Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Débora Nogueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467
Resumo: Com o reconhecimento das instituições de Educação Infantil como integrante da Educação Escolar, estes contextos passam a ser responsáveis pela transmissão intencional e planejada da produção de conhecimentos sistematizados histórica e socialmente pela humanidade. Além das questões referentes ao que ensinar na Educação Infantil, surge também uma demanda de crianças que são encaminhadas para avaliação psicoeducacional e/ou outros serviços de saúde, com queixas escolares, geralmente relacionadas a condutas agressivas, crianças agitadas e com dificuldades extremas em prestar atenção. Tendo a Psicologia Histórico-Cultural com referencial teórico, faz-se necessário compreender o desenvolvimento humano como um processo histórico e produto da vida social principalmente quando se refere à avaliação de queixas de comportamento em criança na idade pré-escolar. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar os processos de desenvolvimento da criança frente aos encaminhamentos para avaliação da queixa escolar na Educação Infantil, para tanto, são realizadas reflexões que pretendem construir uma relação entre a ação prática e o conhecimento teórico, num movimento que busque a maior conscientização da equipe escolar sobre o seu papel transformador da realidade e sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem.
id VERACRUZ-0_6426907acf1e0d033b9596e850db9be2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30467
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychologyavaliação psicoeducacionalteoria histórico-culturaldesenvolvimento infantil.Com o reconhecimento das instituições de Educação Infantil como integrante da Educação Escolar, estes contextos passam a ser responsáveis pela transmissão intencional e planejada da produção de conhecimentos sistematizados histórica e socialmente pela humanidade. Além das questões referentes ao que ensinar na Educação Infantil, surge também uma demanda de crianças que são encaminhadas para avaliação psicoeducacional e/ou outros serviços de saúde, com queixas escolares, geralmente relacionadas a condutas agressivas, crianças agitadas e com dificuldades extremas em prestar atenção. Tendo a Psicologia Histórico-Cultural com referencial teórico, faz-se necessário compreender o desenvolvimento humano como um processo histórico e produto da vida social principalmente quando se refere à avaliação de queixas de comportamento em criança na idade pré-escolar. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar os processos de desenvolvimento da criança frente aos encaminhamentos para avaliação da queixa escolar na Educação Infantil, para tanto, são realizadas reflexões que pretendem construir uma relação entre a ação prática e o conhecimento teórico, num movimento que busque a maior conscientização da equipe escolar sobre o seu papel transformador da realidade e sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3046710.34117/bjdv.v7i5.30467Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 53108-53121Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 53108-53121Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 53108-531212525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467/23975Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomás, Débora Nogueira2022-02-25T21:45:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30467Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:11.433965Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology
title Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology
spellingShingle Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology
Tomás, Débora Nogueira
avaliação psicoeducacional
teoria histórico-cultural
desenvolvimento infantil.
title_short Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology
title_full Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology
title_fullStr Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology
title_full_unstemmed Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology
title_sort Avaliação psicoeducacional na educação infantil: contribuições da psicologia histórico-cultural / Psycho-educational evaluation in childhood education: contributions of historical-cultural psychology
author Tomás, Débora Nogueira
author_facet Tomás, Débora Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Débora Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação psicoeducacional
teoria histórico-cultural
desenvolvimento infantil.
topic avaliação psicoeducacional
teoria histórico-cultural
desenvolvimento infantil.
description Com o reconhecimento das instituições de Educação Infantil como integrante da Educação Escolar, estes contextos passam a ser responsáveis pela transmissão intencional e planejada da produção de conhecimentos sistematizados histórica e socialmente pela humanidade. Além das questões referentes ao que ensinar na Educação Infantil, surge também uma demanda de crianças que são encaminhadas para avaliação psicoeducacional e/ou outros serviços de saúde, com queixas escolares, geralmente relacionadas a condutas agressivas, crianças agitadas e com dificuldades extremas em prestar atenção. Tendo a Psicologia Histórico-Cultural com referencial teórico, faz-se necessário compreender o desenvolvimento humano como um processo histórico e produto da vida social principalmente quando se refere à avaliação de queixas de comportamento em criança na idade pré-escolar. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar os processos de desenvolvimento da criança frente aos encaminhamentos para avaliação da queixa escolar na Educação Infantil, para tanto, são realizadas reflexões que pretendem construir uma relação entre a ação prática e o conhecimento teórico, num movimento que busque a maior conscientização da equipe escolar sobre o seu papel transformador da realidade e sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467
10.34117/bjdv.v7i5.30467
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30467/23975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 53108-53121
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 53108-53121
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 53108-53121
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534954520576