Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440 |
Resumo: | A preocupação com o meio ambiente e a escassez dos recursos naturais têm gerado preocupação na sociedade, principalmente pelo alto consumo de energia derivado do uso de equipamentos que poderiam ser evitados, inúmeras vezes, caso as edificações fossem pensadas, ainda na fase do projeto arquitetônico, em relação ao condicionamento passivo. A iluminação e a ventilação natural são elementos que podem gerar o conforto térmico e lumínico e podem ser bem aproveitadas por meio dos elementos construtivos, mais precisamente pelas aberturas laterais da edificação. Esse trabalho tem como objetivo sistematizar as diretrizes disponíveis e analisar algumas diretrizes de projeto, focadas em aberturas laterais, que visam proporcionar ambientes de salas de aula confortáveis em relação aos aspectos térmicos e lumínicos. Pretende, além disso, comparar tais diretrizes com uma sala de aula típica dos blocos de ensino da Universidade Estadual de Maringá. Para isso, foi feita uma revisão teórica direcionada a soluções de projeto arquitetônico de salas de aula que possibilitam a obtenção do conforto térmico e lumínico, em regiões de clima quente, por meio das aberturas laterais. Posteriormente, foi gerado um quadro com as características pesquisadas e verificado se tais itens poderiam ser encontrados no local de estudo. O resultado obtido demonstrou que a sala de aula 102 do bloco C34 da UEM apresenta 52,5% dos itens analisados. |
id |
VERACRUZ-0_669c6b0bc99b3ceb677bd8f74a655c5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3440 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case studyConforto térmico e lumínico. Aberturas laterais. Projetos de salas de aula.A preocupação com o meio ambiente e a escassez dos recursos naturais têm gerado preocupação na sociedade, principalmente pelo alto consumo de energia derivado do uso de equipamentos que poderiam ser evitados, inúmeras vezes, caso as edificações fossem pensadas, ainda na fase do projeto arquitetônico, em relação ao condicionamento passivo. A iluminação e a ventilação natural são elementos que podem gerar o conforto térmico e lumínico e podem ser bem aproveitadas por meio dos elementos construtivos, mais precisamente pelas aberturas laterais da edificação. Esse trabalho tem como objetivo sistematizar as diretrizes disponíveis e analisar algumas diretrizes de projeto, focadas em aberturas laterais, que visam proporcionar ambientes de salas de aula confortáveis em relação aos aspectos térmicos e lumínicos. Pretende, além disso, comparar tais diretrizes com uma sala de aula típica dos blocos de ensino da Universidade Estadual de Maringá. Para isso, foi feita uma revisão teórica direcionada a soluções de projeto arquitetônico de salas de aula que possibilitam a obtenção do conforto térmico e lumínico, em regiões de clima quente, por meio das aberturas laterais. Posteriormente, foi gerado um quadro com as características pesquisadas e verificado se tais itens poderiam ser encontrados no local de estudo. O resultado obtido demonstrou que a sala de aula 102 do bloco C34 da UEM apresenta 52,5% dos itens analisados. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/344010.34117/bjdv5n9-192Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16426-16441Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16426-16441Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16426-164412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440/3267Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanderlei, Paula SardeiroGonçalves, Rosana BacichetiSilva, Lucas Cardoso da2019-10-01T19:29:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3440Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:16.771941Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study |
title |
Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study |
spellingShingle |
Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study Vanderlei, Paula Sardeiro Conforto térmico e lumínico. Aberturas laterais. Projetos de salas de aula. |
title_short |
Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study |
title_full |
Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study |
title_fullStr |
Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study |
title_full_unstemmed |
Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study |
title_sort |
Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study |
author |
Vanderlei, Paula Sardeiro |
author_facet |
Vanderlei, Paula Sardeiro Gonçalves, Rosana Bacicheti Silva, Lucas Cardoso da |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Rosana Bacicheti Silva, Lucas Cardoso da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanderlei, Paula Sardeiro Gonçalves, Rosana Bacicheti Silva, Lucas Cardoso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conforto térmico e lumínico. Aberturas laterais. Projetos de salas de aula. |
topic |
Conforto térmico e lumínico. Aberturas laterais. Projetos de salas de aula. |
description |
A preocupação com o meio ambiente e a escassez dos recursos naturais têm gerado preocupação na sociedade, principalmente pelo alto consumo de energia derivado do uso de equipamentos que poderiam ser evitados, inúmeras vezes, caso as edificações fossem pensadas, ainda na fase do projeto arquitetônico, em relação ao condicionamento passivo. A iluminação e a ventilação natural são elementos que podem gerar o conforto térmico e lumínico e podem ser bem aproveitadas por meio dos elementos construtivos, mais precisamente pelas aberturas laterais da edificação. Esse trabalho tem como objetivo sistematizar as diretrizes disponíveis e analisar algumas diretrizes de projeto, focadas em aberturas laterais, que visam proporcionar ambientes de salas de aula confortáveis em relação aos aspectos térmicos e lumínicos. Pretende, além disso, comparar tais diretrizes com uma sala de aula típica dos blocos de ensino da Universidade Estadual de Maringá. Para isso, foi feita uma revisão teórica direcionada a soluções de projeto arquitetônico de salas de aula que possibilitam a obtenção do conforto térmico e lumínico, em regiões de clima quente, por meio das aberturas laterais. Posteriormente, foi gerado um quadro com as características pesquisadas e verificado se tais itens poderiam ser encontrados no local de estudo. O resultado obtido demonstrou que a sala de aula 102 do bloco C34 da UEM apresenta 52,5% dos itens analisados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440 10.34117/bjdv5n9-192 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440/3267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16426-16441 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16426-16441 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16426-16441 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645424232235008 |