Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cristiano Correa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Baumhardt, Ulisses Benedetti, Fontes, Juliana de Abreu, Mendes, Douglas Ramos, Pereira, Leara Barcelos, Paz, Pamela de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345
Resumo: Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. Ao todo foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.
id VERACRUZ-0_69afe58ba3dc44c7c0b151b4eccb1b1e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6345
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architectureOficinaRepresentação gráficaScanner 3D.Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. Ao todo foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/634510.34117/bjdv6n1-269Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3794-3807Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3794-3807Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3794-38072525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345/5625Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cristiano CorreaBaumhardt, Ulisses BenedettiFontes, Juliana de AbreuMendes, Douglas RamosPereira, Leara BarcelosPaz, Pamela de Almeida2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6345Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:48.569091Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture
title Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture
spellingShingle Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture
Ferreira, Cristiano Correa
Oficina
Representação gráfica
Scanner 3D.
title_short Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture
title_full Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture
title_fullStr Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture
title_full_unstemmed Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture
title_sort Scanner 3D como ferramenta de aprendizagem para acadêmicos de engenharia e arquitetura/ 3D Scanner as a learning tool for engineering academics and architecture
author Ferreira, Cristiano Correa
author_facet Ferreira, Cristiano Correa
Baumhardt, Ulisses Benedetti
Fontes, Juliana de Abreu
Mendes, Douglas Ramos
Pereira, Leara Barcelos
Paz, Pamela de Almeida
author_role author
author2 Baumhardt, Ulisses Benedetti
Fontes, Juliana de Abreu
Mendes, Douglas Ramos
Pereira, Leara Barcelos
Paz, Pamela de Almeida
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cristiano Correa
Baumhardt, Ulisses Benedetti
Fontes, Juliana de Abreu
Mendes, Douglas Ramos
Pereira, Leara Barcelos
Paz, Pamela de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Oficina
Representação gráfica
Scanner 3D.
topic Oficina
Representação gráfica
Scanner 3D.
description Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. Ao todo foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345
10.34117/bjdv6n1-269
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6345/5625
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3794-3807
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3794-3807
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3794-3807
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645437640376320