Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanderlei, Paula Sardeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, Rosana Bacicheti, Silva, Lucas Cardoso da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440
Resumo: A preocupação com o meio ambiente e a escassez dos recursos naturais têm gerado preocupação na sociedade, principalmente pelo alto consumo de energia derivado do uso de equipamentos que poderiam ser evitados, inúmeras vezes, caso as edificações fossem pensadas, ainda na fase do projeto arquitetônico, em relação ao condicionamento passivo. A iluminação e a ventilação natural são elementos que podem gerar o conforto térmico e lumínico e podem ser bem aproveitadas por meio dos elementos construtivos, mais precisamente pelas aberturas laterais da edificação. Esse trabalho tem como objetivo sistematizar as diretrizes disponíveis e analisar algumas diretrizes de projeto, focadas em aberturas laterais, que visam proporcionar ambientes de salas de aula confortáveis em relação aos aspectos térmicos e lumínicos. Pretende, além disso, comparar tais diretrizes com uma sala de aula típica dos blocos de ensino da Universidade Estadual de Maringá. Para isso, foi feita uma revisão teórica direcionada a soluções de projeto arquitetônico de salas de aula que possibilitam a obtenção do conforto térmico e lumínico, em regiões de clima quente, por meio das aberturas laterais. Posteriormente, foi gerado um quadro com as características pesquisadas e verificado se tais itens poderiam ser encontrados no local de estudo. O resultado obtido demonstrou que a sala de aula 102 do bloco C34 da UEM apresenta 52,5% dos itens analisados.  
id VERACRUZ-0_669c6b0bc99b3ceb677bd8f74a655c5e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3440
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case studyConforto térmico e lumínico. Aberturas laterais. Projetos de salas de aula.A preocupação com o meio ambiente e a escassez dos recursos naturais têm gerado preocupação na sociedade, principalmente pelo alto consumo de energia derivado do uso de equipamentos que poderiam ser evitados, inúmeras vezes, caso as edificações fossem pensadas, ainda na fase do projeto arquitetônico, em relação ao condicionamento passivo. A iluminação e a ventilação natural são elementos que podem gerar o conforto térmico e lumínico e podem ser bem aproveitadas por meio dos elementos construtivos, mais precisamente pelas aberturas laterais da edificação. Esse trabalho tem como objetivo sistematizar as diretrizes disponíveis e analisar algumas diretrizes de projeto, focadas em aberturas laterais, que visam proporcionar ambientes de salas de aula confortáveis em relação aos aspectos térmicos e lumínicos. Pretende, além disso, comparar tais diretrizes com uma sala de aula típica dos blocos de ensino da Universidade Estadual de Maringá. Para isso, foi feita uma revisão teórica direcionada a soluções de projeto arquitetônico de salas de aula que possibilitam a obtenção do conforto térmico e lumínico, em regiões de clima quente, por meio das aberturas laterais. Posteriormente, foi gerado um quadro com as características pesquisadas e verificado se tais itens poderiam ser encontrados no local de estudo. O resultado obtido demonstrou que a sala de aula 102 do bloco C34 da UEM apresenta 52,5% dos itens analisados.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/344010.34117/bjdv5n9-192Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16426-16441Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16426-16441Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16426-164412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440/3267Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanderlei, Paula SardeiroGonçalves, Rosana BacichetiSilva, Lucas Cardoso da2019-10-01T19:29:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3440Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:16.771941Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study
title Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study
spellingShingle Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study
Vanderlei, Paula Sardeiro
Conforto térmico e lumínico. Aberturas laterais. Projetos de salas de aula.
title_short Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study
title_full Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study
title_fullStr Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study
title_full_unstemmed Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study
title_sort Diretrizes para projetos arquitetônicos visando o aproveitamento da iluminação e ventilação natural em salas de aula: estudo de caso / Guidelines for architectural projects to use natural lighting and ventilation in classrooms: case study
author Vanderlei, Paula Sardeiro
author_facet Vanderlei, Paula Sardeiro
Gonçalves, Rosana Bacicheti
Silva, Lucas Cardoso da
author_role author
author2 Gonçalves, Rosana Bacicheti
Silva, Lucas Cardoso da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanderlei, Paula Sardeiro
Gonçalves, Rosana Bacicheti
Silva, Lucas Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Conforto térmico e lumínico. Aberturas laterais. Projetos de salas de aula.
topic Conforto térmico e lumínico. Aberturas laterais. Projetos de salas de aula.
description A preocupação com o meio ambiente e a escassez dos recursos naturais têm gerado preocupação na sociedade, principalmente pelo alto consumo de energia derivado do uso de equipamentos que poderiam ser evitados, inúmeras vezes, caso as edificações fossem pensadas, ainda na fase do projeto arquitetônico, em relação ao condicionamento passivo. A iluminação e a ventilação natural são elementos que podem gerar o conforto térmico e lumínico e podem ser bem aproveitadas por meio dos elementos construtivos, mais precisamente pelas aberturas laterais da edificação. Esse trabalho tem como objetivo sistematizar as diretrizes disponíveis e analisar algumas diretrizes de projeto, focadas em aberturas laterais, que visam proporcionar ambientes de salas de aula confortáveis em relação aos aspectos térmicos e lumínicos. Pretende, além disso, comparar tais diretrizes com uma sala de aula típica dos blocos de ensino da Universidade Estadual de Maringá. Para isso, foi feita uma revisão teórica direcionada a soluções de projeto arquitetônico de salas de aula que possibilitam a obtenção do conforto térmico e lumínico, em regiões de clima quente, por meio das aberturas laterais. Posteriormente, foi gerado um quadro com as características pesquisadas e verificado se tais itens poderiam ser encontrados no local de estudo. O resultado obtido demonstrou que a sala de aula 102 do bloco C34 da UEM apresenta 52,5% dos itens analisados.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440
10.34117/bjdv5n9-192
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3440/3267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16426-16441
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16426-16441
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16426-16441
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645424232235008