A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nikolas Medson Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira, Bárbara Sanara, Brandão, Viviane Bernadeth Granda, Cardoso, Zilmar Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535
Resumo: Este trabalho consiste em analisar a Educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social. A juventude está relacionada intrinsecamente como uma construção social. Este processo de construção perpassa a sua constituição de subjetividade que inclui a cultura, os modos de vida, os sistemas simbólicos, sociais e educativos. Observa-se que os jovens em situações de vulnerabilidade social são os mais atingidos pelas dificuldades de acesso à educação, ao trabalho e ao lazer, em função de diversas desigualdades que perpassam a distribuição de renda, classe social, racismo, gênero, dentre outras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com a base de pesquisa em artigos científicos publicados em periódicos e livros que discutem a temática proposta. Diante da investigação realizada, constata-se que a Educação como função libertadora, é um instrumento de protagonismo para a juventude em vulnerabilidade social que é permeada por diversas desigualdades no Brasil.
id VERACRUZ-0_62f74b94abb1616b83430a105aef1ac6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28535
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youthEducaçãoJuventudeVulnerabilidade SocialProtagonismo Social.Este trabalho consiste em analisar a Educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social. A juventude está relacionada intrinsecamente como uma construção social. Este processo de construção perpassa a sua constituição de subjetividade que inclui a cultura, os modos de vida, os sistemas simbólicos, sociais e educativos. Observa-se que os jovens em situações de vulnerabilidade social são os mais atingidos pelas dificuldades de acesso à educação, ao trabalho e ao lazer, em função de diversas desigualdades que perpassam a distribuição de renda, classe social, racismo, gênero, dentre outras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com a base de pesquisa em artigos científicos publicados em periódicos e livros que discutem a temática proposta. Diante da investigação realizada, constata-se que a Educação como função libertadora, é um instrumento de protagonismo para a juventude em vulnerabilidade social que é permeada por diversas desigualdades no Brasil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2853510.34117/bjdv7n4-483Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40439-40451Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40439-40451Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40439-404512525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Nikolas Medson AraújoSilveira, Bárbara SanaraBrandão, Viviane Bernadeth GrandaCardoso, Zilmar Santos2021-10-04T17:49:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28535Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:17.128461Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth
title A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth
spellingShingle A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth
Ribeiro, Nikolas Medson Araújo
Educação
Juventude
Vulnerabilidade Social
Protagonismo Social.
title_short A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth
title_full A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth
title_fullStr A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth
title_full_unstemmed A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth
title_sort A educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social / Education as an instrument of social protagonism for socially vulnerable youth
author Ribeiro, Nikolas Medson Araújo
author_facet Ribeiro, Nikolas Medson Araújo
Silveira, Bárbara Sanara
Brandão, Viviane Bernadeth Granda
Cardoso, Zilmar Santos
author_role author
author2 Silveira, Bárbara Sanara
Brandão, Viviane Bernadeth Granda
Cardoso, Zilmar Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nikolas Medson Araújo
Silveira, Bárbara Sanara
Brandão, Viviane Bernadeth Granda
Cardoso, Zilmar Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Juventude
Vulnerabilidade Social
Protagonismo Social.
topic Educação
Juventude
Vulnerabilidade Social
Protagonismo Social.
description Este trabalho consiste em analisar a Educação como instrumento de protagonismo social da juventude em vulnerabilidade social. A juventude está relacionada intrinsecamente como uma construção social. Este processo de construção perpassa a sua constituição de subjetividade que inclui a cultura, os modos de vida, os sistemas simbólicos, sociais e educativos. Observa-se que os jovens em situações de vulnerabilidade social são os mais atingidos pelas dificuldades de acesso à educação, ao trabalho e ao lazer, em função de diversas desigualdades que perpassam a distribuição de renda, classe social, racismo, gênero, dentre outras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com a base de pesquisa em artigos científicos publicados em periódicos e livros que discutem a temática proposta. Diante da investigação realizada, constata-se que a Educação como função libertadora, é um instrumento de protagonismo para a juventude em vulnerabilidade social que é permeada por diversas desigualdades no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535
10.34117/bjdv7n4-483
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28535/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 40439-40451
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 40439-40451
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 40439-40451
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645526764093440