Ondas estacionárias e ressonância: uma experiência de ensino a partir de atividade experimental demonstrativa / Stationary waves and resonance: a teaching experience from demonstrative experimental activity
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10092 |
Resumo: | O trabalho apresenta a descrição e aplicação de um aparato experimental e sua funcionalidade. O experimento foi construído com materiais de baixo custo e teve com objetivo simular as características inerciais e elásticas do meio na velocidade de propagação de uma onda mecânica longitudinal, relacionando-o com conceitos sobre ondas estacionárias e o comportamento da ressonância no ensino de Física. O percurso metodológico aconteceu por meio de uma sequência didática com a utilização de situações problemas. Durante a aplicação da intervenção didática o experimento foi utilizado como elo de articulação com as atividades investigativas na construção de conceitos sobre a Física. A funcionalidade do experimento demonstrativo foi de levar a liberdade intelectual ao estudante de modo que o mesmo expusesse suas ideias e questionamentos sobre o fenômeno estudado com maior clareza e eficiência. |
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Ondas estacionárias e ressonância: uma experiência de ensino a partir de atividade experimental demonstrativa / Stationary waves and resonance: a teaching experience from demonstrative experimental activityEnsino de FísicaAtividades InvestigativasExperimento Demonstrativo.O trabalho apresenta a descrição e aplicação de um aparato experimental e sua funcionalidade. O experimento foi construído com materiais de baixo custo e teve com objetivo simular as características inerciais e elásticas do meio na velocidade de propagação de uma onda mecânica longitudinal, relacionando-o com conceitos sobre ondas estacionárias e o comportamento da ressonância no ensino de Física. O percurso metodológico aconteceu por meio de uma sequência didática com a utilização de situações problemas. Durante a aplicação da intervenção didática o experimento foi utilizado como elo de articulação com as atividades investigativas na construção de conceitos sobre a Física. A funcionalidade do experimento demonstrativo foi de levar a liberdade intelectual ao estudante de modo que o mesmo expusesse suas ideias e questionamentos sobre o fenômeno estudado com maior clareza e eficiência.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1009210.34117/bjdv6n5-287Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27807-27818Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27807-27818Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27807-278182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10092/8612Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Carla Valéria FerreiraFarias, Rejane Maria da SilvaSilva, Inaldo Jerfson Sobreira da2020-06-09T13:25:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10092Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:34.422002Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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