Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Rejane Cristina Fiorelli de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Camurça, Antônio José dos Santos, Venceslau, Jeynna Suyanne Pereira, Alencar, Yohana Maria Monteiro Augusto de, Feitosa, Francisco Leonardo da Silva, Coelho, José Leonardo Gomes, Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira, Torres, Cicero Magerbio Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238
Resumo: Com o passar do tempo o uso de tecnologias tem ganhando um grande espaço na forma de ensino-aprendizagem. Essa tecnologia deve ser aplicada de forma responsável, tendo como fonte primordial uma proposta pedagógica eficaz. O presente trabalho teve como objetivo descrever o roteiro de estudo como prática pedagógica em sala de aula, contribuindo para um melhor desempenho escolar. A metodologia utilizada para a construção desse artigo está pautada numa revisão de literatura sobre a temática apresentada. As metodologias ativas de aprendizagem se mostraram alicerçadas na autonomia e tendo como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade. A aprendizagem se torna mais significativa quando há uma atuação direta e ativa do aluno nesse processo, e para isto, quanto mais atrativo, mais instigante e mais próximo da vivência real, maior será essa interação. Conclui-se que as metodologias ativas vêm se tornando a cada dia mais rotineira dentro do processo de ensino-aprendizagem, seja ele no ensino básico ou superior. É sabido sobre importância da autonomia do aprendiz neste processo, sendo a forma ativa de aprendizagem comprovadamente mais efetiva e facilitadora. Ressalta-se ainda, que dentro dessa metodologia, o professor se torna orientador, e o aluno protagonista dessa aprendizagem.
id VERACRUZ-0_65953477b5036177a54b94c5b5983048
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13238
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning processEducaçãoMetodologia AtivaEnsino.Com o passar do tempo o uso de tecnologias tem ganhando um grande espaço na forma de ensino-aprendizagem. Essa tecnologia deve ser aplicada de forma responsável, tendo como fonte primordial uma proposta pedagógica eficaz. O presente trabalho teve como objetivo descrever o roteiro de estudo como prática pedagógica em sala de aula, contribuindo para um melhor desempenho escolar. A metodologia utilizada para a construção desse artigo está pautada numa revisão de literatura sobre a temática apresentada. As metodologias ativas de aprendizagem se mostraram alicerçadas na autonomia e tendo como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade. A aprendizagem se torna mais significativa quando há uma atuação direta e ativa do aluno nesse processo, e para isto, quanto mais atrativo, mais instigante e mais próximo da vivência real, maior será essa interação. Conclui-se que as metodologias ativas vêm se tornando a cada dia mais rotineira dentro do processo de ensino-aprendizagem, seja ele no ensino básico ou superior. É sabido sobre importância da autonomia do aprendiz neste processo, sendo a forma ativa de aprendizagem comprovadamente mais efetiva e facilitadora. Ressalta-se ainda, que dentro dessa metodologia, o professor se torna orientador, e o aluno protagonista dessa aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1323810.34117/bjdv6n7-373Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47106-47117Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47106-47117Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47106-471172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238/11128Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Rejane Cristina Fiorelli deCamurça, Antônio José dos SantosVenceslau, Jeynna Suyanne PereiraAlencar, Yohana Maria Monteiro Augusto deFeitosa, Francisco Leonardo da SilvaCoelho, José Leonardo GomesTrigueiro, Emília Suitberta de OliveiraTorres, Cicero Magerbio Gomes2020-08-11T15:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13238Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:01.983414Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process
title Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process
spellingShingle Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process
Mendonça, Rejane Cristina Fiorelli de
Educação
Metodologia Ativa
Ensino.
title_short Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process
title_full Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process
title_fullStr Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process
title_full_unstemmed Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process
title_sort Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process
author Mendonça, Rejane Cristina Fiorelli de
author_facet Mendonça, Rejane Cristina Fiorelli de
Camurça, Antônio José dos Santos
Venceslau, Jeynna Suyanne Pereira
Alencar, Yohana Maria Monteiro Augusto de
Feitosa, Francisco Leonardo da Silva
Coelho, José Leonardo Gomes
Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira
Torres, Cicero Magerbio Gomes
author_role author
author2 Camurça, Antônio José dos Santos
Venceslau, Jeynna Suyanne Pereira
Alencar, Yohana Maria Monteiro Augusto de
Feitosa, Francisco Leonardo da Silva
Coelho, José Leonardo Gomes
Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira
Torres, Cicero Magerbio Gomes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Rejane Cristina Fiorelli de
Camurça, Antônio José dos Santos
Venceslau, Jeynna Suyanne Pereira
Alencar, Yohana Maria Monteiro Augusto de
Feitosa, Francisco Leonardo da Silva
Coelho, José Leonardo Gomes
Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira
Torres, Cicero Magerbio Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Metodologia Ativa
Ensino.
topic Educação
Metodologia Ativa
Ensino.
description Com o passar do tempo o uso de tecnologias tem ganhando um grande espaço na forma de ensino-aprendizagem. Essa tecnologia deve ser aplicada de forma responsável, tendo como fonte primordial uma proposta pedagógica eficaz. O presente trabalho teve como objetivo descrever o roteiro de estudo como prática pedagógica em sala de aula, contribuindo para um melhor desempenho escolar. A metodologia utilizada para a construção desse artigo está pautada numa revisão de literatura sobre a temática apresentada. As metodologias ativas de aprendizagem se mostraram alicerçadas na autonomia e tendo como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade. A aprendizagem se torna mais significativa quando há uma atuação direta e ativa do aluno nesse processo, e para isto, quanto mais atrativo, mais instigante e mais próximo da vivência real, maior será essa interação. Conclui-se que as metodologias ativas vêm se tornando a cada dia mais rotineira dentro do processo de ensino-aprendizagem, seja ele no ensino básico ou superior. É sabido sobre importância da autonomia do aprendiz neste processo, sendo a forma ativa de aprendizagem comprovadamente mais efetiva e facilitadora. Ressalta-se ainda, que dentro dessa metodologia, o professor se torna orientador, e o aluno protagonista dessa aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238
10.34117/bjdv6n7-373
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238/11128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47106-47117
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47106-47117
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47106-47117
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645464346558464