Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Prado, Leiva Ayres
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tassa, Khaled Omar Mohamad El
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir sobre a educação inclusiva, destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais. O artigo apresenta, ainda, aspectos relacionados ao atendimento educacional especializado (AEE) e às salas de recursos multifuncionais (SRM), como espaços de inclusão nas escolas. A fim de tratar dessa temática, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica, que se insere no campo da Educação Especial. As discussões foram norteadas por autores como: Mantoan (2003), Lima (2006), Souza (2015), Ceron (2012), Oliveira e Santos (2014), entre outros. Como um dos principais resultados, ficou evidente que o atendimento educacional especializado (AEE), ofertado por meio das salas de recursos multifuncionais (SRM), se constitui em um meio de promoção e desenvolvimento da educação inclusiva e de respeito à diversidade.
id VERACRUZ-0_445c2163a88098594cc58d0eb5f407e1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42305
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)InclusãoEducação EspecialAtendimento Educacional EspecializadoSalas de Recursos Multifuncionais.Este artigo tem como objetivo discutir sobre a educação inclusiva, destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais. O artigo apresenta, ainda, aspectos relacionados ao atendimento educacional especializado (AEE) e às salas de recursos multifuncionais (SRM), como espaços de inclusão nas escolas. A fim de tratar dessa temática, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica, que se insere no campo da Educação Especial. As discussões foram norteadas por autores como: Mantoan (2003), Lima (2006), Souza (2015), Ceron (2012), Oliveira e Santos (2014), entre outros. Como um dos principais resultados, ficou evidente que o atendimento educacional especializado (AEE), ofertado por meio das salas de recursos multifuncionais (SRM), se constitui em um meio de promoção e desenvolvimento da educação inclusiva e de respeito à diversidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4230510.34117/bjdv8n1-052Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 793-807Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 793-807Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 793-8072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Prado, Leiva AyresTassa, Khaled Omar Mohamad El2022-04-28T19:40:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42305Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:52.208091Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)
title Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)
spellingShingle Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)
do Prado, Leiva Ayres
Inclusão
Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Salas de Recursos Multifuncionais.
title_short Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)
title_full Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)
title_fullStr Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)
title_full_unstemmed Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)
title_sort Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)
author do Prado, Leiva Ayres
author_facet do Prado, Leiva Ayres
Tassa, Khaled Omar Mohamad El
author_role author
author2 Tassa, Khaled Omar Mohamad El
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Prado, Leiva Ayres
Tassa, Khaled Omar Mohamad El
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Salas de Recursos Multifuncionais.
topic Inclusão
Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Salas de Recursos Multifuncionais.
description Este artigo tem como objetivo discutir sobre a educação inclusiva, destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais. O artigo apresenta, ainda, aspectos relacionados ao atendimento educacional especializado (AEE) e às salas de recursos multifuncionais (SRM), como espaços de inclusão nas escolas. A fim de tratar dessa temática, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica, que se insere no campo da Educação Especial. As discussões foram norteadas por autores como: Mantoan (2003), Lima (2006), Souza (2015), Ceron (2012), Oliveira e Santos (2014), entre outros. Como um dos principais resultados, ficou evidente que o atendimento educacional especializado (AEE), ofertado por meio das salas de recursos multifuncionais (SRM), se constitui em um meio de promoção e desenvolvimento da educação inclusiva e de respeito à diversidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305
10.34117/bjdv8n1-052
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 793-807
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 793-807
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 793-807
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645577092595712