O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575 |
Resumo: | Introdução: A relação profissional de saúde e o usuário, bem como o processo saúde-doença transcende a anamnese e a prescrição, abrange também os aspectos psíquicos e o contexto social do usuário, portanto, é necessário modificar o processo de formação dos profissionais de saúde inserindo ações interprofissionais que atendam aos preceitos necessários para promover um atendimento qualificado na atenção em saúde. O PET-Saúde atua como um elo entre o conhecimento teórico e a atuação profissional, possibilitando a troca de saberes e práticas entre discentes e profissionais, promovendo a autonomia e desenvolvendo estratégias para melhor atender ao usuário. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-Saúde com idosos integrantes do HIPERDIA, da Unidade Básica de Saúde Pimentel Amorim. Metodologia: Relato de experiência produzido através de intervenção direta e observações em roda de conversa com o grupo de idosos através de diário de campo. Resultados: Oportunizou-se maior integração entre a equipe de preceptores e discentes potencializando o cuidado em saúde. Foi relatada a depressão nas falas de alguns idosos. Promoveu-se uma intervenção em saúde multiprofissional e interdisciplinar, com destaque para a interdisciplinaridade que beneficiou a comunidade, observando suas singularidades, expectativas e contextos sociais individuais. Conclusões: A experiência foi capaz de promover nos atores envolvidos uma reflexão acerca de temáticas relevantes no processo de formação dos profissionais de saúde. O PET-GraduaSUS contribuiu para a formação dos discentes do curso de medicina e fortaleceu o vínculo entre profissional e usuário para os demais atores envolvidos, ampliou a visão dos discentes permitindo-os perceber a potencialidade do trabalho em equipe e o efeito deste na resposta do usuário. Observou-se que as práticas promovidas pelo PET-GraduaSUS promoveram maior adesão, participação e autonomia entre os usuários e a compreensão de novos conceitos e habilidades necessários à equipe de saúde para o melhor cuidado aos usuários. |
id |
VERACRUZ-0_5cfb67936238f3449ece68aa85ac322c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23575 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience reportProfissional de saúdeFormação Profissional em SaúdePrograma de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Saúde da Família)Introdução: A relação profissional de saúde e o usuário, bem como o processo saúde-doença transcende a anamnese e a prescrição, abrange também os aspectos psíquicos e o contexto social do usuário, portanto, é necessário modificar o processo de formação dos profissionais de saúde inserindo ações interprofissionais que atendam aos preceitos necessários para promover um atendimento qualificado na atenção em saúde. O PET-Saúde atua como um elo entre o conhecimento teórico e a atuação profissional, possibilitando a troca de saberes e práticas entre discentes e profissionais, promovendo a autonomia e desenvolvendo estratégias para melhor atender ao usuário. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-Saúde com idosos integrantes do HIPERDIA, da Unidade Básica de Saúde Pimentel Amorim. Metodologia: Relato de experiência produzido através de intervenção direta e observações em roda de conversa com o grupo de idosos através de diário de campo. Resultados: Oportunizou-se maior integração entre a equipe de preceptores e discentes potencializando o cuidado em saúde. Foi relatada a depressão nas falas de alguns idosos. Promoveu-se uma intervenção em saúde multiprofissional e interdisciplinar, com destaque para a interdisciplinaridade que beneficiou a comunidade, observando suas singularidades, expectativas e contextos sociais individuais. Conclusões: A experiência foi capaz de promover nos atores envolvidos uma reflexão acerca de temáticas relevantes no processo de formação dos profissionais de saúde. O PET-GraduaSUS contribuiu para a formação dos discentes do curso de medicina e fortaleceu o vínculo entre profissional e usuário para os demais atores envolvidos, ampliou a visão dos discentes permitindo-os perceber a potencialidade do trabalho em equipe e o efeito deste na resposta do usuário. Observou-se que as práticas promovidas pelo PET-GraduaSUS promoveram maior adesão, participação e autonomia entre os usuários e a compreensão de novos conceitos e habilidades necessários à equipe de saúde para o melhor cuidado aos usuários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2357510.34117/bjdv7n1-570Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8408-8420Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8408-8420Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8408-84202525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575/18952Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Raphael da RochaDuarte, Rafaela Maria BezerraAlves, Regina de Souzade Assis, Tereza Angélica LopesAraújo, Maria Liege BatistaLima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santado Nascimento, Roberta Zaninelli2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23575Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:02.296598Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report |
title |
O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report |
spellingShingle |
O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report Carvalho, Raphael da Rocha Profissional de saúde Formação Profissional em Saúde Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Saúde da Família) |
title_short |
O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report |
title_full |
O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report |
title_fullStr |
O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report |
title_full_unstemmed |
O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report |
title_sort |
O impacto do olhar diferenciado do profissional de saúde no processo saúde-doença: relato de experiência PET / The impact of the health professional's different view on the health-disease process: PET experience report |
author |
Carvalho, Raphael da Rocha |
author_facet |
Carvalho, Raphael da Rocha Duarte, Rafaela Maria Bezerra Alves, Regina de Souza de Assis, Tereza Angélica Lopes Araújo, Maria Liege Batista Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa do Nascimento, Roberta Zaninelli |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Rafaela Maria Bezerra Alves, Regina de Souza de Assis, Tereza Angélica Lopes Araújo, Maria Liege Batista Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa do Nascimento, Roberta Zaninelli |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Raphael da Rocha Duarte, Rafaela Maria Bezerra Alves, Regina de Souza de Assis, Tereza Angélica Lopes Araújo, Maria Liege Batista Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa do Nascimento, Roberta Zaninelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissional de saúde Formação Profissional em Saúde Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Saúde da Família) |
topic |
Profissional de saúde Formação Profissional em Saúde Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Saúde da Família) |
description |
Introdução: A relação profissional de saúde e o usuário, bem como o processo saúde-doença transcende a anamnese e a prescrição, abrange também os aspectos psíquicos e o contexto social do usuário, portanto, é necessário modificar o processo de formação dos profissionais de saúde inserindo ações interprofissionais que atendam aos preceitos necessários para promover um atendimento qualificado na atenção em saúde. O PET-Saúde atua como um elo entre o conhecimento teórico e a atuação profissional, possibilitando a troca de saberes e práticas entre discentes e profissionais, promovendo a autonomia e desenvolvendo estratégias para melhor atender ao usuário. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-Saúde com idosos integrantes do HIPERDIA, da Unidade Básica de Saúde Pimentel Amorim. Metodologia: Relato de experiência produzido através de intervenção direta e observações em roda de conversa com o grupo de idosos através de diário de campo. Resultados: Oportunizou-se maior integração entre a equipe de preceptores e discentes potencializando o cuidado em saúde. Foi relatada a depressão nas falas de alguns idosos. Promoveu-se uma intervenção em saúde multiprofissional e interdisciplinar, com destaque para a interdisciplinaridade que beneficiou a comunidade, observando suas singularidades, expectativas e contextos sociais individuais. Conclusões: A experiência foi capaz de promover nos atores envolvidos uma reflexão acerca de temáticas relevantes no processo de formação dos profissionais de saúde. O PET-GraduaSUS contribuiu para a formação dos discentes do curso de medicina e fortaleceu o vínculo entre profissional e usuário para os demais atores envolvidos, ampliou a visão dos discentes permitindo-os perceber a potencialidade do trabalho em equipe e o efeito deste na resposta do usuário. Observou-se que as práticas promovidas pelo PET-GraduaSUS promoveram maior adesão, participação e autonomia entre os usuários e a compreensão de novos conceitos e habilidades necessários à equipe de saúde para o melhor cuidado aos usuários. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575 10.34117/bjdv7n1-570 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23575/18952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8408-8420 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8408-8420 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8408-8420 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645507734536192 |