O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n8-176 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220 |
Resumo: | Esse artigo resultou de uma investigação sobre estratégias de ensino inovadoras de professores de uma universidade privada. As estratégias de ensino inovadoras são compreendidas como recursos produzidos e/ou implementados pelos professores para um determinado contexto educacional, visando a aprendizagem dos discentes. Esse conhecimento foi produzido e inspirado na Teoria da Subjetividade na perspectiva Cultural-histórica de González Rey e no Método Construtivo-interpretativo, do mesmo autor, que se inspira na Epistemologia Qualitativa. Os instrumentos utilizados foram: dinâmica conversacional, instrumentos escritos (complementos de frases) e observação sistemática. Os participantes da pesquisa foram oito estudantes universitários e dois professores de ensino superior que utilizam estratégias de ensino inovadoras, reconhecidas por seus pares e alunos. Para efeitos conclusivos, foi possível considerar que as estratégias pedagógicas inovadoras contribuem para aprendizagem dos estudantes, principalmente pela variabilidade na apresentação do mesmo conteúdo. O objetivo do artigo é descrever sobre o impacto e os desdobramentos de práticas educativas inovadoras de professores universitários sobre a aprendizagem de estudantes do ensino superior. |
id |
VERACRUZ-0_655485f1f242493f85e6863f80b1db54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51220 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategiesprofessoralunonível superiorestratégias de ensinoEsse artigo resultou de uma investigação sobre estratégias de ensino inovadoras de professores de uma universidade privada. As estratégias de ensino inovadoras são compreendidas como recursos produzidos e/ou implementados pelos professores para um determinado contexto educacional, visando a aprendizagem dos discentes. Esse conhecimento foi produzido e inspirado na Teoria da Subjetividade na perspectiva Cultural-histórica de González Rey e no Método Construtivo-interpretativo, do mesmo autor, que se inspira na Epistemologia Qualitativa. Os instrumentos utilizados foram: dinâmica conversacional, instrumentos escritos (complementos de frases) e observação sistemática. Os participantes da pesquisa foram oito estudantes universitários e dois professores de ensino superior que utilizam estratégias de ensino inovadoras, reconhecidas por seus pares e alunos. Para efeitos conclusivos, foi possível considerar que as estratégias pedagógicas inovadoras contribuem para aprendizagem dos estudantes, principalmente pela variabilidade na apresentação do mesmo conteúdo. O objetivo do artigo é descrever sobre o impacto e os desdobramentos de práticas educativas inovadoras de professores universitários sobre a aprendizagem de estudantes do ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5122010.34117/bjdv8n8-176Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-575412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220/38441Copyright (c) 2022 Telma de Jesus Reis, Luciana de Oliveira Campolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Telma de JesusCampolina, Luciana de Oliveira2022-08-29T14:58:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51220Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:22.566713Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies |
title |
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies |
spellingShingle |
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies Reis, Telma de Jesus professor aluno nível superior estratégias de ensino Reis, Telma de Jesus professor aluno nível superior estratégias de ensino |
title_short |
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies |
title_full |
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies |
title_fullStr |
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies |
title_full_unstemmed |
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies |
title_sort |
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies |
author |
Reis, Telma de Jesus |
author_facet |
Reis, Telma de Jesus Reis, Telma de Jesus Campolina, Luciana de Oliveira Campolina, Luciana de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Campolina, Luciana de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Telma de Jesus Campolina, Luciana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professor aluno nível superior estratégias de ensino |
topic |
professor aluno nível superior estratégias de ensino |
description |
Esse artigo resultou de uma investigação sobre estratégias de ensino inovadoras de professores de uma universidade privada. As estratégias de ensino inovadoras são compreendidas como recursos produzidos e/ou implementados pelos professores para um determinado contexto educacional, visando a aprendizagem dos discentes. Esse conhecimento foi produzido e inspirado na Teoria da Subjetividade na perspectiva Cultural-histórica de González Rey e no Método Construtivo-interpretativo, do mesmo autor, que se inspira na Epistemologia Qualitativa. Os instrumentos utilizados foram: dinâmica conversacional, instrumentos escritos (complementos de frases) e observação sistemática. Os participantes da pesquisa foram oito estudantes universitários e dois professores de ensino superior que utilizam estratégias de ensino inovadoras, reconhecidas por seus pares e alunos. Para efeitos conclusivos, foi possível considerar que as estratégias pedagógicas inovadoras contribuem para aprendizagem dos estudantes, principalmente pela variabilidade na apresentação do mesmo conteúdo. O objetivo do artigo é descrever sobre o impacto e os desdobramentos de práticas educativas inovadoras de professores universitários sobre a aprendizagem de estudantes do ensino superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220 10.34117/bjdv8n8-176 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220/38441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Telma de Jesus Reis, Luciana de Oliveira Campolina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Telma de Jesus Reis, Luciana de Oliveira Campolina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183697398366208 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-176 |