SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Leara Barcelos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Cristiano Corrêa, Mendes, Douglas Ramos, Paz, Pâmela de Almeida, Baumhardt, Ulisses Benedetti, Fontes, Juliana de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2458
Resumo: Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. O equipamento pertence ao Núcleo de Desenho Técnico da Universidade Federal do Pampa, Campus- Bagé/RS e, atualmente, seu uso está bem direcionado ao atendimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos do Campus e de outras instituições. Ao todo nesta atividade foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Foi utilizado o scanner 3D da Creaform categoria HandyScan modelo UniScan. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.
id UNICESU -1_1651cb40c756c9a492cd4ea8d6244f1b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2458
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURAOficinaRepresentação gráficaScanner 3DEste trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. O equipamento pertence ao Núcleo de Desenho Técnico da Universidade Federal do Pampa, Campus- Bagé/RS e, atualmente, seu uso está bem direcionado ao atendimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos do Campus e de outras instituições. Ao todo nesta atividade foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Foi utilizado o scanner 3D da Creaform categoria HandyScan modelo UniScan. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.Unicesumar2019-09-13T11:57:33Z2019-09-13T11:57:33Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2458otherPereira, Leara BarcelosFerreira, Cristiano CorrêaMendes, Douglas RamosPaz, Pâmela de AlmeidaBaumhardt, Ulisses BenedettiFontes, Juliana de Abreureponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:20.045Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
title SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
spellingShingle SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Pereira, Leara Barcelos
Oficina
Representação gráfica
Scanner 3D
title_short SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
title_full SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
title_fullStr SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
title_full_unstemmed SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
title_sort SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
author Pereira, Leara Barcelos
author_facet Pereira, Leara Barcelos
Ferreira, Cristiano Corrêa
Mendes, Douglas Ramos
Paz, Pâmela de Almeida
Baumhardt, Ulisses Benedetti
Fontes, Juliana de Abreu
author_role author
author2 Ferreira, Cristiano Corrêa
Mendes, Douglas Ramos
Paz, Pâmela de Almeida
Baumhardt, Ulisses Benedetti
Fontes, Juliana de Abreu
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Leara Barcelos
Ferreira, Cristiano Corrêa
Mendes, Douglas Ramos
Paz, Pâmela de Almeida
Baumhardt, Ulisses Benedetti
Fontes, Juliana de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Oficina
Representação gráfica
Scanner 3D
topic Oficina
Representação gráfica
Scanner 3D
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. O equipamento pertence ao Núcleo de Desenho Técnico da Universidade Federal do Pampa, Campus- Bagé/RS e, atualmente, seu uso está bem direcionado ao atendimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos do Campus e de outras instituições. Ao todo nesta atividade foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Foi utilizado o scanner 3D da Creaform categoria HandyScan modelo UniScan. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.
description Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. O equipamento pertence ao Núcleo de Desenho Técnico da Universidade Federal do Pampa, Campus- Bagé/RS e, atualmente, seu uso está bem direcionado ao atendimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos do Campus e de outras instituições. Ao todo nesta atividade foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Foi utilizado o scanner 3D da Creaform categoria HandyScan modelo UniScan. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T11:57:33Z
2019-09-13T11:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2458
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2458
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948601541853184