. A intervenção do profissional fonoaudiólogo na escola deve acontecer por meio de parcerias com os educadores, objetivando, dentre outros aspectos, a prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem, motricidade oral e voz e a otimização do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho visa relatar o resultado e as experiências vivenciadas em uma ação de extensão realizada pelos discentes do Curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no ano de 2018 em uma escola pública da capital de Minas Gerais. Para realização da ação, foi realizado o diagnóstico institucional na escola. Tratou-se de uma escola da rede pública, que contava com um corpo discente de 1024 alunos com faixa etária de 6 a 8 anos, sendo as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ainda, foram elaborados dois questionários: questionário de sondagem pré-ação, composto por oito perguntas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita em geral; e questionário de sondagem pós-ação, composto por cinco perguntas de cunho avaliativo. De acordo com as respostas obtidas no questionário pré-ação, foi elaborado um material informativo para ser entregue aos pais. Foi possível perceber que a maioria dos responsáveis não tinham conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O resultado do questionário de avaliação mostrou que a maioria dos responsáveis avaliou o folder como “Excelente” afirmando ser explicativo, conseguindo identificar alguma alteração na linguagem do seu filho após a leitura do folder. Concluiu-se a relevante contribuição do folder na promoção do conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a importância do trabalho fonoaudiológico na escola. |
id |
VERACRUZ-0_5c657734f6bb34bdf50958cc2b0fb435 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30240 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written languageFonoaudiologiaLinguagem InfantilEducação. A escola constitui um espaço ideal para a atuação primária do fonoaudiólogo. A intervenção do profissional fonoaudiólogo na escola deve acontecer por meio de parcerias com os educadores, objetivando, dentre outros aspectos, a prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem, motricidade oral e voz e a otimização do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho visa relatar o resultado e as experiências vivenciadas em uma ação de extensão realizada pelos discentes do Curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no ano de 2018 em uma escola pública da capital de Minas Gerais. Para realização da ação, foi realizado o diagnóstico institucional na escola. Tratou-se de uma escola da rede pública, que contava com um corpo discente de 1024 alunos com faixa etária de 6 a 8 anos, sendo as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ainda, foram elaborados dois questionários: questionário de sondagem pré-ação, composto por oito perguntas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita em geral; e questionário de sondagem pós-ação, composto por cinco perguntas de cunho avaliativo. De acordo com as respostas obtidas no questionário pré-ação, foi elaborado um material informativo para ser entregue aos pais. Foi possível perceber que a maioria dos responsáveis não tinham conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O resultado do questionário de avaliação mostrou que a maioria dos responsáveis avaliou o folder como “Excelente” afirmando ser explicativo, conseguindo identificar alguma alteração na linguagem do seu filho após a leitura do folder. Concluiu-se a relevante contribuição do folder na promoção do conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a importância do trabalho fonoaudiológico na escola.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3024010.34117/bjdv.v7i5.30240Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51518-51527Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51518-51527Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51518-515272525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240/23787Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Eduarda EliasVaz, Gabriela de SouzaReis, Samara Finamor dosSouza, Luana de LimaBritto, Denise Brandão de Oliveira eBarros, Cláudia Gonçalves de Carvalho2022-02-25T21:45:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30240Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:04.157722Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language |
title |
Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language |
spellingShingle |
Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language Silva, Camila Eduarda Elias Fonoaudiologia Linguagem Infantil Educação. |
title_short |
Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language |
title_full |
Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language |
title_fullStr |
Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language |
title_full_unstemmed |
Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language |
title_sort |
Fonoaudiólogo na escola: relato de experiência de uma ação extensionista em linguagem oral e escrita / Speech therapist at school: experience report of an extension action in oral and written language |
author |
Silva, Camila Eduarda Elias |
author_facet |
Silva, Camila Eduarda Elias Vaz, Gabriela de Souza Reis, Samara Finamor dos Souza, Luana de Lima Britto, Denise Brandão de Oliveira e Barros, Cláudia Gonçalves de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, Gabriela de Souza Reis, Samara Finamor dos Souza, Luana de Lima Britto, Denise Brandão de Oliveira e Barros, Cláudia Gonçalves de Carvalho |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Eduarda Elias Vaz, Gabriela de Souza Reis, Samara Finamor dos Souza, Luana de Lima Britto, Denise Brandão de Oliveira e Barros, Cláudia Gonçalves de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia Linguagem Infantil Educação. |
topic |
Fonoaudiologia Linguagem Infantil Educação. |
description |
A escola constitui um espaço ideal para a atuação primária do fonoaudiólogo. A intervenção do profissional fonoaudiólogo na escola deve acontecer por meio de parcerias com os educadores, objetivando, dentre outros aspectos, a prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem, motricidade oral e voz e a otimização do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho visa relatar o resultado e as experiências vivenciadas em uma ação de extensão realizada pelos discentes do Curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no ano de 2018 em uma escola pública da capital de Minas Gerais. Para realização da ação, foi realizado o diagnóstico institucional na escola. Tratou-se de uma escola da rede pública, que contava com um corpo discente de 1024 alunos com faixa etária de 6 a 8 anos, sendo as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ainda, foram elaborados dois questionários: questionário de sondagem pré-ação, composto por oito perguntas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita em geral; e questionário de sondagem pós-ação, composto por cinco perguntas de cunho avaliativo. De acordo com as respostas obtidas no questionário pré-ação, foi elaborado um material informativo para ser entregue aos pais. Foi possível perceber que a maioria dos responsáveis não tinham conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O resultado do questionário de avaliação mostrou que a maioria dos responsáveis avaliou o folder como “Excelente” afirmando ser explicativo, conseguindo identificar alguma alteração na linguagem do seu filho após a leitura do folder. Concluiu-se a relevante contribuição do folder na promoção do conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a importância do trabalho fonoaudiológico na escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240 10.34117/bjdv.v7i5.30240 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30240/23787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51518-51527 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51518-51527 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51518-51527 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534096785408 |