Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir sobre a educação inclusiva, destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais. O artigo apresenta, ainda, aspectos relacionados ao atendimento educacional especializado (AEE) e às salas de recursos multifuncionais (SRM), como espaços de inclusão nas escolas. A fim de tratar dessa temática, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica, que se insere no campo da Educação Especial. As discussões foram norteadas por autores como: Mantoan (2003), Lima (2006), Souza (2015), Ceron (2012), Oliveira e Santos (2014), entre outros. Como um dos principais resultados, ficou evidente que o atendimento educacional especializado (AEE), ofertado por meio das salas de recursos multifuncionais (SRM), se constitui em um meio de promoção e desenvolvimento da educação inclusiva e de respeito à diversidade. |
id |
VERACRUZ-0_445c2163a88098594cc58d0eb5f407e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42305 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM)InclusãoEducação EspecialAtendimento Educacional EspecializadoSalas de Recursos Multifuncionais.Este artigo tem como objetivo discutir sobre a educação inclusiva, destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais. O artigo apresenta, ainda, aspectos relacionados ao atendimento educacional especializado (AEE) e às salas de recursos multifuncionais (SRM), como espaços de inclusão nas escolas. A fim de tratar dessa temática, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica, que se insere no campo da Educação Especial. As discussões foram norteadas por autores como: Mantoan (2003), Lima (2006), Souza (2015), Ceron (2012), Oliveira e Santos (2014), entre outros. Como um dos principais resultados, ficou evidente que o atendimento educacional especializado (AEE), ofertado por meio das salas de recursos multifuncionais (SRM), se constitui em um meio de promoção e desenvolvimento da educação inclusiva e de respeito à diversidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4230510.34117/bjdv8n1-052Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 793-807Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 793-807Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 793-8072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Prado, Leiva AyresTassa, Khaled Omar Mohamad El2022-04-28T19:40:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42305Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:52.208091Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM) |
title |
Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM) |
spellingShingle |
Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM) do Prado, Leiva Ayres Inclusão Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Salas de Recursos Multifuncionais. |
title_short |
Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM) |
title_full |
Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM) |
title_fullStr |
Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM) |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM) |
title_sort |
Educação inclusiva: Reflexões pertinentes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e as salas de recursos multifuncionais (SRM) / Inclusive education: Relevant reflections on specialized educational care (AEE) and multifunctional resource rooms (SRM) |
author |
do Prado, Leiva Ayres |
author_facet |
do Prado, Leiva Ayres Tassa, Khaled Omar Mohamad El |
author_role |
author |
author2 |
Tassa, Khaled Omar Mohamad El |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Prado, Leiva Ayres Tassa, Khaled Omar Mohamad El |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Salas de Recursos Multifuncionais. |
topic |
Inclusão Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Salas de Recursos Multifuncionais. |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir sobre a educação inclusiva, destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais. O artigo apresenta, ainda, aspectos relacionados ao atendimento educacional especializado (AEE) e às salas de recursos multifuncionais (SRM), como espaços de inclusão nas escolas. A fim de tratar dessa temática, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica, que se insere no campo da Educação Especial. As discussões foram norteadas por autores como: Mantoan (2003), Lima (2006), Souza (2015), Ceron (2012), Oliveira e Santos (2014), entre outros. Como um dos principais resultados, ficou evidente que o atendimento educacional especializado (AEE), ofertado por meio das salas de recursos multifuncionais (SRM), se constitui em um meio de promoção e desenvolvimento da educação inclusiva e de respeito à diversidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305 10.34117/bjdv8n1-052 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42305/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 793-807 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 793-807 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 793-807 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645577092595712 |