Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654 |
Resumo: | A rotina do professor exige um grande esforço vocal e comumente percebemos profissionais que manifestam diversos problemas na voz. Isso ocorre, pois poucos docentes possuem preparo vocal para o uso profissional além de possuírem conhecimento superficial sobre cuidados vocais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de informação vocal que pudesse atingir a um número elevado de professores da rede pública municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no formato de teleoficinas e aproximar a formação profissional dos acadêmicos de fonoaudiologia ao desenvolvimento de pesquisas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada em um relato de caso, sendo a teleoficina a ferramenta utilizada pelas fonoaudiólogas do PSE (Programa Saúde na Escola) para alcançar o público-alvo de professores. Os resultados obtidos através das teleoficinas demonstraram que os participantes reconheceram a importância dos assuntos abordados e consideraram extremamente relevantes para a sua prática profissional. Desta forma, através do trabalho desenvolvido, foi possível identificar a importância da introdução de ações voltadas à saúde do professor com o intuito de amenizar os efeitos do trabalho sobre sua saúde assim como destacar a importância da inserção do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde, a fim de facilitar estas ações na prática cotidiana. |
id |
VERACRUZ-0_5caa70d062a3980fe6b9046bcedff7d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32654 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19Relato de CasoSaúde VocalProfessorEducação em SaúdeCovid-19.A rotina do professor exige um grande esforço vocal e comumente percebemos profissionais que manifestam diversos problemas na voz. Isso ocorre, pois poucos docentes possuem preparo vocal para o uso profissional além de possuírem conhecimento superficial sobre cuidados vocais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de informação vocal que pudesse atingir a um número elevado de professores da rede pública municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no formato de teleoficinas e aproximar a formação profissional dos acadêmicos de fonoaudiologia ao desenvolvimento de pesquisas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada em um relato de caso, sendo a teleoficina a ferramenta utilizada pelas fonoaudiólogas do PSE (Programa Saúde na Escola) para alcançar o público-alvo de professores. Os resultados obtidos através das teleoficinas demonstraram que os participantes reconheceram a importância dos assuntos abordados e consideraram extremamente relevantes para a sua prática profissional. Desta forma, através do trabalho desenvolvido, foi possível identificar a importância da introdução de ações voltadas à saúde do professor com o intuito de amenizar os efeitos do trabalho sobre sua saúde assim como destacar a importância da inserção do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde, a fim de facilitar estas ações na prática cotidiana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3265410.34117/bjdv7n7-210Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69196-69207Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69196-69207Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69196-692072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ilma Alessandra Lima CabralBrandt, Isabela Dutra CoelhoWilliams, Elizabeth Matilda Oliveirade Carvalho, Tânia Machado2021-09-14T13:00:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32654Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:15.009502Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19 |
title |
Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19 |
spellingShingle |
Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19 Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral Relato de Caso Saúde Vocal Professor Educação em Saúde Covid-19. |
title_short |
Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19 |
title_full |
Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19 |
title_fullStr |
Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19 |
title_sort |
Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19 |
author |
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral |
author_facet |
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral Brandt, Isabela Dutra Coelho Williams, Elizabeth Matilda Oliveira de Carvalho, Tânia Machado |
author_role |
author |
author2 |
Brandt, Isabela Dutra Coelho Williams, Elizabeth Matilda Oliveira de Carvalho, Tânia Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral Brandt, Isabela Dutra Coelho Williams, Elizabeth Matilda Oliveira de Carvalho, Tânia Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relato de Caso Saúde Vocal Professor Educação em Saúde Covid-19. |
topic |
Relato de Caso Saúde Vocal Professor Educação em Saúde Covid-19. |
description |
A rotina do professor exige um grande esforço vocal e comumente percebemos profissionais que manifestam diversos problemas na voz. Isso ocorre, pois poucos docentes possuem preparo vocal para o uso profissional além de possuírem conhecimento superficial sobre cuidados vocais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de informação vocal que pudesse atingir a um número elevado de professores da rede pública municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no formato de teleoficinas e aproximar a formação profissional dos acadêmicos de fonoaudiologia ao desenvolvimento de pesquisas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada em um relato de caso, sendo a teleoficina a ferramenta utilizada pelas fonoaudiólogas do PSE (Programa Saúde na Escola) para alcançar o público-alvo de professores. Os resultados obtidos através das teleoficinas demonstraram que os participantes reconheceram a importância dos assuntos abordados e consideraram extremamente relevantes para a sua prática profissional. Desta forma, através do trabalho desenvolvido, foi possível identificar a importância da introdução de ações voltadas à saúde do professor com o intuito de amenizar os efeitos do trabalho sobre sua saúde assim como destacar a importância da inserção do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde, a fim de facilitar estas ações na prática cotidiana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654 10.34117/bjdv7n7-210 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69196-69207 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69196-69207 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69196-69207 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645545205399552 |