Reserva particular de patrimônio natural e o despertar de valores para conservação da natureza/ Private reserve of natural heritage and awakening values for nature conservation
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4897 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo elaborar uma trilha interpretativa direcionada ao público infantil, da propriedade em processo de criação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), o Solar das Borboletas, bem como analisar sua influência no envolvimento e sensibilização das crianças com a natureza. Para tal, foi desenvolvido um trajeto composto por sete paradas interpretativas, focando em temas relacionados à importância da floresta. A análise do comportamento do público infantil foi realizada de forma qualitativa por meio das intervenções das crianças durante a execução da trilha interpretativa. No decorrer de todas as paradas interpretativas, foram realizadas discussões e promovidas reflexões sobre os temas ambientais, onde as crianças demonstraram conhecer diversos processos ecológicos. Por fim, conclui-se que o papel da interpretação da natureza em trilhas dentro de uma Unidade de Conservação é de extrema importância, pois é uma ferramenta que auxilia a compreensão do ambiente em que o indivíduo está inserido, auxiliando na formação da identidade de crianças e jovens e sua relação com os recursos naturais. |
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Reserva particular de patrimônio natural e o despertar de valores para conservação da natureza/ Private reserve of natural heritage and awakening values for nature conservationUnidades de ConservaçãoConservaçãoCriançasVisitaçãoO presente estudo teve como objetivo elaborar uma trilha interpretativa direcionada ao público infantil, da propriedade em processo de criação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), o Solar das Borboletas, bem como analisar sua influência no envolvimento e sensibilização das crianças com a natureza. Para tal, foi desenvolvido um trajeto composto por sete paradas interpretativas, focando em temas relacionados à importância da floresta. A análise do comportamento do público infantil foi realizada de forma qualitativa por meio das intervenções das crianças durante a execução da trilha interpretativa. No decorrer de todas as paradas interpretativas, foram realizadas discussões e promovidas reflexões sobre os temas ambientais, onde as crianças demonstraram conhecer diversos processos ecológicos. Por fim, conclui-se que o papel da interpretação da natureza em trilhas dentro de uma Unidade de Conservação é de extrema importância, pois é uma ferramenta que auxilia a compreensão do ambiente em que o indivíduo está inserido, auxiliando na formação da identidade de crianças e jovens e sua relação com os recursos naturais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/489710.34117/bjdv5n11-315Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26959-26968Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26959-26968Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26959-269682525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4897/4510Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcuzzo, Suzane BevilacquaJaskulski, Leticia PawoskiGorski, Stefania da SilvaBarbieri, Carolina CobraHoppe, Murilo Olmiro2021-02-15T12:36:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4897Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:02.895641Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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