Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690 |
Resumo: | Partindo da premissa que interagir e se comunicar é inerente ao ser humano, e que desde os primórdios da civilização o homem vem criando tecnologias para facilitar e desenvolver a comunicação, este artigo de iniciação científica, tem por objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas escolas. Considerando as tecnologias digitais de informação e comunicação como uma importante ferramenta, capaz de potencializar a aprendizagem dos estudantes e ainda contribuir para a acessibilidade de alunos com deficiência, este estudo bibliográfico, buscou apoio em importantes autores como Franco (2013), Prensky (2021), Kohn e Morais (2007), Masetto (2000), Lemos (2010), dentro outros, para compreender a importância e a evolução das TIC na escola. A relevância desse estudo se dá pelo fato de oportunizar reflexões que apontam para a necessidade de utilizar as TDICs como um recurso capaz de diminuir as barreiras socialmente impostas, que limitam o acesso, a permanência e a efetivação do processo de aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_6b6a5db6a7479f91e920506220804c49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42690 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilitiesTecnologiaEducaçãoInclusão.Partindo da premissa que interagir e se comunicar é inerente ao ser humano, e que desde os primórdios da civilização o homem vem criando tecnologias para facilitar e desenvolver a comunicação, este artigo de iniciação científica, tem por objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas escolas. Considerando as tecnologias digitais de informação e comunicação como uma importante ferramenta, capaz de potencializar a aprendizagem dos estudantes e ainda contribuir para a acessibilidade de alunos com deficiência, este estudo bibliográfico, buscou apoio em importantes autores como Franco (2013), Prensky (2021), Kohn e Morais (2007), Masetto (2000), Lemos (2010), dentro outros, para compreender a importância e a evolução das TIC na escola. A relevância desse estudo se dá pelo fato de oportunizar reflexões que apontam para a necessidade de utilizar as TDICs como um recurso capaz de diminuir as barreiras socialmente impostas, que limitam o acesso, a permanência e a efetivação do processo de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4269010.34117/bjdv8n1-237Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3604-3617Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3604-3617Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3604-36172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchons, Juliana Cristina SchmidtSantos, Maria Aparecida de Souza2022-04-28T19:18:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42690Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:02.729559Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities |
title |
Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities |
spellingShingle |
Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities Schons, Juliana Cristina Schmidt Tecnologia Educação Inclusão. |
title_short |
Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities |
title_full |
Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities |
title_fullStr |
Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities |
title_full_unstemmed |
Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities |
title_sort |
Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities |
author |
Schons, Juliana Cristina Schmidt |
author_facet |
Schons, Juliana Cristina Schmidt Santos, Maria Aparecida de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria Aparecida de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schons, Juliana Cristina Schmidt Santos, Maria Aparecida de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educação Inclusão. |
topic |
Tecnologia Educação Inclusão. |
description |
Partindo da premissa que interagir e se comunicar é inerente ao ser humano, e que desde os primórdios da civilização o homem vem criando tecnologias para facilitar e desenvolver a comunicação, este artigo de iniciação científica, tem por objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas escolas. Considerando as tecnologias digitais de informação e comunicação como uma importante ferramenta, capaz de potencializar a aprendizagem dos estudantes e ainda contribuir para a acessibilidade de alunos com deficiência, este estudo bibliográfico, buscou apoio em importantes autores como Franco (2013), Prensky (2021), Kohn e Morais (2007), Masetto (2000), Lemos (2010), dentro outros, para compreender a importância e a evolução das TIC na escola. A relevância desse estudo se dá pelo fato de oportunizar reflexões que apontam para a necessidade de utilizar as TDICs como um recurso capaz de diminuir as barreiras socialmente impostas, que limitam o acesso, a permanência e a efetivação do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690 10.34117/bjdv8n1-237 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3604-3617 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3604-3617 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3604-3617 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645577997516800 |