Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, José Ronaldo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Djallene Rebêlo de, Melo, Carolinne Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592
Resumo: Este artigo narra uma discussão acerca da polivalência no âmbito do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM), no município de Rio Branco – Acre, tendo como delimitação a disciplina de matemática. Tem como objetivo compreender como os professores que atuam nesse Programa, ministrando a disciplina de matemática, sobretudo aqueles que não têm formação específica na área, conseguem superar os desafios que se apresentam no cotidiano de suas práticas, e sobre quais estratégias de superação adotam. A construção da base histórica e conceitual deste trabalho e análise dos dados se deu à luz das ideias de teóricos que tratam sobre a importância das formações no contexto de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso da entrevista aberta e questionário semiestruturado como técnica de coleta de dados, cujos sujeitos se constituem nos professores polivalentes que ministram a disciplina de matemática e coordenadores do PEEM. Os resultados validam os aspectos positivos da metodologia da TelessalaTM do Novo Telecurso® 2000, adotada pelo PEEM, mas, também, mostram fragilidades na docência polivalente no âmbito do ensino de matemática, no foco dado à formação continuada dos professores polivalentes, desconsiderando que a qualificação inicial destes não é específica da disciplina em questão e que a atual configuração do planejamento das aulas não colabora com a superação dos desafios que se apresentam no processo de ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Médio.
id VERACRUZ-0_6cb959176f8cb75bc78c7ba8ec12e104
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20592
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOTPolivalênciaPEEMEnsino de MatemáticaSaberes Docentes.Este artigo narra uma discussão acerca da polivalência no âmbito do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM), no município de Rio Branco – Acre, tendo como delimitação a disciplina de matemática. Tem como objetivo compreender como os professores que atuam nesse Programa, ministrando a disciplina de matemática, sobretudo aqueles que não têm formação específica na área, conseguem superar os desafios que se apresentam no cotidiano de suas práticas, e sobre quais estratégias de superação adotam. A construção da base histórica e conceitual deste trabalho e análise dos dados se deu à luz das ideias de teóricos que tratam sobre a importância das formações no contexto de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso da entrevista aberta e questionário semiestruturado como técnica de coleta de dados, cujos sujeitos se constituem nos professores polivalentes que ministram a disciplina de matemática e coordenadores do PEEM. Os resultados validam os aspectos positivos da metodologia da TelessalaTM do Novo Telecurso® 2000, adotada pelo PEEM, mas, também, mostram fragilidades na docência polivalente no âmbito do ensino de matemática, no foco dado à formação continuada dos professores polivalentes, desconsiderando que a qualificação inicial destes não é específica da disciplina em questão e que a atual configuração do planejamento das aulas não colabora com a superação dos desafios que se apresentam no processo de ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Médio.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2059210.34117/bjdv6n11-607Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 92570-92580Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 92570-92580Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 92570-925802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592/16455Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, José RonaldoAraújo, Djallene Rebêlo deMelo, Carolinne Maia2020-12-16T11:08:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20592Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:32.983471Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT
title Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT
spellingShingle Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT
Melo, José Ronaldo
Polivalência
PEEM
Ensino de Matemática
Saberes Docentes.
title_short Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT
title_full Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT
title_fullStr Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT
title_full_unstemmed Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT
title_sort Estratégias e perspectivas de professores polivalentes que ensinam matemática no PEEM/ Strategies and perspectives of multipurpose teachers who teach math on FOOT
author Melo, José Ronaldo
author_facet Melo, José Ronaldo
Araújo, Djallene Rebêlo de
Melo, Carolinne Maia
author_role author
author2 Araújo, Djallene Rebêlo de
Melo, Carolinne Maia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, José Ronaldo
Araújo, Djallene Rebêlo de
Melo, Carolinne Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Polivalência
PEEM
Ensino de Matemática
Saberes Docentes.
topic Polivalência
PEEM
Ensino de Matemática
Saberes Docentes.
description Este artigo narra uma discussão acerca da polivalência no âmbito do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM), no município de Rio Branco – Acre, tendo como delimitação a disciplina de matemática. Tem como objetivo compreender como os professores que atuam nesse Programa, ministrando a disciplina de matemática, sobretudo aqueles que não têm formação específica na área, conseguem superar os desafios que se apresentam no cotidiano de suas práticas, e sobre quais estratégias de superação adotam. A construção da base histórica e conceitual deste trabalho e análise dos dados se deu à luz das ideias de teóricos que tratam sobre a importância das formações no contexto de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso da entrevista aberta e questionário semiestruturado como técnica de coleta de dados, cujos sujeitos se constituem nos professores polivalentes que ministram a disciplina de matemática e coordenadores do PEEM. Os resultados validam os aspectos positivos da metodologia da TelessalaTM do Novo Telecurso® 2000, adotada pelo PEEM, mas, também, mostram fragilidades na docência polivalente no âmbito do ensino de matemática, no foco dado à formação continuada dos professores polivalentes, desconsiderando que a qualificação inicial destes não é específica da disciplina em questão e que a atual configuração do planejamento das aulas não colabora com a superação dos desafios que se apresentam no processo de ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592
10.34117/bjdv6n11-607
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20592/16455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 92570-92580
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 92570-92580
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 92570-92580
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645494427058176