Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n6-168 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santos Antão, integrantes do programa de Residência Pedagógica. O estudo de caráter qualitativo abordará uma atividade experimental demonstrativo- investigativo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Ensino Médio da Escola de Referência Guiomar Krause Gonçalves, localizada no município de Vitória de Santo Antão-PE. A partir da referida iniciativa, o estudo procurou viabilizar o entendimento da temática do Modelo Cinético Molecular, evidenciando o conteúdo de transformações químicas, relacionando assim aos fenômenos do cotidiano. Em objetivo, buscou-se analisar essa abordagem experimental como estratégia que facilite e propicie o trato dos conteúdos Químicos em sala de aula, além disso, foi proposto averiguar a atividade referida como ferramenta de ensino para os futuros docentes em química. Para o processo avaliativo durante as ações, foi utilizado duas tabelas das quais continham seis questões iguais para ambas, de modo que, fosse então feito uma análise comparativa das respostas dos alunos no pré e pós embasamento do conteúdo abordado e da prática realizada. Esse método de avaliação tido como Expressão Representacional serviu para mensurar qualitativamente os resultados, no sentido de esclarecer as dificuldades e potencialidades observadas durante e após a atividade. Com o trabalho realizado foi possível concluir que a prática utilizada foi pertinente e aceita pelos alunos, de modo que, gerou facilidade na apreensão do conteúdo em questão, além de atribuir aos licenciandos a experimentação como um recurso eficaz em sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_6b50b663fdbb79d40aeb3f58d79f7bf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11274 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic modelAtividade experimentalTeoria e práticaExperimentos demonstrativo-investigativoLicenciatura em Química.O presente trabalho foi realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santos Antão, integrantes do programa de Residência Pedagógica. O estudo de caráter qualitativo abordará uma atividade experimental demonstrativo- investigativo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Ensino Médio da Escola de Referência Guiomar Krause Gonçalves, localizada no município de Vitória de Santo Antão-PE. A partir da referida iniciativa, o estudo procurou viabilizar o entendimento da temática do Modelo Cinético Molecular, evidenciando o conteúdo de transformações químicas, relacionando assim aos fenômenos do cotidiano. Em objetivo, buscou-se analisar essa abordagem experimental como estratégia que facilite e propicie o trato dos conteúdos Químicos em sala de aula, além disso, foi proposto averiguar a atividade referida como ferramenta de ensino para os futuros docentes em química. Para o processo avaliativo durante as ações, foi utilizado duas tabelas das quais continham seis questões iguais para ambas, de modo que, fosse então feito uma análise comparativa das respostas dos alunos no pré e pós embasamento do conteúdo abordado e da prática realizada. Esse método de avaliação tido como Expressão Representacional serviu para mensurar qualitativamente os resultados, no sentido de esclarecer as dificuldades e potencialidades observadas durante e após a atividade. Com o trabalho realizado foi possível concluir que a prática utilizada foi pertinente e aceita pelos alunos, de modo que, gerou facilidade na apreensão do conteúdo em questão, além de atribuir aos licenciandos a experimentação como um recurso eficaz em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1127410.34117/bjdv6n6-168Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35255-35269Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35255-35269Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35255-352692525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274/9651Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Josefa Luana da SilvaTavares, Stefanie Ingrid RibeiroDias, Thiago Matheus de LimaSilva, Wilson Antonio daSilva, Jaiane Josileide daSilva, Maria José daVera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito MonteiroCorreia, Juliana Mendes2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11274Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:07.556139Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model |
title |
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model |
spellingShingle |
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model Sousa, Josefa Luana da Silva Atividade experimental Teoria e prática Experimentos demonstrativo-investigativo Licenciatura em Química. Sousa, Josefa Luana da Silva Atividade experimental Teoria e prática Experimentos demonstrativo-investigativo Licenciatura em Química. |
title_short |
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model |
title_full |
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model |
title_fullStr |
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model |
title_full_unstemmed |
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model |
title_sort |
Abordagem experimental: construção do conhecimento científico acerca do conteúdo de modelo cinético químico molecular/ Experimental approach: construction of scientific knowledge about the content of a molecular chemical kinetic model |
author |
Sousa, Josefa Luana da Silva |
author_facet |
Sousa, Josefa Luana da Silva Sousa, Josefa Luana da Silva Tavares, Stefanie Ingrid Ribeiro Dias, Thiago Matheus de Lima Silva, Wilson Antonio da Silva, Jaiane Josileide da Silva, Maria José da Vera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro Correia, Juliana Mendes Tavares, Stefanie Ingrid Ribeiro Dias, Thiago Matheus de Lima Silva, Wilson Antonio da Silva, Jaiane Josileide da Silva, Maria José da Vera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro Correia, Juliana Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Stefanie Ingrid Ribeiro Dias, Thiago Matheus de Lima Silva, Wilson Antonio da Silva, Jaiane Josileide da Silva, Maria José da Vera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro Correia, Juliana Mendes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Josefa Luana da Silva Tavares, Stefanie Ingrid Ribeiro Dias, Thiago Matheus de Lima Silva, Wilson Antonio da Silva, Jaiane Josileide da Silva, Maria José da Vera Cruz Feijó de Melo, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro Correia, Juliana Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade experimental Teoria e prática Experimentos demonstrativo-investigativo Licenciatura em Química. |
topic |
Atividade experimental Teoria e prática Experimentos demonstrativo-investigativo Licenciatura em Química. |
description |
O presente trabalho foi realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santos Antão, integrantes do programa de Residência Pedagógica. O estudo de caráter qualitativo abordará uma atividade experimental demonstrativo- investigativo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Ensino Médio da Escola de Referência Guiomar Krause Gonçalves, localizada no município de Vitória de Santo Antão-PE. A partir da referida iniciativa, o estudo procurou viabilizar o entendimento da temática do Modelo Cinético Molecular, evidenciando o conteúdo de transformações químicas, relacionando assim aos fenômenos do cotidiano. Em objetivo, buscou-se analisar essa abordagem experimental como estratégia que facilite e propicie o trato dos conteúdos Químicos em sala de aula, além disso, foi proposto averiguar a atividade referida como ferramenta de ensino para os futuros docentes em química. Para o processo avaliativo durante as ações, foi utilizado duas tabelas das quais continham seis questões iguais para ambas, de modo que, fosse então feito uma análise comparativa das respostas dos alunos no pré e pós embasamento do conteúdo abordado e da prática realizada. Esse método de avaliação tido como Expressão Representacional serviu para mensurar qualitativamente os resultados, no sentido de esclarecer as dificuldades e potencialidades observadas durante e após a atividade. Com o trabalho realizado foi possível concluir que a prática utilizada foi pertinente e aceita pelos alunos, de modo que, gerou facilidade na apreensão do conteúdo em questão, além de atribuir aos licenciandos a experimentação como um recurso eficaz em sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274 10.34117/bjdv6n6-168 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11274/9651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35255-35269 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35255-35269 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35255-35269 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183726417707008 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-168 |