Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238 |
Resumo: | Com o passar do tempo o uso de tecnologias tem ganhando um grande espaço na forma de ensino-aprendizagem. Essa tecnologia deve ser aplicada de forma responsável, tendo como fonte primordial uma proposta pedagógica eficaz. O presente trabalho teve como objetivo descrever o roteiro de estudo como prática pedagógica em sala de aula, contribuindo para um melhor desempenho escolar. A metodologia utilizada para a construção desse artigo está pautada numa revisão de literatura sobre a temática apresentada. As metodologias ativas de aprendizagem se mostraram alicerçadas na autonomia e tendo como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade. A aprendizagem se torna mais significativa quando há uma atuação direta e ativa do aluno nesse processo, e para isto, quanto mais atrativo, mais instigante e mais próximo da vivência real, maior será essa interação. Conclui-se que as metodologias ativas vêm se tornando a cada dia mais rotineira dentro do processo de ensino-aprendizagem, seja ele no ensino básico ou superior. É sabido sobre importância da autonomia do aprendiz neste processo, sendo a forma ativa de aprendizagem comprovadamente mais efetiva e facilitadora. Ressalta-se ainda, que dentro dessa metodologia, o professor se torna orientador, e o aluno protagonista dessa aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_65953477b5036177a54b94c5b5983048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13238 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning processEducaçãoMetodologia AtivaEnsino.Com o passar do tempo o uso de tecnologias tem ganhando um grande espaço na forma de ensino-aprendizagem. Essa tecnologia deve ser aplicada de forma responsável, tendo como fonte primordial uma proposta pedagógica eficaz. O presente trabalho teve como objetivo descrever o roteiro de estudo como prática pedagógica em sala de aula, contribuindo para um melhor desempenho escolar. A metodologia utilizada para a construção desse artigo está pautada numa revisão de literatura sobre a temática apresentada. As metodologias ativas de aprendizagem se mostraram alicerçadas na autonomia e tendo como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade. A aprendizagem se torna mais significativa quando há uma atuação direta e ativa do aluno nesse processo, e para isto, quanto mais atrativo, mais instigante e mais próximo da vivência real, maior será essa interação. Conclui-se que as metodologias ativas vêm se tornando a cada dia mais rotineira dentro do processo de ensino-aprendizagem, seja ele no ensino básico ou superior. É sabido sobre importância da autonomia do aprendiz neste processo, sendo a forma ativa de aprendizagem comprovadamente mais efetiva e facilitadora. Ressalta-se ainda, que dentro dessa metodologia, o professor se torna orientador, e o aluno protagonista dessa aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1323810.34117/bjdv6n7-373Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47106-47117Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47106-47117Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47106-471172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238/11128Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Rejane Cristina Fiorelli deCamurça, Antônio José dos SantosVenceslau, Jeynna Suyanne PereiraAlencar, Yohana Maria Monteiro Augusto deFeitosa, Francisco Leonardo da SilvaCoelho, José Leonardo GomesTrigueiro, Emília Suitberta de OliveiraTorres, Cicero Magerbio Gomes2020-08-11T15:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13238Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:01.983414Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process |
title |
Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process |
spellingShingle |
Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process Mendonça, Rejane Cristina Fiorelli de Educação Metodologia Ativa Ensino. |
title_short |
Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process |
title_full |
Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process |
title_fullStr |
Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process |
title_full_unstemmed |
Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process |
title_sort |
Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process |
author |
Mendonça, Rejane Cristina Fiorelli de |
author_facet |
Mendonça, Rejane Cristina Fiorelli de Camurça, Antônio José dos Santos Venceslau, Jeynna Suyanne Pereira Alencar, Yohana Maria Monteiro Augusto de Feitosa, Francisco Leonardo da Silva Coelho, José Leonardo Gomes Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira Torres, Cicero Magerbio Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Camurça, Antônio José dos Santos Venceslau, Jeynna Suyanne Pereira Alencar, Yohana Maria Monteiro Augusto de Feitosa, Francisco Leonardo da Silva Coelho, José Leonardo Gomes Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira Torres, Cicero Magerbio Gomes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Rejane Cristina Fiorelli de Camurça, Antônio José dos Santos Venceslau, Jeynna Suyanne Pereira Alencar, Yohana Maria Monteiro Augusto de Feitosa, Francisco Leonardo da Silva Coelho, José Leonardo Gomes Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira Torres, Cicero Magerbio Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Metodologia Ativa Ensino. |
topic |
Educação Metodologia Ativa Ensino. |
description |
Com o passar do tempo o uso de tecnologias tem ganhando um grande espaço na forma de ensino-aprendizagem. Essa tecnologia deve ser aplicada de forma responsável, tendo como fonte primordial uma proposta pedagógica eficaz. O presente trabalho teve como objetivo descrever o roteiro de estudo como prática pedagógica em sala de aula, contribuindo para um melhor desempenho escolar. A metodologia utilizada para a construção desse artigo está pautada numa revisão de literatura sobre a temática apresentada. As metodologias ativas de aprendizagem se mostraram alicerçadas na autonomia e tendo como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade. A aprendizagem se torna mais significativa quando há uma atuação direta e ativa do aluno nesse processo, e para isto, quanto mais atrativo, mais instigante e mais próximo da vivência real, maior será essa interação. Conclui-se que as metodologias ativas vêm se tornando a cada dia mais rotineira dentro do processo de ensino-aprendizagem, seja ele no ensino básico ou superior. É sabido sobre importância da autonomia do aprendiz neste processo, sendo a forma ativa de aprendizagem comprovadamente mais efetiva e facilitadora. Ressalta-se ainda, que dentro dessa metodologia, o professor se torna orientador, e o aluno protagonista dessa aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238 10.34117/bjdv6n7-373 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13238/11128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47106-47117 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47106-47117 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47106-47117 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645464346558464 |