Produção de vídeos educativos de curta duração para redes sociais, na área da virologia - um relato de experiência / Production of short educational videos for social networks, in the area of virology - an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lourenço, Francisco Dantas, Desidério, Gabriel Alves, Lima, Natanael de Oliveira, Nicolete, Larissa Deadame de Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32979
Resumo: A pandemia aumentou a busca sobre virologia, mostrando que as pessoas buscam informações que lhes desperte interesse. Porém, o Aprendizado Significativo de Ausubel diz que, para a informação se transformar em conhecimento cognitivo, é necessária que a ideia âncora seja dada na escola. Sem as aulas, a virologia deve ser trabalhada pelo rofessor à distância com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os docentes podem não apresentar domínio sobre as TICs e/ou a virologia imprescindível para a educomunicação. Assim, relatamos a experiência na criação do Viruses Animated Learning (VirAL) - animações educativas disponíveis no YouTube, Instagram e também no Blog, sobre vírus de interesse médico, entre eles o SARS-Cov-2. A ideia foi utilizar ferramentas para criar conteúdo audiovisual de qualidade para serem consumidos por usuários comuns e professores que queiram abordar a virologia de maneira dinâmica.
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