Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370 |
Resumo: | A evasão de estudantes de ensino superior é um fenômeno recorrente que afeta as universidades públicas e particulares, não só no âmbito nacional, como internacional. Esta realidade é observada principalmente em cursos de engenharia, aonde muita das causas vão desde a dificuldade de aprendizado, carência de base educacional, até mesmo fatores econômicos, sociais e pessoais. Desta feita, este trabalho busca realizar um estudo referente à taxa de conclusão, bem como de evasão e retenção de alunos de graduação em Engenharia Mecânica que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante os anos de 2011 a 2019. Para isso, foi feita uma analise quantitativa de alunos, dentro do período estudado, com base em dados dos fornecidos pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), fazendo, então, uma comparação entre o número de alunos que concluíram e os que evadiram do curso, relacionando com a maneira de ingresso dos mesmos. |
id |
VERACRUZ-0_609c37a688e46d344549b2c1a7bc84ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3370 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019Engenharia mecânica. UFPA. Evasão. Ensino superiorA evasão de estudantes de ensino superior é um fenômeno recorrente que afeta as universidades públicas e particulares, não só no âmbito nacional, como internacional. Esta realidade é observada principalmente em cursos de engenharia, aonde muita das causas vão desde a dificuldade de aprendizado, carência de base educacional, até mesmo fatores econômicos, sociais e pessoais. Desta feita, este trabalho busca realizar um estudo referente à taxa de conclusão, bem como de evasão e retenção de alunos de graduação em Engenharia Mecânica que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante os anos de 2011 a 2019. Para isso, foi feita uma analise quantitativa de alunos, dentro do período estudado, com base em dados dos fornecidos pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), fazendo, então, uma comparação entre o número de alunos que concluíram e os que evadiram do curso, relacionando com a maneira de ingresso dos mesmos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/337010.34117/bjdv5n9-162Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15981-15993Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15981-15993Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15981-159932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370/3212Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Rodrigo da Silva MagalhãesPereira, Léo César de Oliveira PereiraCintra, Álvaro Arthur SoaresVilhena, Edil Silva DeGomes, Igor dos SantosOliveira, Christiane deNogueira, Manoel Fernandes MartinsFujiyama, Roberto Tetsuo2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3370Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:14.817742Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019 |
title |
Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019 |
spellingShingle |
Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019 Dias, Rodrigo da Silva Magalhães Engenharia mecânica. UFPA. Evasão. Ensino superior |
title_short |
Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019 |
title_full |
Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019 |
title_fullStr |
Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019 |
title_full_unstemmed |
Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019 |
title_sort |
Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019 |
author |
Dias, Rodrigo da Silva Magalhães |
author_facet |
Dias, Rodrigo da Silva Magalhães Pereira, Léo César de Oliveira Pereira Cintra, Álvaro Arthur Soares Vilhena, Edil Silva De Gomes, Igor dos Santos Oliveira, Christiane de Nogueira, Manoel Fernandes Martins Fujiyama, Roberto Tetsuo |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Léo César de Oliveira Pereira Cintra, Álvaro Arthur Soares Vilhena, Edil Silva De Gomes, Igor dos Santos Oliveira, Christiane de Nogueira, Manoel Fernandes Martins Fujiyama, Roberto Tetsuo |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Rodrigo da Silva Magalhães Pereira, Léo César de Oliveira Pereira Cintra, Álvaro Arthur Soares Vilhena, Edil Silva De Gomes, Igor dos Santos Oliveira, Christiane de Nogueira, Manoel Fernandes Martins Fujiyama, Roberto Tetsuo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica. UFPA. Evasão. Ensino superior |
topic |
Engenharia mecânica. UFPA. Evasão. Ensino superior |
description |
A evasão de estudantes de ensino superior é um fenômeno recorrente que afeta as universidades públicas e particulares, não só no âmbito nacional, como internacional. Esta realidade é observada principalmente em cursos de engenharia, aonde muita das causas vão desde a dificuldade de aprendizado, carência de base educacional, até mesmo fatores econômicos, sociais e pessoais. Desta feita, este trabalho busca realizar um estudo referente à taxa de conclusão, bem como de evasão e retenção de alunos de graduação em Engenharia Mecânica que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante os anos de 2011 a 2019. Para isso, foi feita uma analise quantitativa de alunos, dentro do período estudado, com base em dados dos fornecidos pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), fazendo, então, uma comparação entre o número de alunos que concluíram e os que evadiram do curso, relacionando com a maneira de ingresso dos mesmos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370 10.34117/bjdv5n9-162 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370/3212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15981-15993 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15981-15993 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15981-15993 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645424166174720 |