Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Josefa Luana da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tavares, Stefanie Ingrid Ribeiro, Dias, Thiago Matheus de Lima, Silva, Wilson Antonio da, Silva, Jaiane Josileide da, Silva, Maria José da, Vera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro, Correia, Juliana Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-168
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274
Resumo: O presente trabalho foi realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santos Antão, integrantes do programa de Residência Pedagógica. O estudo de caráter qualitativo abordará uma atividade experimental demonstrativo- investigativo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Ensino Médio da Escola de Referência Guiomar Krause Gonçalves, localizada no município de Vitória de Santo Antão-PE. A partir da referida iniciativa, o estudo procurou viabilizar o entendimento da temática do Modelo Cinético Molecular, evidenciando o conteúdo de transformações químicas, relacionando assim aos fenômenos do cotidiano. Em objetivo, buscou-se analisar essa abordagem experimental como estratégia que facilite e propicie o trato dos conteúdos Químicos em sala de aula, além disso, foi proposto averiguar a atividade referida como ferramenta de ensino para os futuros docentes em química. Para o processo avaliativo durante as ações, foi utilizado duas tabelas das quais continham seis questões iguais para ambas, de modo que, fosse então feito uma análise comparativa das respostas dos alunos no pré e pós embasamento do conteúdo abordado e da prática realizada. Esse método de avaliação tido como Expressão Representacional serviu para mensurar qualitativamente os resultados, no sentido de esclarecer as dificuldades e potencialidades observadas durante e após a atividade. Com o trabalho realizado foi possível concluir que a prática utilizada foi pertinente e aceita pelos alunos, de modo que, gerou facilidade na apreensão do conteúdo em questão, além de atribuir aos licenciandos a experimentação como um recurso eficaz em sala de aula.
id VERACRUZ-0_6b50b663fdbb79d40aeb3f58d79f7bf6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11274
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic modelAtividade experimentalTeoria e práticaExperimentos demonstrativo-investigativoLicenciatura em Química.O presente trabalho foi realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santos Antão, integrantes do programa de Residência Pedagógica. O estudo de caráter qualitativo abordará uma atividade experimental demonstrativo- investigativo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Ensino Médio da Escola de Referência Guiomar Krause Gonçalves, localizada no município de Vitória de Santo Antão-PE. A partir da referida iniciativa, o estudo procurou viabilizar o entendimento da temática do Modelo Cinético Molecular, evidenciando o conteúdo de transformações químicas, relacionando assim aos fenômenos do cotidiano. Em objetivo, buscou-se analisar essa abordagem experimental como estratégia que facilite e propicie o trato dos conteúdos Químicos em sala de aula, além disso, foi proposto averiguar a atividade referida como ferramenta de ensino para os futuros docentes em química. Para o processo avaliativo durante as ações, foi utilizado duas tabelas das quais continham seis questões iguais para ambas, de modo que, fosse então feito uma análise comparativa das respostas dos alunos no pré e pós embasamento do conteúdo abordado e da prática realizada. Esse método de avaliação tido como Expressão Representacional serviu para mensurar qualitativamente os resultados, no sentido de esclarecer as dificuldades e potencialidades observadas durante e após a atividade. Com o trabalho realizado foi possível concluir que a prática utilizada foi pertinente e aceita pelos alunos, de modo que, gerou facilidade na apreensão do conteúdo em questão, além de atribuir aos licenciandos a experimentação como um recurso eficaz em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1127410.34117/bjdv6n6-168Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35255-35269Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35255-35269Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35255-352692525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274/9651Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Josefa Luana da SilvaTavares, Stefanie Ingrid RibeiroDias, Thiago Matheus de LimaSilva, Wilson Antonio daSilva, Jaiane Josileide daSilva, Maria José daVera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito MonteiroCorreia, Juliana Mendes2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11274Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:07.556139Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
title Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
spellingShingle Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
Sousa, Josefa Luana da Silva
Atividade experimental
Teoria e prática
Experimentos demonstrativo-investigativo
Licenciatura em Química.
Sousa, Josefa Luana da Silva
Atividade experimental
Teoria e prática
Experimentos demonstrativo-investigativo
Licenciatura em Química.
title_short Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
title_full Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
title_fullStr Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
title_full_unstemmed Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
title_sort Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
author Sousa, Josefa Luana da Silva
author_facet Sousa, Josefa Luana da Silva
Sousa, Josefa Luana da Silva
Tavares, Stefanie Ingrid Ribeiro
Dias, Thiago Matheus de Lima
Silva, Wilson Antonio da
Silva, Jaiane Josileide da
Silva, Maria José da
Vera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro
Correia, Juliana Mendes
Tavares, Stefanie Ingrid Ribeiro
Dias, Thiago Matheus de Lima
Silva, Wilson Antonio da
Silva, Jaiane Josileide da
Silva, Maria José da
Vera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro
Correia, Juliana Mendes
author_role author
author2 Tavares, Stefanie Ingrid Ribeiro
Dias, Thiago Matheus de Lima
Silva, Wilson Antonio da
Silva, Jaiane Josileide da
Silva, Maria José da
Vera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro
Correia, Juliana Mendes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Josefa Luana da Silva
Tavares, Stefanie Ingrid Ribeiro
Dias, Thiago Matheus de Lima
Silva, Wilson Antonio da
Silva, Jaiane Josileide da
Silva, Maria José da
Vera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro
Correia, Juliana Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade experimental
Teoria e prática
Experimentos demonstrativo-investigativo
Licenciatura em Química.
topic Atividade experimental
Teoria e prática
Experimentos demonstrativo-investigativo
Licenciatura em Química.
description O presente trabalho foi realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santos Antão, integrantes do programa de Residência Pedagógica. O estudo de caráter qualitativo abordará uma atividade experimental demonstrativo- investigativo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Ensino Médio da Escola de Referência Guiomar Krause Gonçalves, localizada no município de Vitória de Santo Antão-PE. A partir da referida iniciativa, o estudo procurou viabilizar o entendimento da temática do Modelo Cinético Molecular, evidenciando o conteúdo de transformações químicas, relacionando assim aos fenômenos do cotidiano. Em objetivo, buscou-se analisar essa abordagem experimental como estratégia que facilite e propicie o trato dos conteúdos Químicos em sala de aula, além disso, foi proposto averiguar a atividade referida como ferramenta de ensino para os futuros docentes em química. Para o processo avaliativo durante as ações, foi utilizado duas tabelas das quais continham seis questões iguais para ambas, de modo que, fosse então feito uma análise comparativa das respostas dos alunos no pré e pós embasamento do conteúdo abordado e da prática realizada. Esse método de avaliação tido como Expressão Representacional serviu para mensurar qualitativamente os resultados, no sentido de esclarecer as dificuldades e potencialidades observadas durante e após a atividade. Com o trabalho realizado foi possível concluir que a prática utilizada foi pertinente e aceita pelos alunos, de modo que, gerou facilidade na apreensão do conteúdo em questão, além de atribuir aos licenciandos a experimentação como um recurso eficaz em sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274
10.34117/bjdv6n6-168
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274/9651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35255-35269
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35255-35269
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35255-35269
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183726417707008
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n6-168