Primeiros passos para a implementação de um projeto de extensão: dificuldades impostas pela pandemia / First steps to implement an extension project: difficulties imposed by the pandemic
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32734 |
Resumo: | A extensão universitária é um importante espaço de reflexão crítica que ressignifica o processo de ensino-aprendizagem, priorizando o desenvolvimento de habilidades e competências e a troca de saberes com a comunidade. A pandemia por COVID?19 e a necessidade de distanciamento social para evitar a propagação do vírus impuseram mudanças significativas que afetaram gravemente a escola, a família e a vida profissional e ressaltou as desigualdades sociais, com prováveis impactos negativos na saúde e bem-estar das crianças e adolescentes. Dessa forma, o distanciamento social pode contribuir com o aumento da obesidade infantil, que já apresenta índices alarmantes no Brasil. A partir desse contexto, surgiu o projeto de extensão “Aprendendo para prevenir: projeto de capacitação de professores da rede básica sobre a obesidade infantil” que tem como objetivo criar um programa de orientações voltado a professores das redes pública e privada de ensino fundamental da cidade de Uruguaiana/RS, sobre a obesidade infantil e a compulsão alimentar, incluindo os fatores de risco e as formas de identificá-los, bem como a criação conjunta de ferramentas direcionadas às crianças. Esse artigo relata as dificuldades de implantação do projeto em tempos de distanciamento social. As dificuldades encontradas nesse momento inicial são inerentes ao contexto incipiente do ensino remoto, como a dificuldade de criar vínculos com o público-alvo ou a dificuldade de engajamento nas redes sociais. Apesar das dificuldades encontradas, temos que salientar que o diagnóstico realizado junto ao público alvo nesta etapa do projeto, demonstrando, entre outras coisas, o reconhecimento da obesidade infantil e o bullying, foi bastante satisfatório a fim de balizar nossas atividades futuras. |
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Primeiros passos para a implementação de um projeto de extensão: dificuldades impostas pela pandemia / First steps to implement an extension project: difficulties imposed by the pandemicEducação básica. Intimidação vexatória. Obesidade infantil. Promoção em Saúde.A extensão universitária é um importante espaço de reflexão crítica que ressignifica o processo de ensino-aprendizagem, priorizando o desenvolvimento de habilidades e competências e a troca de saberes com a comunidade. A pandemia por COVID?19 e a necessidade de distanciamento social para evitar a propagação do vírus impuseram mudanças significativas que afetaram gravemente a escola, a família e a vida profissional e ressaltou as desigualdades sociais, com prováveis impactos negativos na saúde e bem-estar das crianças e adolescentes. Dessa forma, o distanciamento social pode contribuir com o aumento da obesidade infantil, que já apresenta índices alarmantes no Brasil. A partir desse contexto, surgiu o projeto de extensão “Aprendendo para prevenir: projeto de capacitação de professores da rede básica sobre a obesidade infantil” que tem como objetivo criar um programa de orientações voltado a professores das redes pública e privada de ensino fundamental da cidade de Uruguaiana/RS, sobre a obesidade infantil e a compulsão alimentar, incluindo os fatores de risco e as formas de identificá-los, bem como a criação conjunta de ferramentas direcionadas às crianças. Esse artigo relata as dificuldades de implantação do projeto em tempos de distanciamento social. As dificuldades encontradas nesse momento inicial são inerentes ao contexto incipiente do ensino remoto, como a dificuldade de criar vínculos com o público-alvo ou a dificuldade de engajamento nas redes sociais. Apesar das dificuldades encontradas, temos que salientar que o diagnóstico realizado junto ao público alvo nesta etapa do projeto, demonstrando, entre outras coisas, o reconhecimento da obesidade infantil e o bullying, foi bastante satisfatório a fim de balizar nossas atividades futuras.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3273410.34117/bjdv7n7-250Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69850-69862Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69850-69862Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69850-698622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32734/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerretti, EduardaTomio, Renan ViníciusRodrigues, Olívia David Pacheco de Fariade Miranda, Eduarda Christina AssisNeves, José KayqueZarzecki, Micheli Stéfanide Macedo, Isabel CristinaRuybal, Mara Cristina Pimenta dos Santos2021-09-14T13:00:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32734Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:17.548001Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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