A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535 |
Resumo: | Este trabalho consiste em analisar a Educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social. A juventude está relacionada intrinsecamente como uma construção social. Este processo de construção perpassa a sua constituição de subjetividade que inclui a cultura, os modos de vida, os sistemas simbólicos, sociais e educativos. Observa-se que os jovens em situações de vulnerabilidade social são os mais atingidos pelas dificuldades de acesso à educação, ao trabalho e ao lazer, em função de diversas desigualdades que perpassam a distribuição de renda, classe social, racismo, gênero, dentre outras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com a base de pesquisa em artigos científicos publicados em periódicos e livros que discutem a temática proposta. Diante da investigação realizada, constata-se que a Educação como função libertadora, é um instrumento de protagonismo para a juventude em vulnerabilidade social que é permeada por diversas desigualdades no Brasil. |
id |
VERACRUZ-0_62f74b94abb1616b83430a105aef1ac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28535 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youthEducaçãoJuventudeVulnerabilidade SocialProtagonismo Social.Este trabalho consiste em analisar a Educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social. A juventude está relacionada intrinsecamente como uma construção social. Este processo de construção perpassa a sua constituição de subjetividade que inclui a cultura, os modos de vida, os sistemas simbólicos, sociais e educativos. Observa-se que os jovens em situações de vulnerabilidade social são os mais atingidos pelas dificuldades de acesso à educação, ao trabalho e ao lazer, em função de diversas desigualdades que perpassam a distribuição de renda, classe social, racismo, gênero, dentre outras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com a base de pesquisa em artigos científicos publicados em periódicos e livros que discutem a temática proposta. Diante da investigação realizada, constata-se que a Educação como função libertadora, é um instrumento de protagonismo para a juventude em vulnerabilidade social que é permeada por diversas desigualdades no Brasil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2853510.34117/bjdv7n4-483Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40439-40451Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40439-40451Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40439-404512525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Nikolas Medson AraújoSilveira, Bárbara SanaraBrandão, Viviane Bernadeth GrandaCardoso, Zilmar Santos2021-10-04T17:49:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28535Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:17.128461Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth |
title |
A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth |
spellingShingle |
A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth Ribeiro, Nikolas Medson Araújo Educação Juventude Vulnerabilidade Social Protagonismo Social. |
title_short |
A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth |
title_full |
A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth |
title_fullStr |
A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth |
title_full_unstemmed |
A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth |
title_sort |
A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth |
author |
Ribeiro, Nikolas Medson Araújo |
author_facet |
Ribeiro, Nikolas Medson Araújo Silveira, Bárbara Sanara Brandão, Viviane Bernadeth Granda Cardoso, Zilmar Santos |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Bárbara Sanara Brandão, Viviane Bernadeth Granda Cardoso, Zilmar Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Nikolas Medson Araújo Silveira, Bárbara Sanara Brandão, Viviane Bernadeth Granda Cardoso, Zilmar Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Juventude Vulnerabilidade Social Protagonismo Social. |
topic |
Educação Juventude Vulnerabilidade Social Protagonismo Social. |
description |
Este trabalho consiste em analisar a Educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social. A juventude está relacionada intrinsecamente como uma construção social. Este processo de construção perpassa a sua constituição de subjetividade que inclui a cultura, os modos de vida, os sistemas simbólicos, sociais e educativos. Observa-se que os jovens em situações de vulnerabilidade social são os mais atingidos pelas dificuldades de acesso à educação, ao trabalho e ao lazer, em função de diversas desigualdades que perpassam a distribuição de renda, classe social, racismo, gênero, dentre outras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com a base de pesquisa em artigos científicos publicados em periódicos e livros que discutem a temática proposta. Diante da investigação realizada, constata-se que a Educação como função libertadora, é um instrumento de protagonismo para a juventude em vulnerabilidade social que é permeada por diversas desigualdades no Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535 10.34117/bjdv7n4-483 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40439-40451 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40439-40451 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40439-40451 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645526764093440 |