A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender como a prática pedagógica nas Salas de Recursos Multifuncionais tem contribuído no processo de inclusão dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, em duas escolas públicas que receberam os equipamentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com duas professorass. Realizamos entrevista com as professoras para a produção do material empírico e para análise de dados recorremos à análise de unidade proposta por Vygotsky (2009). Os dados indicaram que a prática pedagógica na SRM pode resultar bem como comprometer o atendimento às necessidades específicas apresentadas por cada deficiência no estímulo e desenvolvimento de habilidades, trazendo para a prática pedagógica um caráter simplista, com conceitos e concepções baseadas no senso comum, descaracterizando o aspecto técnico-científico inerente a formação e ao trabalho docente. |
id |
VERACRUZ-0_6279774e45fb4ce266224c59e20d740b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11223 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledgePrática pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Saberes docentes.Este artigo tem como objetivo compreender como a prática pedagógica nas Salas de Recursos Multifuncionais tem contribuído no processo de inclusão dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, em duas escolas públicas que receberam os equipamentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com duas professorass. Realizamos entrevista com as professoras para a produção do material empírico e para análise de dados recorremos à análise de unidade proposta por Vygotsky (2009). Os dados indicaram que a prática pedagógica na SRM pode resultar bem como comprometer o atendimento às necessidades específicas apresentadas por cada deficiência no estímulo e desenvolvimento de habilidades, trazendo para a prática pedagógica um caráter simplista, com conceitos e concepções baseadas no senso comum, descaracterizando o aspecto técnico-científico inerente a formação e ao trabalho docente. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1122310.34117/bjdv6n6-145Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34921-34934Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34921-34934Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34921-349342525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223/9396Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristo, Rejane Souza Ribeiro deCouto, Maria Elizabete Souza2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11223Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:06.188831Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge |
title |
A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge |
spellingShingle |
A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge Cristo, Rejane Souza Ribeiro de Prática pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Saberes docentes. |
title_short |
A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge |
title_full |
A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge |
title_fullStr |
A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge |
title_sort |
A prática pedagógica na sala de recursos multifuncionais (SRM) e seus saberes formativos / Pedagogical practice in the multifunctional resource room (SRM) and its training knowledge |
author |
Cristo, Rejane Souza Ribeiro de |
author_facet |
Cristo, Rejane Souza Ribeiro de Couto, Maria Elizabete Souza |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Maria Elizabete Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristo, Rejane Souza Ribeiro de Couto, Maria Elizabete Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Saberes docentes. |
topic |
Prática pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Saberes docentes. |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender como a prática pedagógica nas Salas de Recursos Multifuncionais tem contribuído no processo de inclusão dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, em duas escolas públicas que receberam os equipamentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com duas professorass. Realizamos entrevista com as professoras para a produção do material empírico e para análise de dados recorremos à análise de unidade proposta por Vygotsky (2009). Os dados indicaram que a prática pedagógica na SRM pode resultar bem como comprometer o atendimento às necessidades específicas apresentadas por cada deficiência no estímulo e desenvolvimento de habilidades, trazendo para a prática pedagógica um caráter simplista, com conceitos e concepções baseadas no senso comum, descaracterizando o aspecto técnico-científico inerente a formação e ao trabalho docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223 10.34117/bjdv6n6-145 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11223/9396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34921-34934 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34921-34934 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34921-34934 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645456128868352 |