Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anderson Palmeira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Walde, Detlef Hans Gert, Silva, Aguinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640
Resumo: As Geociências constituem uma área interdisciplinar do conhecimento, fundamental para entender as relações de tempo e espaço no planeta, além de evidenciar a evolução da vida, através dos fósseis, no entanto, como constatado nos currículos da educação básica, este ensino ocorre de forma fragmentada nas disciplinas de geografia e ciências. Nosso objetivo com esse trabalho é o desenvolvimento e aplicação de métodos de ensino em geociências para professores da educação básica na área de fronteira Brasil-Bolívia. A proposta da pesquisa surgiu quando constatada no período de estabelecimento do Geopark Bodoquena Pantanal, a carência de informações aprofundadas dos professores, acerca do importante patrimônio geológico e paleontológico na região de Corumbá/Ladário-MS. Foi utilizada a formação continuada de professores como proposta metodológica da pesquisa, dividida em etapas, como a mobilização de professores brasileiros e bolivianos, através de palestras, seguidas de atividades de campo, por meio de visita a geossítios da região, onde participaram trinta e dois (n=32) professores, sendo vinte (n=20) brasileiros e doze (n=12) bolivianos. Os resultados analisados através de um questionário indicaram que realmente há desconhecimento sobre o importante patrimônio geológico e paleontológico visitado, confirmando as atividades de estudo do meio, como a melhor forma de aprendizagem escolhida pelos professores. Surgiu assim, como proposta de ação: a implantação de um curso de capacitação em geociências através de estudos do meio na região fronteiriça e o desenvolvimento de uma réplica trimensal do fóssil de Corumbella werneri, a ser utilizado como recurso didático pelos professores.
id VERACRUZ-0_6390361be88c8cf3355cab6f37c28478
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4640
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia borderGeopark Bodoquena Pantanal. Ensino de geociências. Fronteira Brasil-Bolívia. Corumbella werneri.As Geociências constituem uma área interdisciplinar do conhecimento, fundamental para entender as relações de tempo e espaço no planeta, além de evidenciar a evolução da vida, através dos fósseis, no entanto, como constatado nos currículos da educação básica, este ensino ocorre de forma fragmentada nas disciplinas de geografia e ciências. Nosso objetivo com esse trabalho é o desenvolvimento e aplicação de métodos de ensino em geociências para professores da educação básica na área de fronteira Brasil-Bolívia. A proposta da pesquisa surgiu quando constatada no período de estabelecimento do Geopark Bodoquena Pantanal, a carência de informações aprofundadas dos professores, acerca do importante patrimônio geológico e paleontológico na região de Corumbá/Ladário-MS. Foi utilizada a formação continuada de professores como proposta metodológica da pesquisa, dividida em etapas, como a mobilização de professores brasileiros e bolivianos, através de palestras, seguidas de atividades de campo, por meio de visita a geossítios da região, onde participaram trinta e dois (n=32) professores, sendo vinte (n=20) brasileiros e doze (n=12) bolivianos. Os resultados analisados através de um questionário indicaram que realmente há desconhecimento sobre o importante patrimônio geológico e paleontológico visitado, confirmando as atividades de estudo do meio, como a melhor forma de aprendizagem escolhida pelos professores. Surgiu assim, como proposta de ação: a implantação de um curso de capacitação em geociências através de estudos do meio na região fronteiriça e o desenvolvimento de uma réplica trimensal do fóssil de Corumbella werneri, a ser utilizado como recurso didático pelos professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/464010.34117/bjdv5n11-186Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25141-25161Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25141-25161Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25141-251612525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640/4299Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Anderson Palmeira deWalde, Detlef Hans GertSilva, Aguinaldo2021-02-15T12:36:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4640Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:54.930719Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border
title Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border
spellingShingle Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border
Souza, Anderson Palmeira de
Geopark Bodoquena Pantanal. Ensino de geociências. Fronteira Brasil-Bolívia. Corumbella werneri.
title_short Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border
title_full Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border
title_fullStr Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border
title_full_unstemmed Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border
title_sort Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border
author Souza, Anderson Palmeira de
author_facet Souza, Anderson Palmeira de
Walde, Detlef Hans Gert
Silva, Aguinaldo
author_role author
author2 Walde, Detlef Hans Gert
Silva, Aguinaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Anderson Palmeira de
Walde, Detlef Hans Gert
Silva, Aguinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Geopark Bodoquena Pantanal. Ensino de geociências. Fronteira Brasil-Bolívia. Corumbella werneri.
topic Geopark Bodoquena Pantanal. Ensino de geociências. Fronteira Brasil-Bolívia. Corumbella werneri.
description As Geociências constituem uma área interdisciplinar do conhecimento, fundamental para entender as relações de tempo e espaço no planeta, além de evidenciar a evolução da vida, através dos fósseis, no entanto, como constatado nos currículos da educação básica, este ensino ocorre de forma fragmentada nas disciplinas de geografia e ciências. Nosso objetivo com esse trabalho é o desenvolvimento e aplicação de métodos de ensino em geociências para professores da educação básica na área de fronteira Brasil-Bolívia. A proposta da pesquisa surgiu quando constatada no período de estabelecimento do Geopark Bodoquena Pantanal, a carência de informações aprofundadas dos professores, acerca do importante patrimônio geológico e paleontológico na região de Corumbá/Ladário-MS. Foi utilizada a formação continuada de professores como proposta metodológica da pesquisa, dividida em etapas, como a mobilização de professores brasileiros e bolivianos, através de palestras, seguidas de atividades de campo, por meio de visita a geossítios da região, onde participaram trinta e dois (n=32) professores, sendo vinte (n=20) brasileiros e doze (n=12) bolivianos. Os resultados analisados através de um questionário indicaram que realmente há desconhecimento sobre o importante patrimônio geológico e paleontológico visitado, confirmando as atividades de estudo do meio, como a melhor forma de aprendizagem escolhida pelos professores. Surgiu assim, como proposta de ação: a implantação de um curso de capacitação em geociências através de estudos do meio na região fronteiriça e o desenvolvimento de uma réplica trimensal do fóssil de Corumbella werneri, a ser utilizado como recurso didático pelos professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640
10.34117/bjdv5n11-186
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640/4299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25141-25161
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25141-25161
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25141-25161
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645430007791616