Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rodrigo da Silva Magalhães
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Léo César de Oliveira Pereira, Cintra, Álvaro Arthur Soares, Vilhena, Edil Silva De, Gomes, Igor dos Santos, Oliveira, Christiane de, Nogueira, Manoel Fernandes Martins, Fujiyama, Roberto Tetsuo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370
Resumo: A evasão de estudantes de ensino superior é um fenômeno recorrente que afeta as universidades públicas e particulares, não só no âmbito nacional, como internacional. Esta realidade é observada principalmente em cursos de engenharia, aonde muita das causas vão desde a dificuldade de aprendizado, carência de base educacional, até mesmo fatores econômicos, sociais e pessoais. Desta feita, este trabalho busca realizar um estudo referente à taxa de conclusão, bem como de evasão e retenção de alunos de graduação em Engenharia Mecânica que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante os anos de 2011 a 2019. Para isso, foi feita uma analise quantitativa de alunos, dentro do período estudado, com base em dados dos fornecidos pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), fazendo, então, uma comparação entre o número de alunos que concluíram e os que evadiram do curso, relacionando com a maneira de ingresso dos mesmos. 
id VERACRUZ-0_609c37a688e46d344549b2c1a7bc84ed
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3370
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019Engenharia mecânica. UFPA. Evasão. Ensino superiorA evasão de estudantes de ensino superior é um fenômeno recorrente que afeta as universidades públicas e particulares, não só no âmbito nacional, como internacional. Esta realidade é observada principalmente em cursos de engenharia, aonde muita das causas vão desde a dificuldade de aprendizado, carência de base educacional, até mesmo fatores econômicos, sociais e pessoais. Desta feita, este trabalho busca realizar um estudo referente à taxa de conclusão, bem como de evasão e retenção de alunos de graduação em Engenharia Mecânica que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante os anos de 2011 a 2019. Para isso, foi feita uma analise quantitativa de alunos, dentro do período estudado, com base em dados dos fornecidos pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), fazendo, então, uma comparação entre o número de alunos que concluíram e os que evadiram do curso, relacionando com a maneira de ingresso dos mesmos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/337010.34117/bjdv5n9-162Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15981-15993Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15981-15993Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15981-159932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370/3212Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Rodrigo da Silva MagalhãesPereira, Léo César de Oliveira PereiraCintra, Álvaro Arthur SoaresVilhena, Edil Silva DeGomes, Igor dos SantosOliveira, Christiane deNogueira, Manoel Fernandes MartinsFujiyama, Roberto Tetsuo2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3370Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:14.817742Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019
title Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019
spellingShingle Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019
Dias, Rodrigo da Silva Magalhães
Engenharia mecânica. UFPA. Evasão. Ensino superior
title_short Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019
title_full Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019
title_fullStr Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019
title_full_unstemmed Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019
title_sort Análise da influência do ingresso, evasão e conclusão das turmas de Engenharia Mecânica da UFPA entre 2011 e 2019 / Analysis of the influence of entrance, dropout and completion of Mechanical Engineering classes at UFPA between 2011 and 2019
author Dias, Rodrigo da Silva Magalhães
author_facet Dias, Rodrigo da Silva Magalhães
Pereira, Léo César de Oliveira Pereira
Cintra, Álvaro Arthur Soares
Vilhena, Edil Silva De
Gomes, Igor dos Santos
Oliveira, Christiane de
Nogueira, Manoel Fernandes Martins
Fujiyama, Roberto Tetsuo
author_role author
author2 Pereira, Léo César de Oliveira Pereira
Cintra, Álvaro Arthur Soares
Vilhena, Edil Silva De
Gomes, Igor dos Santos
Oliveira, Christiane de
Nogueira, Manoel Fernandes Martins
Fujiyama, Roberto Tetsuo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rodrigo da Silva Magalhães
Pereira, Léo César de Oliveira Pereira
Cintra, Álvaro Arthur Soares
Vilhena, Edil Silva De
Gomes, Igor dos Santos
Oliveira, Christiane de
Nogueira, Manoel Fernandes Martins
Fujiyama, Roberto Tetsuo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica. UFPA. Evasão. Ensino superior
topic Engenharia mecânica. UFPA. Evasão. Ensino superior
description A evasão de estudantes de ensino superior é um fenômeno recorrente que afeta as universidades públicas e particulares, não só no âmbito nacional, como internacional. Esta realidade é observada principalmente em cursos de engenharia, aonde muita das causas vão desde a dificuldade de aprendizado, carência de base educacional, até mesmo fatores econômicos, sociais e pessoais. Desta feita, este trabalho busca realizar um estudo referente à taxa de conclusão, bem como de evasão e retenção de alunos de graduação em Engenharia Mecânica que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante os anos de 2011 a 2019. Para isso, foi feita uma analise quantitativa de alunos, dentro do período estudado, com base em dados dos fornecidos pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), fazendo, então, uma comparação entre o número de alunos que concluíram e os que evadiram do curso, relacionando com a maneira de ingresso dos mesmos. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370
10.34117/bjdv5n9-162
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3370/3212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15981-15993
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15981-15993
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15981-15993
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645424166174720