A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caliri, Elen Maria de Castro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Arlindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977
Resumo: Este artigo, consequência da dissertação de Mestrado, objetivou abordar a importância da leitura, literatura e do letramento literário na ótica de três professores de uma escola pública e, a percepção desses temas sob o prisma de quinze alunos do ensino fundamental dois e quinze do ensino médio. A importância da literatura na escola contribui para a formação de alunos críticos e bons leitores, que através da leitura têm um potencial de transformação, através do desenvolvimento de códigos sociolinguísticos para atuarem na sociedade. A intenção de entrevistar os professores faz sentido, com a finalidade de avaliar como vem ocorrendo a prática da leitura na referida escola, cuja pesquisa é qualitativa e trata-se de um estudo de caso. Quanto aos alunos, foi possível traçar um perfil dos mesmos em relação a forma como avaliam o ensino de Língua Portuguesa e, por extensão o hábito de leitura norteado pela literatura local (amazonense) e outras fontes literárias. Foi possível constatar que os professores desempenham um papel de suma importância na respectiva disciplina e, estão cientes de que novas tecnologias contribuem para o acervo literário dos alunos. Através da fundamentação teórica, evidenciou-se o quanto é importante trabalhar com a literatura em sala de aula, promovendo debates, abordando temas críticos para que os alunos assumam novas posturas frente as contradições que vão além da escola. Ressaltou-se também o papel da biblioteca escolar como lócus de visitação dos alunos para empréstimos de livros e, dos professores ao trabalharem métodos de estudos a partir do letramento literário para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Conclui-se que é necessário a valorização da literatura como uma peça importante no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento de competências dos alunos conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017).
id VERACRUZ-0_6ae02da6adb039096776d09e72565fc5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50977
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the studentliteraturaletramento literárioleitura literáriaEste artigo, consequência da dissertação de Mestrado, objetivou abordar a importância da leitura, literatura e do letramento literário na ótica de três professores de uma escola pública e, a percepção desses temas sob o prisma de quinze alunos do ensino fundamental dois e quinze do ensino médio. A importância da literatura na escola contribui para a formação de alunos críticos e bons leitores, que através da leitura têm um potencial de transformação, através do desenvolvimento de códigos sociolinguísticos para atuarem na sociedade. A intenção de entrevistar os professores faz sentido, com a finalidade de avaliar como vem ocorrendo a prática da leitura na referida escola, cuja pesquisa é qualitativa e trata-se de um estudo de caso. Quanto aos alunos, foi possível traçar um perfil dos mesmos em relação a forma como avaliam o ensino de Língua Portuguesa e, por extensão o hábito de leitura norteado pela literatura local (amazonense) e outras fontes literárias. Foi possível constatar que os professores desempenham um papel de suma importância na respectiva disciplina e, estão cientes de que novas tecnologias contribuem para o acervo literário dos alunos. Através da fundamentação teórica, evidenciou-se o quanto é importante trabalhar com a literatura em sala de aula, promovendo debates, abordando temas críticos para que os alunos assumam novas posturas frente as contradições que vão além da escola. Ressaltou-se também o papel da biblioteca escolar como lócus de visitação dos alunos para empréstimos de livros e, dos professores ao trabalharem métodos de estudos a partir do letramento literário para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Conclui-se que é necessário a valorização da literatura como uma peça importante no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento de competências dos alunos conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5097710.34117/bjdv8n8-087Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-562202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977/38276Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaliri, Elen Maria de CastroCosta, Arlindo2022-08-18T13:17:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50977Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:17.165755Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student
title A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student
spellingShingle A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student
Caliri, Elen Maria de Castro
literatura
letramento literário
leitura literária
title_short A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student
title_full A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student
title_fullStr A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student
title_full_unstemmed A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student
title_sort A literatura na formação básica e crítico-cultural do educando: Literature in the basic and critical-cultural education of the student
author Caliri, Elen Maria de Castro
author_facet Caliri, Elen Maria de Castro
Costa, Arlindo
author_role author
author2 Costa, Arlindo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caliri, Elen Maria de Castro
Costa, Arlindo
dc.subject.por.fl_str_mv literatura
letramento literário
leitura literária
topic literatura
letramento literário
leitura literária
description Este artigo, consequência da dissertação de Mestrado, objetivou abordar a importância da leitura, literatura e do letramento literário na ótica de três professores de uma escola pública e, a percepção desses temas sob o prisma de quinze alunos do ensino fundamental dois e quinze do ensino médio. A importância da literatura na escola contribui para a formação de alunos críticos e bons leitores, que através da leitura têm um potencial de transformação, através do desenvolvimento de códigos sociolinguísticos para atuarem na sociedade. A intenção de entrevistar os professores faz sentido, com a finalidade de avaliar como vem ocorrendo a prática da leitura na referida escola, cuja pesquisa é qualitativa e trata-se de um estudo de caso. Quanto aos alunos, foi possível traçar um perfil dos mesmos em relação a forma como avaliam o ensino de Língua Portuguesa e, por extensão o hábito de leitura norteado pela literatura local (amazonense) e outras fontes literárias. Foi possível constatar que os professores desempenham um papel de suma importância na respectiva disciplina e, estão cientes de que novas tecnologias contribuem para o acervo literário dos alunos. Através da fundamentação teórica, evidenciou-se o quanto é importante trabalhar com a literatura em sala de aula, promovendo debates, abordando temas críticos para que os alunos assumam novas posturas frente as contradições que vão além da escola. Ressaltou-se também o papel da biblioteca escolar como lócus de visitação dos alunos para empréstimos de livros e, dos professores ao trabalharem métodos de estudos a partir do letramento literário para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Conclui-se que é necessário a valorização da literatura como uma peça importante no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento de competências dos alunos conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977
10.34117/bjdv8n8-087
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50977/38276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56198-56220
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645607537999872