O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Telma de Jesus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Campolina, Luciana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n8-176
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220
Resumo: Esse artigo resultou de uma investigação sobre estratégias de ensino inovadoras de professores de uma universidade privada. As estratégias de ensino inovadoras são compreendidas como recursos produzidos e/ou implementados pelos professores para um determinado contexto educacional, visando a aprendizagem dos discentes. Esse conhecimento foi produzido e inspirado na Teoria da Subjetividade na perspectiva Cultural-histórica de González Rey e no Método Construtivo-interpretativo, do mesmo autor, que se inspira na Epistemologia Qualitativa. Os instrumentos utilizados foram:  dinâmica conversacional, instrumentos escritos (complementos de frases) e observação sistemática. Os participantes da pesquisa foram oito estudantes universitários e dois professores de ensino superior que utilizam estratégias de ensino inovadoras, reconhecidas por seus pares e alunos. Para efeitos conclusivos, foi possível considerar que as estratégias pedagógicas inovadoras contribuem para aprendizagem dos estudantes, principalmente pela variabilidade na apresentação do mesmo conteúdo. O objetivo do artigo é descrever sobre o impacto e os desdobramentos de práticas educativas inovadoras de professores universitários sobre a aprendizagem de estudantes do ensino superior.
id VERACRUZ-0_655485f1f242493f85e6863f80b1db54
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51220
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategiesprofessoralunonível superiorestratégias de ensinoEsse artigo resultou de uma investigação sobre estratégias de ensino inovadoras de professores de uma universidade privada. As estratégias de ensino inovadoras são compreendidas como recursos produzidos e/ou implementados pelos professores para um determinado contexto educacional, visando a aprendizagem dos discentes. Esse conhecimento foi produzido e inspirado na Teoria da Subjetividade na perspectiva Cultural-histórica de González Rey e no Método Construtivo-interpretativo, do mesmo autor, que se inspira na Epistemologia Qualitativa. Os instrumentos utilizados foram:  dinâmica conversacional, instrumentos escritos (complementos de frases) e observação sistemática. Os participantes da pesquisa foram oito estudantes universitários e dois professores de ensino superior que utilizam estratégias de ensino inovadoras, reconhecidas por seus pares e alunos. Para efeitos conclusivos, foi possível considerar que as estratégias pedagógicas inovadoras contribuem para aprendizagem dos estudantes, principalmente pela variabilidade na apresentação do mesmo conteúdo. O objetivo do artigo é descrever sobre o impacto e os desdobramentos de práticas educativas inovadoras de professores universitários sobre a aprendizagem de estudantes do ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5122010.34117/bjdv8n8-176Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-575412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220/38441Copyright (c) 2022 Telma de Jesus Reis, Luciana de Oliveira Campolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Telma de JesusCampolina, Luciana de Oliveira2022-08-29T14:58:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51220Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:22.566713Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
title O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
spellingShingle O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
Reis, Telma de Jesus
professor
aluno
nível superior
estratégias de ensino
Reis, Telma de Jesus
professor
aluno
nível superior
estratégias de ensino
title_short O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
title_full O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
title_fullStr O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
title_full_unstemmed O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
title_sort O que pensam os estudantes universitários sobre a aprendizagem? Um estudo das estratégias de ensino inovadoras: What do college students think about learning? A study of innovative teaching strategies
author Reis, Telma de Jesus
author_facet Reis, Telma de Jesus
Reis, Telma de Jesus
Campolina, Luciana de Oliveira
Campolina, Luciana de Oliveira
author_role author
author2 Campolina, Luciana de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Telma de Jesus
Campolina, Luciana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv professor
aluno
nível superior
estratégias de ensino
topic professor
aluno
nível superior
estratégias de ensino
description Esse artigo resultou de uma investigação sobre estratégias de ensino inovadoras de professores de uma universidade privada. As estratégias de ensino inovadoras são compreendidas como recursos produzidos e/ou implementados pelos professores para um determinado contexto educacional, visando a aprendizagem dos discentes. Esse conhecimento foi produzido e inspirado na Teoria da Subjetividade na perspectiva Cultural-histórica de González Rey e no Método Construtivo-interpretativo, do mesmo autor, que se inspira na Epistemologia Qualitativa. Os instrumentos utilizados foram:  dinâmica conversacional, instrumentos escritos (complementos de frases) e observação sistemática. Os participantes da pesquisa foram oito estudantes universitários e dois professores de ensino superior que utilizam estratégias de ensino inovadoras, reconhecidas por seus pares e alunos. Para efeitos conclusivos, foi possível considerar que as estratégias pedagógicas inovadoras contribuem para aprendizagem dos estudantes, principalmente pela variabilidade na apresentação do mesmo conteúdo. O objetivo do artigo é descrever sobre o impacto e os desdobramentos de práticas educativas inovadoras de professores universitários sobre a aprendizagem de estudantes do ensino superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220
10.34117/bjdv8n8-176
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51220/38441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Telma de Jesus Reis, Luciana de Oliveira Campolina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Telma de Jesus Reis, Luciana de Oliveira Campolina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 57521-57541
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183697398366208
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n8-176