A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977 |
Resumo: | Este artigo, consequência da dissertação de Mestrado, objetivou abordar a importância da leitura, literatura e do letramento literário na ótica de três professores de uma escola pública e, a percepção desses temas sob o prisma de quinze alunos do ensino fundamental dois e quinze do ensino médio. A importância da literatura na escola contribui para a formação de alunos críticos e bons leitores, que através da leitura têm um potencial de transformação, através do desenvolvimento de códigos sociolinguísticos para atuarem na sociedade. A intenção de entrevistar os professores faz sentido, com a finalidade de avaliar como vem ocorrendo a prática da leitura na referida escola, cuja pesquisa é qualitativa e trata-se de um estudo de caso. Quanto aos alunos, foi possível traçar um perfil dos mesmos em relação a forma como avaliam o ensino de Língua Portuguesa e, por extensão o hábito de leitura norteado pela literatura local (amazonense) e outras fontes literárias. Foi possível constatar que os professores desempenham um papel de suma importância na respectiva disciplina e, estão cientes de que novas tecnologias contribuem para o acervo literário dos alunos. Através da fundamentação teórica, evidenciou-se o quanto é importante trabalhar com a literatura em sala de aula, promovendo debates, abordando temas críticos para que os alunos assumam novas posturas frente as contradições que vão além da escola. Ressaltou-se também o papel da biblioteca escolar como lócus de visitação dos alunos para empréstimos de livros e, dos professores ao trabalharem métodos de estudos a partir do letramento literário para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Conclui-se que é necessário a valorização da literatura como uma peça importante no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento de competências dos alunos conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). |
id |
VERACRUZ-0_6ae02da6adb039096776d09e72565fc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50977 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the studentliteraturaletramento literárioleitura literáriaEste artigo, consequência da dissertação de Mestrado, objetivou abordar a importância da leitura, literatura e do letramento literário na ótica de três professores de uma escola pública e, a percepção desses temas sob o prisma de quinze alunos do ensino fundamental dois e quinze do ensino médio. A importância da literatura na escola contribui para a formação de alunos críticos e bons leitores, que através da leitura têm um potencial de transformação, através do desenvolvimento de códigos sociolinguísticos para atuarem na sociedade. A intenção de entrevistar os professores faz sentido, com a finalidade de avaliar como vem ocorrendo a prática da leitura na referida escola, cuja pesquisa é qualitativa e trata-se de um estudo de caso. Quanto aos alunos, foi possível traçar um perfil dos mesmos em relação a forma como avaliam o ensino de Língua Portuguesa e, por extensão o hábito de leitura norteado pela literatura local (amazonense) e outras fontes literárias. Foi possível constatar que os professores desempenham um papel de suma importância na respectiva disciplina e, estão cientes de que novas tecnologias contribuem para o acervo literário dos alunos. Através da fundamentação teórica, evidenciou-se o quanto é importante trabalhar com a literatura em sala de aula, promovendo debates, abordando temas críticos para que os alunos assumam novas posturas frente as contradições que vão além da escola. Ressaltou-se também o papel da biblioteca escolar como lócus de visitação dos alunos para empréstimos de livros e, dos professores ao trabalharem métodos de estudos a partir do letramento literário para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Conclui-se que é necessário a valorização da literatura como uma peça importante no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento de competências dos alunos conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5097710.34117/bjdv8n8-087Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-562202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977/38276Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaliri, Elen Maria de CastroCosta, Arlindo2022-08-18T13:17:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50977Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:17.165755Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student |
title |
A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student |
spellingShingle |
A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student Caliri, Elen Maria de Castro literatura letramento literário leitura literária |
title_short |
A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student |
title_full |
A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student |
title_fullStr |
A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student |
title_full_unstemmed |
A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student |
title_sort |
A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student |
author |
Caliri, Elen Maria de Castro |
author_facet |
Caliri, Elen Maria de Castro Costa, Arlindo |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Arlindo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caliri, Elen Maria de Castro Costa, Arlindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura letramento literário leitura literária |
topic |
literatura letramento literário leitura literária |
description |
Este artigo, consequência da dissertação de Mestrado, objetivou abordar a importância da leitura, literatura e do letramento literário na ótica de três professores de uma escola pública e, a percepção desses temas sob o prisma de quinze alunos do ensino fundamental dois e quinze do ensino médio. A importância da literatura na escola contribui para a formação de alunos críticos e bons leitores, que através da leitura têm um potencial de transformação, através do desenvolvimento de códigos sociolinguísticos para atuarem na sociedade. A intenção de entrevistar os professores faz sentido, com a finalidade de avaliar como vem ocorrendo a prática da leitura na referida escola, cuja pesquisa é qualitativa e trata-se de um estudo de caso. Quanto aos alunos, foi possível traçar um perfil dos mesmos em relação a forma como avaliam o ensino de Língua Portuguesa e, por extensão o hábito de leitura norteado pela literatura local (amazonense) e outras fontes literárias. Foi possível constatar que os professores desempenham um papel de suma importância na respectiva disciplina e, estão cientes de que novas tecnologias contribuem para o acervo literário dos alunos. Através da fundamentação teórica, evidenciou-se o quanto é importante trabalhar com a literatura em sala de aula, promovendo debates, abordando temas críticos para que os alunos assumam novas posturas frente as contradições que vão além da escola. Ressaltou-se também o papel da biblioteca escolar como lócus de visitação dos alunos para empréstimos de livros e, dos professores ao trabalharem métodos de estudos a partir do letramento literário para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Conclui-se que é necessário a valorização da literatura como uma peça importante no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento de competências dos alunos conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977 10.34117/bjdv8n8-087 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977/38276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645607537999872 |