Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schons, Juliana Cristina Schmidt
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Maria Aparecida de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690
Resumo: Partindo da premissa que interagir e se comunicar é inerente ao ser humano, e que desde os primórdios da civilização o homem vem criando tecnologias para facilitar e desenvolver a comunicação, este artigo de iniciação científica, tem por objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas escolas. Considerando as tecnologias digitais de informação e comunicação como uma importante ferramenta, capaz de potencializar a aprendizagem dos estudantes e ainda contribuir para a acessibilidade de alunos com deficiência, este estudo bibliográfico, buscou apoio em importantes autores como Franco (2013), Prensky (2021), Kohn e Morais (2007), Masetto (2000), Lemos (2010), dentro outros, para compreender a importância e a evolução das TIC na escola. A relevância desse estudo se dá pelo fato de oportunizar reflexões que apontam para a necessidade de utilizar as TDICs como um recurso capaz de diminuir as barreiras socialmente impostas, que limitam o acesso, a permanência e a efetivação do processo de aprendizagem.
id VERACRUZ-0_6b6a5db6a7479f91e920506220804c49
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42690
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilitiesTecnologiaEducaçãoInclusão.Partindo da premissa que interagir e se comunicar é inerente ao ser humano, e que desde os primórdios da civilização o homem vem criando tecnologias para facilitar e desenvolver a comunicação, este artigo de iniciação científica, tem por objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas escolas. Considerando as tecnologias digitais de informação e comunicação como uma importante ferramenta, capaz de potencializar a aprendizagem dos estudantes e ainda contribuir para a acessibilidade de alunos com deficiência, este estudo bibliográfico, buscou apoio em importantes autores como Franco (2013), Prensky (2021), Kohn e Morais (2007), Masetto (2000), Lemos (2010), dentro outros, para compreender a importância e a evolução das TIC na escola. A relevância desse estudo se dá pelo fato de oportunizar reflexões que apontam para a necessidade de utilizar as TDICs como um recurso capaz de diminuir as barreiras socialmente impostas, que limitam o acesso, a permanência e a efetivação do processo de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4269010.34117/bjdv8n1-237Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3604-3617Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3604-3617Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3604-36172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchons, Juliana Cristina SchmidtSantos, Maria Aparecida de Souza2022-04-28T19:18:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42690Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:02.729559Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities
title Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities
spellingShingle Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities
Schons, Juliana Cristina Schmidt
Tecnologia
Educação
Inclusão.
title_short Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities
title_full Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities
title_fullStr Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities
title_full_unstemmed Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities
title_sort Análise sobre a importância da a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de ensino fundamental: inclusão digital e a acessibilidade dos alunos com deficiência / Analysis of the importance of using digital information and communication technologies in elementary schools: digital inclusion and accessibility for students with disabilities
author Schons, Juliana Cristina Schmidt
author_facet Schons, Juliana Cristina Schmidt
Santos, Maria Aparecida de Souza
author_role author
author2 Santos, Maria Aparecida de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schons, Juliana Cristina Schmidt
Santos, Maria Aparecida de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação
Inclusão.
topic Tecnologia
Educação
Inclusão.
description Partindo da premissa que interagir e se comunicar é inerente ao ser humano, e que desde os primórdios da civilização o homem vem criando tecnologias para facilitar e desenvolver a comunicação, este artigo de iniciação científica, tem por objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas escolas. Considerando as tecnologias digitais de informação e comunicação como uma importante ferramenta, capaz de potencializar a aprendizagem dos estudantes e ainda contribuir para a acessibilidade de alunos com deficiência, este estudo bibliográfico, buscou apoio em importantes autores como Franco (2013), Prensky (2021), Kohn e Morais (2007), Masetto (2000), Lemos (2010), dentro outros, para compreender a importância e a evolução das TIC na escola. A relevância desse estudo se dá pelo fato de oportunizar reflexões que apontam para a necessidade de utilizar as TDICs como um recurso capaz de diminuir as barreiras socialmente impostas, que limitam o acesso, a permanência e a efetivação do processo de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690
10.34117/bjdv8n1-237
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42690/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3604-3617
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3604-3617
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3604-3617
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645577997516800