Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, João Jailson da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30915
Resumo: Esse estudo é o resultado de uma pesquisa de caráter interventivo que teve como objetivo analisar a contribuição da vivência de letramento literário na formação leitora de alunos de 7º ano de escola da rede estadual de ensino, a partir do gênero textual memórias literárias, além de observar o valor afetivo do gênero memória literárias para a imersão do aluno na experiência de leitura literária e averiguar nas produções dos alunos elementos de compreensão temática e estética do gênero memórias literárias. A problemática do desinteresse dos alunos pela leitura de textos literários foi a base para organizar uma sequência básica de atividades, que teve como lastro o livro Bisa Bia, Bia Bel, de Ana Maria Machado. Durante oito oficinas, ocorridas ao longo de dez aulas, foram realizadas atividades que envolveram não apenas a leitura da referida obra, mas a inserção dos alunos no universo temático que a envolve, através de filme, música, entrevistas e da própria vivência dos participantes da pesquisa. Nesse processo, os estudos de Cosson (2006), Bosi (2004), Bakhtin (1997), Le Goff (1990), Rangel (2005), Candau (2011), Halbwachs (1990), Kéfalas (2012) entre vários outros, foram o norte teórico desse trabalho. Os resultados desse trabalho mostram os efeitos positivos de uma experiência literária viva no interesse dos alunos pela prática da leitura.
id UFRN_2ad52a701bec5ee773f481c8801ad2d0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30915
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva Júnior, João Jailson dahttp://lattes.cnpq.br/0539133580339820Azevedo, Josilete Alves Moreira deCosta, Maria Suely daDias, Valdenides Cabral de Araújo2020-12-08T18:40:05Z2020-12-08T18:40:05Z2020-08-04SILVA JÚNIOR, João Jailson da. Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário. 2020. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30915Esse estudo é o resultado de uma pesquisa de caráter interventivo que teve como objetivo analisar a contribuição da vivência de letramento literário na formação leitora de alunos de 7º ano de escola da rede estadual de ensino, a partir do gênero textual memórias literárias, além de observar o valor afetivo do gênero memória literárias para a imersão do aluno na experiência de leitura literária e averiguar nas produções dos alunos elementos de compreensão temática e estética do gênero memórias literárias. A problemática do desinteresse dos alunos pela leitura de textos literários foi a base para organizar uma sequência básica de atividades, que teve como lastro o livro Bisa Bia, Bia Bel, de Ana Maria Machado. Durante oito oficinas, ocorridas ao longo de dez aulas, foram realizadas atividades que envolveram não apenas a leitura da referida obra, mas a inserção dos alunos no universo temático que a envolve, através de filme, música, entrevistas e da própria vivência dos participantes da pesquisa. Nesse processo, os estudos de Cosson (2006), Bosi (2004), Bakhtin (1997), Le Goff (1990), Rangel (2005), Candau (2011), Halbwachs (1990), Kéfalas (2012) entre vários outros, foram o norte teórico desse trabalho. Os resultados desse trabalho mostram os efeitos positivos de uma experiência literária viva no interesse dos alunos pela prática da leitura.This study is the result of an intervention research that aimed to analyze the contribution of the literary literacy experience in the formation of the 7th grade students of a public school as readers, through the textual genre literary memories, and also observe the affective value of the literary memory genre for the student's immersion in the literary reading experience, and ascertain in the students' productions elements of thematic and aesthetic understanding of the literary memories genre. The problem of students’ lack of interest in reading literary text was the basis for organizing a basic sequence of activities based on the book Bisa Bia, Bisa Bel, by Ana Maria Machado. During eight workshops, which took place over ten classes, activities were carried out that involved not only reading the referred work, but the insertion of students in the thematic universe that involves it, through film, music, interviews and the very experience of the participants of the search. In this process, the studies of Cosson (2006), Bosi (2004), Bakhtin (1997), Le Goff (1990), Rangel (2005), Candau (2011), Halbwachs (1990), Kefalás (2012), Koch (1997), among many others, were the theoretical north of this work. The results of the work showed the positive effects of a living literary experience on the students' interest in reading practice.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilLetramento literárioMemórias literáriasLeituraEm busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBuscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdfapplication/pdf3630364https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30915/1/Buscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf32e380f5976cddf240506062d9902079MD51TEXTBuscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf.txtBuscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain181337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30915/2/Buscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf.txtd5e2d203a2565673a8f3251a558b02caMD52THUMBNAILBuscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf.jpgBuscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30915/3/Buscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf.jpg84843d4b00ff0b12a0c08b0cba8103fcMD53123456789/309152020-12-13 05:02:27.54oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30915Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário
title Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário
spellingShingle Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário
Silva Júnior, João Jailson da
Letramento literário
Memórias literárias
Leitura
title_short Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário
title_full Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário
title_fullStr Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário
title_full_unstemmed Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário
title_sort Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário
author Silva Júnior, João Jailson da
author_facet Silva Júnior, João Jailson da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0539133580339820
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Maria Suely da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, João Jailson da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
contributor_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Memórias literárias
Leitura
topic Letramento literário
Memórias literárias
Leitura
description Esse estudo é o resultado de uma pesquisa de caráter interventivo que teve como objetivo analisar a contribuição da vivência de letramento literário na formação leitora de alunos de 7º ano de escola da rede estadual de ensino, a partir do gênero textual memórias literárias, além de observar o valor afetivo do gênero memória literárias para a imersão do aluno na experiência de leitura literária e averiguar nas produções dos alunos elementos de compreensão temática e estética do gênero memórias literárias. A problemática do desinteresse dos alunos pela leitura de textos literários foi a base para organizar uma sequência básica de atividades, que teve como lastro o livro Bisa Bia, Bia Bel, de Ana Maria Machado. Durante oito oficinas, ocorridas ao longo de dez aulas, foram realizadas atividades que envolveram não apenas a leitura da referida obra, mas a inserção dos alunos no universo temático que a envolve, através de filme, música, entrevistas e da própria vivência dos participantes da pesquisa. Nesse processo, os estudos de Cosson (2006), Bosi (2004), Bakhtin (1997), Le Goff (1990), Rangel (2005), Candau (2011), Halbwachs (1990), Kéfalas (2012) entre vários outros, foram o norte teórico desse trabalho. Os resultados desse trabalho mostram os efeitos positivos de uma experiência literária viva no interesse dos alunos pela prática da leitura.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-08T18:40:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-08T18:40:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, João Jailson da. Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário. 2020. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30915
identifier_str_mv SILVA JÚNIOR, João Jailson da. Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário. 2020. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30915/1/Buscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30915/2/Buscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30915/3/Buscatempoperdido_SilvaJunior_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32e380f5976cddf240506062d9902079
d5e2d203a2565673a8f3251a558b02ca
84843d4b00ff0b12a0c08b0cba8103fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832869971853312