Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467 |
Resumo: | Com o reconhecimento das instituições de Educação Infantil como integrante da Educação Escolar, estes contextos passam a ser responsáveis pela transmissão intencional e planejada da produção de conhecimentos sistematizados histórica e socialmente pela humanidade. Além das questões referentes ao que ensinar na Educação Infantil, surge também uma demanda de crianças que são encaminhadas para avaliação psicoeducacional e/ou outros serviços de saúde, com queixas escolares, geralmente relacionadas a condutas agressivas, crianças agitadas e com dificuldades extremas em prestar atenção. Tendo a Psicologia Histórico-Cultural com referencial teórico, faz-se necessário compreender o desenvolvimento humano como um processo histórico e produto da vida social principalmente quando se refere à avaliação de queixas de comportamento em criança na idade pré-escolar. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar os processos de desenvolvimento da criança frente aos encaminhamentos para avaliação da queixa escolar na Educação Infantil, para tanto, são realizadas reflexões que pretendem construir uma relação entre a ação prática e o conhecimento teórico, num movimento que busque a maior conscientização da equipe escolar sobre o seu papel transformador da realidade e sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_6426907acf1e0d033b9596e850db9be2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30467 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychologyavaliação psicoeducacionalteoria histórico-culturaldesenvolvimento infantil.Com o reconhecimento das instituições de Educação Infantil como integrante da Educação Escolar, estes contextos passam a ser responsáveis pela transmissão intencional e planejada da produção de conhecimentos sistematizados histórica e socialmente pela humanidade. Além das questões referentes ao que ensinar na Educação Infantil, surge também uma demanda de crianças que são encaminhadas para avaliação psicoeducacional e/ou outros serviços de saúde, com queixas escolares, geralmente relacionadas a condutas agressivas, crianças agitadas e com dificuldades extremas em prestar atenção. Tendo a Psicologia Histórico-Cultural com referencial teórico, faz-se necessário compreender o desenvolvimento humano como um processo histórico e produto da vida social principalmente quando se refere à avaliação de queixas de comportamento em criança na idade pré-escolar. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar os processos de desenvolvimento da criança frente aos encaminhamentos para avaliação da queixa escolar na Educação Infantil, para tanto, são realizadas reflexões que pretendem construir uma relação entre a ação prática e o conhecimento teórico, num movimento que busque a maior conscientização da equipe escolar sobre o seu papel transformador da realidade e sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3046710.34117/bjdv.v7i5.30467Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 53108-53121Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 53108-53121Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 53108-531212525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467/23975Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomás, Débora Nogueira2022-02-25T21:45:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30467Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:11.433965Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology |
title |
Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology |
spellingShingle |
Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology Tomás, Débora Nogueira avaliação psicoeducacional teoria histórico-cultural desenvolvimento infantil. |
title_short |
Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology |
title_full |
Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology |
title_fullStr |
Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology |
title_full_unstemmed |
Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology |
title_sort |
Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology |
author |
Tomás, Débora Nogueira |
author_facet |
Tomás, Débora Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomás, Débora Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação psicoeducacional teoria histórico-cultural desenvolvimento infantil. |
topic |
avaliação psicoeducacional teoria histórico-cultural desenvolvimento infantil. |
description |
Com o reconhecimento das instituições de Educação Infantil como integrante da Educação Escolar, estes contextos passam a ser responsáveis pela transmissão intencional e planejada da produção de conhecimentos sistematizados histórica e socialmente pela humanidade. Além das questões referentes ao que ensinar na Educação Infantil, surge também uma demanda de crianças que são encaminhadas para avaliação psicoeducacional e/ou outros serviços de saúde, com queixas escolares, geralmente relacionadas a condutas agressivas, crianças agitadas e com dificuldades extremas em prestar atenção. Tendo a Psicologia Histórico-Cultural com referencial teórico, faz-se necessário compreender o desenvolvimento humano como um processo histórico e produto da vida social principalmente quando se refere à avaliação de queixas de comportamento em criança na idade pré-escolar. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar os processos de desenvolvimento da criança frente aos encaminhamentos para avaliação da queixa escolar na Educação Infantil, para tanto, são realizadas reflexões que pretendem construir uma relação entre a ação prática e o conhecimento teórico, num movimento que busque a maior conscientização da equipe escolar sobre o seu papel transformador da realidade e sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467 10.34117/bjdv.v7i5.30467 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467/23975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 53108-53121 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 53108-53121 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 53108-53121 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534954520576 |