A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristo, Rejane Souza Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Couto, Maria Elizabete Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender como a prática pedagógica nas Salas de Recursos Multifuncionais tem contribuído no processo de  inclusão dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, em duas escolas públicas que receberam os equipamentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com duas professorass. Realizamos entrevista com as professoras para a produção do material empírico e para análise de dados recorremos à análise de unidade proposta por Vygotsky (2009). Os dados indicaram que  a prática pedagógica na SRM pode resultar bem como comprometer o atendimento às necessidades específicas apresentadas por cada deficiência no estímulo e desenvolvimento de habilidades, trazendo para a prática pedagógica um caráter simplista, com conceitos e concepções baseadas no senso comum, descaracterizando o aspecto técnico-científico inerente a formação e ao trabalho docente.  
id VERACRUZ-0_6279774e45fb4ce266224c59e20d740b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11223
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledgePrática pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Saberes docentes.Este artigo tem como objetivo compreender como a prática pedagógica nas Salas de Recursos Multifuncionais tem contribuído no processo de  inclusão dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, em duas escolas públicas que receberam os equipamentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com duas professorass. Realizamos entrevista com as professoras para a produção do material empírico e para análise de dados recorremos à análise de unidade proposta por Vygotsky (2009). Os dados indicaram que  a prática pedagógica na SRM pode resultar bem como comprometer o atendimento às necessidades específicas apresentadas por cada deficiência no estímulo e desenvolvimento de habilidades, trazendo para a prática pedagógica um caráter simplista, com conceitos e concepções baseadas no senso comum, descaracterizando o aspecto técnico-científico inerente a formação e ao trabalho docente.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1122310.34117/bjdv6n6-145Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34921-34934Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34921-34934Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34921-349342525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223/9396Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristo, Rejane Souza Ribeiro deCouto, Maria Elizabete Souza2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11223Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:06.188831Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge
title A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge
spellingShingle A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge
Cristo, Rejane Souza Ribeiro de
Prática pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Saberes docentes.
title_short A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge
title_full A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge
title_fullStr A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge
title_full_unstemmed A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge
title_sort A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge
author Cristo, Rejane Souza Ribeiro de
author_facet Cristo, Rejane Souza Ribeiro de
Couto, Maria Elizabete Souza
author_role author
author2 Couto, Maria Elizabete Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristo, Rejane Souza Ribeiro de
Couto, Maria Elizabete Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Saberes docentes.
topic Prática pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Saberes docentes.
description Este artigo tem como objetivo compreender como a prática pedagógica nas Salas de Recursos Multifuncionais tem contribuído no processo de  inclusão dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, em duas escolas públicas que receberam os equipamentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com duas professorass. Realizamos entrevista com as professoras para a produção do material empírico e para análise de dados recorremos à análise de unidade proposta por Vygotsky (2009). Os dados indicaram que  a prática pedagógica na SRM pode resultar bem como comprometer o atendimento às necessidades específicas apresentadas por cada deficiência no estímulo e desenvolvimento de habilidades, trazendo para a prática pedagógica um caráter simplista, com conceitos e concepções baseadas no senso comum, descaracterizando o aspecto técnico-científico inerente a formação e ao trabalho docente.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223
10.34117/bjdv6n6-145
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223/9396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34921-34934
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34921-34934
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34921-34934
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645456128868352