Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of liberty
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21907 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa de doutorado que busca compreender os significados e sentidos dos processos educativos vivenciados pelos jovens em situação de privação de liberdade. Esses jovens cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT, na internação masculina. O Programa de Medidas Socioeducativas possui um caráter sociopedagógico, ou seja, educativo e social, com vista à promoção do desenvolvimento pessoal dos jovens, para que tenham possibilidade de construir outro projeto de vida. A questão que orienta a investigação é: como os jovens em situação de privação de liberdade significam os processos educativos que vivenciam e quais expectativas manifestam para as práticas sociais no Centro de Atendimento Socioeducativo? O referencial teórico do estudo está ancorado em autores como: Freire (1984, 1992, 2005) Costa (2004) e Fairclough (1999; 2001), dentre outros que compartilham a inter-relação entre visão de mundo, de ser humano e de educação. O estudo é de natureza qualitativa e foram utilizados como recursos metodológicos de coleta de dados: rodas de conversa e registros das interações que aconteceram durante as oficinas temáticas, por meio de notas de campo organizadas em diários de campo. Os resultados das análises anunciam, por meio das falas dos jovens, a relação dialógica e a ação socioeducativa, as representações ambivalentes dos processos educativos vivenciados pelos jovens e as expectativas manifestadas. Demonstraram, ainda, como os jovens significam os processos educativos e o que é cumprir uma medida socioeducativa de privação de liberdade, apontando caminhos que podem contribuir com a melhoria do Programa de Medidas Socioeducativas de Mato Grosso, na construção de alternativas para que esses jovens possam se aproximar e contar, efetivamente, com atividades que dialoguem com o seu cotidiano, suas expectativas e interesses, visando a superação e ressignificação para suas vidas. |
id |
VERACRUZ-0_60ee6b1c9c586cef2d137deeb58adc8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21907 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of libertyJovens em privação de liberdadeProcessos educativos em Programas de Medidas SocioeducativasEducação e Socioeducação.Este estudo tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa de doutorado que busca compreender os significados e sentidos dos processos educativos vivenciados pelos jovens em situação de privação de liberdade. Esses jovens cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT, na internação masculina. O Programa de Medidas Socioeducativas possui um caráter sociopedagógico, ou seja, educativo e social, com vista à promoção do desenvolvimento pessoal dos jovens, para que tenham possibilidade de construir outro projeto de vida. A questão que orienta a investigação é: como os jovens em situação de privação de liberdade significam os processos educativos que vivenciam e quais expectativas manifestam para as práticas sociais no Centro de Atendimento Socioeducativo? O referencial teórico do estudo está ancorado em autores como: Freire (1984, 1992, 2005) Costa (2004) e Fairclough (1999; 2001), dentre outros que compartilham a inter-relação entre visão de mundo, de ser humano e de educação. O estudo é de natureza qualitativa e foram utilizados como recursos metodológicos de coleta de dados: rodas de conversa e registros das interações que aconteceram durante as oficinas temáticas, por meio de notas de campo organizadas em diários de campo. Os resultados das análises anunciam, por meio das falas dos jovens, a relação dialógica e a ação socioeducativa, as representações ambivalentes dos processos educativos vivenciados pelos jovens e as expectativas manifestadas. Demonstraram, ainda, como os jovens significam os processos educativos e o que é cumprir uma medida socioeducativa de privação de liberdade, apontando caminhos que podem contribuir com a melhoria do Programa de Medidas Socioeducativas de Mato Grosso, na construção de alternativas para que esses jovens possam se aproximar e contar, efetivamente, com atividades que dialoguem com o seu cotidiano, suas expectativas e interesses, visando a superação e ressignificação para suas vidas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2190710.34117/bjdv6n12-485Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 100101-100113Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 100101-100113Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 100101-1001132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21907/17483Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Kátia Aparecida da Silva NunesOnofre, Elenice Maria CammarosanoLopes, Clóris Violeta Alves2021-06-07T20:45:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21907Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:07.274832Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of liberty |
title |
Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of liberty |
spellingShingle |
Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of liberty Miranda, Kátia Aparecida da Silva Nunes Jovens em privação de liberdade Processos educativos em Programas de Medidas Socioeducativas Educação e Socioeducação. |
title_short |
Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of liberty |
title_full |
Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of liberty |
title_fullStr |
Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of liberty |
title_full_unstemmed |
Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of liberty |
title_sort |
Socioeducação e juventudes: Ressignificando os processos educativos na privação de liberdade / Socio-education and youth: Resignifying educational processes in deprivation of liberty |
author |
Miranda, Kátia Aparecida da Silva Nunes |
author_facet |
Miranda, Kátia Aparecida da Silva Nunes Onofre, Elenice Maria Cammarosano Lopes, Clóris Violeta Alves |
author_role |
author |
author2 |
Onofre, Elenice Maria Cammarosano Lopes, Clóris Violeta Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Kátia Aparecida da Silva Nunes Onofre, Elenice Maria Cammarosano Lopes, Clóris Violeta Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens em privação de liberdade Processos educativos em Programas de Medidas Socioeducativas Educação e Socioeducação. |
topic |
Jovens em privação de liberdade Processos educativos em Programas de Medidas Socioeducativas Educação e Socioeducação. |
description |
Este estudo tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa de doutorado que busca compreender os significados e sentidos dos processos educativos vivenciados pelos jovens em situação de privação de liberdade. Esses jovens cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá/MT, na internação masculina. O Programa de Medidas Socioeducativas possui um caráter sociopedagógico, ou seja, educativo e social, com vista à promoção do desenvolvimento pessoal dos jovens, para que tenham possibilidade de construir outro projeto de vida. A questão que orienta a investigação é: como os jovens em situação de privação de liberdade significam os processos educativos que vivenciam e quais expectativas manifestam para as práticas sociais no Centro de Atendimento Socioeducativo? O referencial teórico do estudo está ancorado em autores como: Freire (1984, 1992, 2005) Costa (2004) e Fairclough (1999; 2001), dentre outros que compartilham a inter-relação entre visão de mundo, de ser humano e de educação. O estudo é de natureza qualitativa e foram utilizados como recursos metodológicos de coleta de dados: rodas de conversa e registros das interações que aconteceram durante as oficinas temáticas, por meio de notas de campo organizadas em diários de campo. Os resultados das análises anunciam, por meio das falas dos jovens, a relação dialógica e a ação socioeducativa, as representações ambivalentes dos processos educativos vivenciados pelos jovens e as expectativas manifestadas. Demonstraram, ainda, como os jovens significam os processos educativos e o que é cumprir uma medida socioeducativa de privação de liberdade, apontando caminhos que podem contribuir com a melhoria do Programa de Medidas Socioeducativas de Mato Grosso, na construção de alternativas para que esses jovens possam se aproximar e contar, efetivamente, com atividades que dialoguem com o seu cotidiano, suas expectativas e interesses, visando a superação e ressignificação para suas vidas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21907 10.34117/bjdv6n12-485 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21907 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21907/17483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 100101-100113 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 100101-100113 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 100101-100113 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645499955150848 |