Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592 |
Resumo: | Este artigo narra uma discussão acerca da polivalência no âmbito do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM), no município de Rio Branco – Acre, tendo como delimitação a disciplina de matemática. Tem como objetivo compreender como os professores que atuam nesse Programa, ministrando a disciplina de matemática, sobretudo aqueles que não têm formação específica na área, conseguem superar os desafios que se apresentam no cotidiano de suas práticas, e sobre quais estratégias de superação adotam. A construção da base histórica e conceitual deste trabalho e análise dos dados se deu à luz das ideias de teóricos que tratam sobre a importância das formações no contexto de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso da entrevista aberta e questionário semiestruturado como técnica de coleta de dados, cujos sujeitos se constituem nos professores polivalentes que ministram a disciplina de matemática e coordenadores do PEEM. Os resultados validam os aspectos positivos da metodologia da TelessalaTM do Novo Telecurso® 2000, adotada pelo PEEM, mas, também, mostram fragilidades na docência polivalente no âmbito do ensino de matemática, no foco dado à formação continuada dos professores polivalentes, desconsiderando que a qualificação inicial destes não é específica da disciplina em questão e que a atual configuração do planejamento das aulas não colabora com a superação dos desafios que se apresentam no processo de ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Médio. |
id |
VERACRUZ-0_6cb959176f8cb75bc78c7ba8ec12e104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20592 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOTPolivalênciaPEEMEnsino de MatemáticaSaberes Docentes.Este artigo narra uma discussão acerca da polivalência no âmbito do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM), no município de Rio Branco – Acre, tendo como delimitação a disciplina de matemática. Tem como objetivo compreender como os professores que atuam nesse Programa, ministrando a disciplina de matemática, sobretudo aqueles que não têm formação específica na área, conseguem superar os desafios que se apresentam no cotidiano de suas práticas, e sobre quais estratégias de superação adotam. A construção da base histórica e conceitual deste trabalho e análise dos dados se deu à luz das ideias de teóricos que tratam sobre a importância das formações no contexto de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso da entrevista aberta e questionário semiestruturado como técnica de coleta de dados, cujos sujeitos se constituem nos professores polivalentes que ministram a disciplina de matemática e coordenadores do PEEM. Os resultados validam os aspectos positivos da metodologia da TelessalaTM do Novo Telecurso® 2000, adotada pelo PEEM, mas, também, mostram fragilidades na docência polivalente no âmbito do ensino de matemática, no foco dado à formação continuada dos professores polivalentes, desconsiderando que a qualificação inicial destes não é específica da disciplina em questão e que a atual configuração do planejamento das aulas não colabora com a superação dos desafios que se apresentam no processo de ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Médio.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2059210.34117/bjdv6n11-607Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 92570-92580Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 92570-92580Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 92570-925802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592/16455Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, José RonaldoAraújo, Djallene Rebêlo deMelo, Carolinne Maia2020-12-16T11:08:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20592Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:32.983471Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT |
title |
Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT |
spellingShingle |
Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT Melo, José Ronaldo Polivalência PEEM Ensino de Matemática Saberes Docentes. |
title_short |
Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT |
title_full |
Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT |
title_fullStr |
Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT |
title_full_unstemmed |
Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT |
title_sort |
Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT |
author |
Melo, José Ronaldo |
author_facet |
Melo, José Ronaldo Araújo, Djallene Rebêlo de Melo, Carolinne Maia |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Djallene Rebêlo de Melo, Carolinne Maia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, José Ronaldo Araújo, Djallene Rebêlo de Melo, Carolinne Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polivalência PEEM Ensino de Matemática Saberes Docentes. |
topic |
Polivalência PEEM Ensino de Matemática Saberes Docentes. |
description |
Este artigo narra uma discussão acerca da polivalência no âmbito do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM), no município de Rio Branco – Acre, tendo como delimitação a disciplina de matemática. Tem como objetivo compreender como os professores que atuam nesse Programa, ministrando a disciplina de matemática, sobretudo aqueles que não têm formação específica na área, conseguem superar os desafios que se apresentam no cotidiano de suas práticas, e sobre quais estratégias de superação adotam. A construção da base histórica e conceitual deste trabalho e análise dos dados se deu à luz das ideias de teóricos que tratam sobre a importância das formações no contexto de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso da entrevista aberta e questionário semiestruturado como técnica de coleta de dados, cujos sujeitos se constituem nos professores polivalentes que ministram a disciplina de matemática e coordenadores do PEEM. Os resultados validam os aspectos positivos da metodologia da TelessalaTM do Novo Telecurso® 2000, adotada pelo PEEM, mas, também, mostram fragilidades na docência polivalente no âmbito do ensino de matemática, no foco dado à formação continuada dos professores polivalentes, desconsiderando que a qualificação inicial destes não é específica da disciplina em questão e que a atual configuração do planejamento das aulas não colabora com a superação dos desafios que se apresentam no processo de ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592 10.34117/bjdv6n11-607 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592/16455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 92570-92580 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 92570-92580 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 92570-92580 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645494427058176 |