O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Raphael da Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duarte, Rafaela Maria Bezerra, Alves, Regina de Souza, de Assis, Tereza Angélica Lopes, Araújo, Maria Liege Batista, Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa, do Nascimento, Roberta Zaninelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575
Resumo: Introdução: A relação profissional de saúde e o usuário, bem como o processo saúde-doença transcende a anamnese e a prescrição, abrange também os aspectos psíquicos e o contexto social do usuário, portanto, é necessário modificar o processo de formação dos profissionais de saúde inserindo ações interprofissionais que atendam aos preceitos necessários para promover um atendimento qualificado na atenção em saúde. O PET-Saúde atua como um elo entre o conhecimento teórico e a atuação profissional, possibilitando a troca de saberes e práticas entre discentes e profissionais,  promovendo a autonomia e desenvolvendo estratégias para melhor atender ao usuário. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-Saúde com idosos integrantes do HIPERDIA, da Unidade Básica de Saúde Pimentel Amorim. Metodologia: Relato de experiência produzido através de intervenção direta e observações em roda de conversa com o grupo de idosos através de diário de campo. Resultados: Oportunizou-se maior integração entre a equipe de preceptores e discentes potencializando o cuidado em saúde. Foi relatada a depressão nas falas de alguns idosos. Promoveu-se uma intervenção em saúde multiprofissional e interdisciplinar, com destaque para a interdisciplinaridade que beneficiou a comunidade, observando suas singularidades, expectativas e contextos sociais individuais. Conclusões: A experiência foi capaz de promover nos atores envolvidos uma reflexão acerca de temáticas relevantes no processo de formação dos profissionais de saúde. O PET-GraduaSUS contribuiu para a formação dos discentes do curso de medicina e fortaleceu o vínculo entre profissional e usuário para os demais atores envolvidos, ampliou a visão dos discentes permitindo-os perceber a potencialidade do trabalho em equipe e o efeito deste na resposta do usuário. Observou-se que as práticas promovidas pelo PET-GraduaSUS promoveram maior adesão, participação e autonomia entre os usuários e a compreensão de novos conceitos e habilidades necessários à equipe de saúde para o melhor cuidado aos usuários.
id VERACRUZ-0_5cfb67936238f3449ece68aa85ac322c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23575
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience reportProfissional de saúdeFormação Profissional em SaúdePrograma de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Saúde da Família)Introdução: A relação profissional de saúde e o usuário, bem como o processo saúde-doença transcende a anamnese e a prescrição, abrange também os aspectos psíquicos e o contexto social do usuário, portanto, é necessário modificar o processo de formação dos profissionais de saúde inserindo ações interprofissionais que atendam aos preceitos necessários para promover um atendimento qualificado na atenção em saúde. O PET-Saúde atua como um elo entre o conhecimento teórico e a atuação profissional, possibilitando a troca de saberes e práticas entre discentes e profissionais,  promovendo a autonomia e desenvolvendo estratégias para melhor atender ao usuário. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-Saúde com idosos integrantes do HIPERDIA, da Unidade Básica de Saúde Pimentel Amorim. Metodologia: Relato de experiência produzido através de intervenção direta e observações em roda de conversa com o grupo de idosos através de diário de campo. Resultados: Oportunizou-se maior integração entre a equipe de preceptores e discentes potencializando o cuidado em saúde. Foi relatada a depressão nas falas de alguns idosos. Promoveu-se uma intervenção em saúde multiprofissional e interdisciplinar, com destaque para a interdisciplinaridade que beneficiou a comunidade, observando suas singularidades, expectativas e contextos sociais individuais. Conclusões: A experiência foi capaz de promover nos atores envolvidos uma reflexão acerca de temáticas relevantes no processo de formação dos profissionais de saúde. O PET-GraduaSUS contribuiu para a formação dos discentes do curso de medicina e fortaleceu o vínculo entre profissional e usuário para os demais atores envolvidos, ampliou a visão dos discentes permitindo-os perceber a potencialidade do trabalho em equipe e o efeito deste na resposta do usuário. Observou-se que as práticas promovidas pelo PET-GraduaSUS promoveram maior adesão, participação e autonomia entre os usuários e a compreensão de novos conceitos e habilidades necessários à equipe de saúde para o melhor cuidado aos usuários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2357510.34117/bjdv7n1-570Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8408-8420Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8408-8420Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8408-84202525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575/18952Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Raphael da RochaDuarte, Rafaela Maria BezerraAlves, Regina de Souzade Assis, Tereza Angélica LopesAraújo, Maria Liege BatistaLima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santado Nascimento, Roberta Zaninelli2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23575Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:02.296598Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report
title O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report
spellingShingle O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report
Carvalho, Raphael da Rocha
Profissional de saúde
Formação Profissional em Saúde
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Saúde da Família)
title_short O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report
title_full O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report
title_fullStr O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report
title_full_unstemmed O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report
title_sort O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report
author Carvalho, Raphael da Rocha
author_facet Carvalho, Raphael da Rocha
Duarte, Rafaela Maria Bezerra
Alves, Regina de Souza
de Assis, Tereza Angélica Lopes
Araújo, Maria Liege Batista
Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa
do Nascimento, Roberta Zaninelli
author_role author
author2 Duarte, Rafaela Maria Bezerra
Alves, Regina de Souza
de Assis, Tereza Angélica Lopes
Araújo, Maria Liege Batista
Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa
do Nascimento, Roberta Zaninelli
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Raphael da Rocha
Duarte, Rafaela Maria Bezerra
Alves, Regina de Souza
de Assis, Tereza Angélica Lopes
Araújo, Maria Liege Batista
Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa
do Nascimento, Roberta Zaninelli
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional de saúde
Formação Profissional em Saúde
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Saúde da Família)
topic Profissional de saúde
Formação Profissional em Saúde
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Saúde da Família)
description Introdução: A relação profissional de saúde e o usuário, bem como o processo saúde-doença transcende a anamnese e a prescrição, abrange também os aspectos psíquicos e o contexto social do usuário, portanto, é necessário modificar o processo de formação dos profissionais de saúde inserindo ações interprofissionais que atendam aos preceitos necessários para promover um atendimento qualificado na atenção em saúde. O PET-Saúde atua como um elo entre o conhecimento teórico e a atuação profissional, possibilitando a troca de saberes e práticas entre discentes e profissionais,  promovendo a autonomia e desenvolvendo estratégias para melhor atender ao usuário. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-Saúde com idosos integrantes do HIPERDIA, da Unidade Básica de Saúde Pimentel Amorim. Metodologia: Relato de experiência produzido através de intervenção direta e observações em roda de conversa com o grupo de idosos através de diário de campo. Resultados: Oportunizou-se maior integração entre a equipe de preceptores e discentes potencializando o cuidado em saúde. Foi relatada a depressão nas falas de alguns idosos. Promoveu-se uma intervenção em saúde multiprofissional e interdisciplinar, com destaque para a interdisciplinaridade que beneficiou a comunidade, observando suas singularidades, expectativas e contextos sociais individuais. Conclusões: A experiência foi capaz de promover nos atores envolvidos uma reflexão acerca de temáticas relevantes no processo de formação dos profissionais de saúde. O PET-GraduaSUS contribuiu para a formação dos discentes do curso de medicina e fortaleceu o vínculo entre profissional e usuário para os demais atores envolvidos, ampliou a visão dos discentes permitindo-os perceber a potencialidade do trabalho em equipe e o efeito deste na resposta do usuário. Observou-se que as práticas promovidas pelo PET-GraduaSUS promoveram maior adesão, participação e autonomia entre os usuários e a compreensão de novos conceitos e habilidades necessários à equipe de saúde para o melhor cuidado aos usuários.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575
10.34117/bjdv7n1-570
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575/18952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8408-8420
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8408-8420
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8408-8420
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645507734536192