Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brandt, Isabela Dutra Coelho, Williams, Elizabeth Matilda Oliveira, de Carvalho, Tânia Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654
Resumo: A rotina do professor exige um grande esforço vocal e comumente percebemos profissionais que manifestam diversos problemas na voz. Isso ocorre, pois poucos docentes possuem preparo vocal para o uso profissional além de possuírem conhecimento superficial sobre cuidados vocais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de informação vocal que pudesse atingir a um número elevado de professores da rede pública municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no formato de teleoficinas e aproximar a formação profissional dos acadêmicos de fonoaudiologia ao desenvolvimento de pesquisas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada em um relato de caso, sendo a teleoficina a ferramenta utilizada pelas fonoaudiólogas do PSE (Programa Saúde na Escola) para alcançar o público-alvo de professores. Os resultados obtidos através das teleoficinas demonstraram que os participantes reconheceram a importância dos assuntos abordados e consideraram extremamente relevantes para a sua prática profissional. Desta forma, através do trabalho desenvolvido, foi possível identificar a importância da introdução de ações voltadas à saúde do professor com o intuito de amenizar os efeitos do trabalho sobre sua saúde assim como destacar a importância da inserção do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde, a fim de facilitar estas ações na prática cotidiana.
id VERACRUZ-0_5caa70d062a3980fe6b9046bcedff7d0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32654
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19Relato de CasoSaúde VocalProfessorEducação em SaúdeCovid-19.A rotina do professor exige um grande esforço vocal e comumente percebemos profissionais que manifestam diversos problemas na voz. Isso ocorre, pois poucos docentes possuem preparo vocal para o uso profissional além de possuírem conhecimento superficial sobre cuidados vocais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de informação vocal que pudesse atingir a um número elevado de professores da rede pública municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no formato de teleoficinas e aproximar a formação profissional dos acadêmicos de fonoaudiologia ao desenvolvimento de pesquisas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada em um relato de caso, sendo a teleoficina a ferramenta utilizada pelas fonoaudiólogas do PSE (Programa Saúde na Escola) para alcançar o público-alvo de professores. Os resultados obtidos através das teleoficinas demonstraram que os participantes reconheceram a importância dos assuntos abordados e consideraram extremamente relevantes para a sua prática profissional. Desta forma, através do trabalho desenvolvido, foi possível identificar a importância da introdução de ações voltadas à saúde do professor com o intuito de amenizar os efeitos do trabalho sobre sua saúde assim como destacar a importância da inserção do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde, a fim de facilitar estas ações na prática cotidiana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3265410.34117/bjdv7n7-210Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69196-69207Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69196-69207Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69196-692072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ilma Alessandra Lima CabralBrandt, Isabela Dutra CoelhoWilliams, Elizabeth Matilda Oliveirade Carvalho, Tânia Machado2021-09-14T13:00:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32654Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:15.009502Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19
title Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19
spellingShingle Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
Relato de Caso
Saúde Vocal
Professor
Educação em Saúde
Covid-19.
title_short Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19
title_full Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19
title_fullStr Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19
title_full_unstemmed Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19
title_sort Relato de experiência fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19 / Report of phonoaudiological experience: vocal orientations for teachers of the municipal network of Campos dos Goytacazes in time of Covid-19
author Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
author_facet Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
Brandt, Isabela Dutra Coelho
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
de Carvalho, Tânia Machado
author_role author
author2 Brandt, Isabela Dutra Coelho
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
de Carvalho, Tânia Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
Brandt, Isabela Dutra Coelho
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
de Carvalho, Tânia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Relato de Caso
Saúde Vocal
Professor
Educação em Saúde
Covid-19.
topic Relato de Caso
Saúde Vocal
Professor
Educação em Saúde
Covid-19.
description A rotina do professor exige um grande esforço vocal e comumente percebemos profissionais que manifestam diversos problemas na voz. Isso ocorre, pois poucos docentes possuem preparo vocal para o uso profissional além de possuírem conhecimento superficial sobre cuidados vocais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de informação vocal que pudesse atingir a um número elevado de professores da rede pública municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no formato de teleoficinas e aproximar a formação profissional dos acadêmicos de fonoaudiologia ao desenvolvimento de pesquisas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada em um relato de caso, sendo a teleoficina a ferramenta utilizada pelas fonoaudiólogas do PSE (Programa Saúde na Escola) para alcançar o público-alvo de professores. Os resultados obtidos através das teleoficinas demonstraram que os participantes reconheceram a importância dos assuntos abordados e consideraram extremamente relevantes para a sua prática profissional. Desta forma, através do trabalho desenvolvido, foi possível identificar a importância da introdução de ações voltadas à saúde do professor com o intuito de amenizar os efeitos do trabalho sobre sua saúde assim como destacar a importância da inserção do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde, a fim de facilitar estas ações na prática cotidiana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654
10.34117/bjdv7n7-210
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32654/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69196-69207
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69196-69207
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69196-69207
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645545205399552