Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640 |
Resumo: | As Geociências constituem uma área interdisciplinar do conhecimento, fundamental para entender as relações de tempo e espaço no planeta, além de evidenciar a evolução da vida, através dos fósseis, no entanto, como constatado nos currículos da educação básica, este ensino ocorre de forma fragmentada nas disciplinas de geografia e ciências. Nosso objetivo com esse trabalho é o desenvolvimento e aplicação de métodos de ensino em geociências para professores da educação básica na área de fronteira Brasil-Bolívia. A proposta da pesquisa surgiu quando constatada no período de estabelecimento do Geopark Bodoquena Pantanal, a carência de informações aprofundadas dos professores, acerca do importante patrimônio geológico e paleontológico na região de Corumbá/Ladário-MS. Foi utilizada a formação continuada de professores como proposta metodológica da pesquisa, dividida em etapas, como a mobilização de professores brasileiros e bolivianos, através de palestras, seguidas de atividades de campo, por meio de visita a geossítios da região, onde participaram trinta e dois (n=32) professores, sendo vinte (n=20) brasileiros e doze (n=12) bolivianos. Os resultados analisados através de um questionário indicaram que realmente há desconhecimento sobre o importante patrimônio geológico e paleontológico visitado, confirmando as atividades de estudo do meio, como a melhor forma de aprendizagem escolhida pelos professores. Surgiu assim, como proposta de ação: a implantação de um curso de capacitação em geociências através de estudos do meio na região fronteiriça e o desenvolvimento de uma réplica trimensal do fóssil de Corumbella werneri, a ser utilizado como recurso didático pelos professores. |
id |
VERACRUZ-0_6390361be88c8cf3355cab6f37c28478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4640 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia borderGeopark Bodoquena Pantanal. Ensino de geociências. Fronteira Brasil-Bolívia. Corumbella werneri.As Geociências constituem uma área interdisciplinar do conhecimento, fundamental para entender as relações de tempo e espaço no planeta, além de evidenciar a evolução da vida, através dos fósseis, no entanto, como constatado nos currículos da educação básica, este ensino ocorre de forma fragmentada nas disciplinas de geografia e ciências. Nosso objetivo com esse trabalho é o desenvolvimento e aplicação de métodos de ensino em geociências para professores da educação básica na área de fronteira Brasil-Bolívia. A proposta da pesquisa surgiu quando constatada no período de estabelecimento do Geopark Bodoquena Pantanal, a carência de informações aprofundadas dos professores, acerca do importante patrimônio geológico e paleontológico na região de Corumbá/Ladário-MS. Foi utilizada a formação continuada de professores como proposta metodológica da pesquisa, dividida em etapas, como a mobilização de professores brasileiros e bolivianos, através de palestras, seguidas de atividades de campo, por meio de visita a geossítios da região, onde participaram trinta e dois (n=32) professores, sendo vinte (n=20) brasileiros e doze (n=12) bolivianos. Os resultados analisados através de um questionário indicaram que realmente há desconhecimento sobre o importante patrimônio geológico e paleontológico visitado, confirmando as atividades de estudo do meio, como a melhor forma de aprendizagem escolhida pelos professores. Surgiu assim, como proposta de ação: a implantação de um curso de capacitação em geociências através de estudos do meio na região fronteiriça e o desenvolvimento de uma réplica trimensal do fóssil de Corumbella werneri, a ser utilizado como recurso didático pelos professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/464010.34117/bjdv5n11-186Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25141-25161Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25141-25161Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25141-251612525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640/4299Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Anderson Palmeira deWalde, Detlef Hans GertSilva, Aguinaldo2021-02-15T12:36:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4640Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:54.930719Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border |
title |
Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border |
spellingShingle |
Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border Souza, Anderson Palmeira de Geopark Bodoquena Pantanal. Ensino de geociências. Fronteira Brasil-Bolívia. Corumbella werneri. |
title_short |
Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border |
title_full |
Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border |
title_fullStr |
Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border |
title_full_unstemmed |
Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border |
title_sort |
Geopark Bodoquena Pantanal: Desenvolvimento e aplicação de métodos didáticos para ensino de geociências na fronteira Brasil- Bolivia/ Bodoquena Pantanal Geopark: Development and application of didactic methods for teaching geosciences on the Brazil-Bolivia border |
author |
Souza, Anderson Palmeira de |
author_facet |
Souza, Anderson Palmeira de Walde, Detlef Hans Gert Silva, Aguinaldo |
author_role |
author |
author2 |
Walde, Detlef Hans Gert Silva, Aguinaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Anderson Palmeira de Walde, Detlef Hans Gert Silva, Aguinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geopark Bodoquena Pantanal. Ensino de geociências. Fronteira Brasil-Bolívia. Corumbella werneri. |
topic |
Geopark Bodoquena Pantanal. Ensino de geociências. Fronteira Brasil-Bolívia. Corumbella werneri. |
description |
As Geociências constituem uma área interdisciplinar do conhecimento, fundamental para entender as relações de tempo e espaço no planeta, além de evidenciar a evolução da vida, através dos fósseis, no entanto, como constatado nos currículos da educação básica, este ensino ocorre de forma fragmentada nas disciplinas de geografia e ciências. Nosso objetivo com esse trabalho é o desenvolvimento e aplicação de métodos de ensino em geociências para professores da educação básica na área de fronteira Brasil-Bolívia. A proposta da pesquisa surgiu quando constatada no período de estabelecimento do Geopark Bodoquena Pantanal, a carência de informações aprofundadas dos professores, acerca do importante patrimônio geológico e paleontológico na região de Corumbá/Ladário-MS. Foi utilizada a formação continuada de professores como proposta metodológica da pesquisa, dividida em etapas, como a mobilização de professores brasileiros e bolivianos, através de palestras, seguidas de atividades de campo, por meio de visita a geossítios da região, onde participaram trinta e dois (n=32) professores, sendo vinte (n=20) brasileiros e doze (n=12) bolivianos. Os resultados analisados através de um questionário indicaram que realmente há desconhecimento sobre o importante patrimônio geológico e paleontológico visitado, confirmando as atividades de estudo do meio, como a melhor forma de aprendizagem escolhida pelos professores. Surgiu assim, como proposta de ação: a implantação de um curso de capacitação em geociências através de estudos do meio na região fronteiriça e o desenvolvimento de uma réplica trimensal do fóssil de Corumbella werneri, a ser utilizado como recurso didático pelos professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640 10.34117/bjdv5n11-186 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640/4299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25141-25161 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25141-25161 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25141-25161 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645430007791616 |