SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2458 |
Resumo: | Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. O equipamento pertence ao Núcleo de Desenho Técnico da Universidade Federal do Pampa, Campus- Bagé/RS e, atualmente, seu uso está bem direcionado ao atendimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos do Campus e de outras instituições. Ao todo nesta atividade foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Foi utilizado o scanner 3D da Creaform categoria HandyScan modelo UniScan. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação. |
id |
UNICESU -1_1651cb40c756c9a492cd4ea8d6244f1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2458 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURAOficinaRepresentação gráficaScanner 3DEste trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. O equipamento pertence ao Núcleo de Desenho Técnico da Universidade Federal do Pampa, Campus- Bagé/RS e, atualmente, seu uso está bem direcionado ao atendimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos do Campus e de outras instituições. Ao todo nesta atividade foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Foi utilizado o scanner 3D da Creaform categoria HandyScan modelo UniScan. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.Unicesumar2019-09-13T11:57:33Z2019-09-13T11:57:33Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2458otherPereira, Leara BarcelosFerreira, Cristiano CorrêaMendes, Douglas RamosPaz, Pâmela de AlmeidaBaumhardt, Ulisses BenedettiFontes, Juliana de Abreureponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:20.045Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA |
title |
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA |
spellingShingle |
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA Pereira, Leara Barcelos Oficina Representação gráfica Scanner 3D |
title_short |
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA |
title_full |
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA |
title_fullStr |
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA |
title_full_unstemmed |
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA |
title_sort |
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA |
author |
Pereira, Leara Barcelos |
author_facet |
Pereira, Leara Barcelos Ferreira, Cristiano Corrêa Mendes, Douglas Ramos Paz, Pâmela de Almeida Baumhardt, Ulisses Benedetti Fontes, Juliana de Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Cristiano Corrêa Mendes, Douglas Ramos Paz, Pâmela de Almeida Baumhardt, Ulisses Benedetti Fontes, Juliana de Abreu |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Leara Barcelos Ferreira, Cristiano Corrêa Mendes, Douglas Ramos Paz, Pâmela de Almeida Baumhardt, Ulisses Benedetti Fontes, Juliana de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficina Representação gráfica Scanner 3D |
topic |
Oficina Representação gráfica Scanner 3D |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. O equipamento pertence ao Núcleo de Desenho Técnico da Universidade Federal do Pampa, Campus- Bagé/RS e, atualmente, seu uso está bem direcionado ao atendimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos do Campus e de outras instituições. Ao todo nesta atividade foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Foi utilizado o scanner 3D da Creaform categoria HandyScan modelo UniScan. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação. |
description |
Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. O equipamento pertence ao Núcleo de Desenho Técnico da Universidade Federal do Pampa, Campus- Bagé/RS e, atualmente, seu uso está bem direcionado ao atendimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos do Campus e de outras instituições. Ao todo nesta atividade foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Foi utilizado o scanner 3D da Creaform categoria HandyScan modelo UniScan. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-13T11:57:33Z 2019-09-13T11:57:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2458 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948601541853184 |