Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345 |
Resumo: | Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. Ao todo foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação. |
id |
VERACRUZ-0_69afe58ba3dc44c7c0b151b4eccb1b1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6345 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architectureOficinaRepresentação gráficaScanner 3D.Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. Ao todo foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/634510.34117/bjdv6n1-269Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3794-3807Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3794-3807Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3794-38072525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345/5625Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cristiano CorreaBaumhardt, Ulisses BenedettiFontes, Juliana de AbreuMendes, Douglas RamosPereira, Leara BarcelosPaz, Pamela de Almeida2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6345Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:48.569091Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture |
title |
Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture |
spellingShingle |
Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture Ferreira, Cristiano Correa Oficina Representação gráfica Scanner 3D. |
title_short |
Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture |
title_full |
Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture |
title_fullStr |
Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture |
title_full_unstemmed |
Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture |
title_sort |
Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture |
author |
Ferreira, Cristiano Correa |
author_facet |
Ferreira, Cristiano Correa Baumhardt, Ulisses Benedetti Fontes, Juliana de Abreu Mendes, Douglas Ramos Pereira, Leara Barcelos Paz, Pamela de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Baumhardt, Ulisses Benedetti Fontes, Juliana de Abreu Mendes, Douglas Ramos Pereira, Leara Barcelos Paz, Pamela de Almeida |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cristiano Correa Baumhardt, Ulisses Benedetti Fontes, Juliana de Abreu Mendes, Douglas Ramos Pereira, Leara Barcelos Paz, Pamela de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficina Representação gráfica Scanner 3D. |
topic |
Oficina Representação gráfica Scanner 3D. |
description |
Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. Ao todo foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345 10.34117/bjdv6n1-269 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345/5625 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3794-3807 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3794-3807 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3794-3807 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645437640376320 |