Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153 |
Resumo: | Este artigo de tema original surgiu a partir da reflexão acerca das novas relações de ensino impostas pela pandemia da Covid-19. Nesse estudo de caso, buscou-se apurar dados sobre o impacto decorrente no processo de aprendizagem dos alunos e nos desafios que o novo modelo de ensino, adotado na educação brasileira impingiu aos professores e pais. A problemática a ser respondida refere-se à possibilidade de manutenção em relação de afetividade no processo de cognição durante as aulas remotas. O presente questionamento pretende levantar dados a partir de pesquisa de campo que possibilitem dimensionar a questão, para que,de posse desses dados, seja elucidada a prática do ensino remoto, bem como seus avanços e desafios. O referido trabalho basear-se-á em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, por meio de trabalho de campo realizado em colégio da rede particular no município de Macaé, RJ. Desta forma, pode-se ler sobre os diversos aspectos que perpassam o processo de aprendizagem em uma dimensão cognitivo-afetiva. Com esse estudo, pretende-se ratificar que a aprendizagem é capaz de ocorrer no ambiente virtual de forma rica e significativa, oriunda do processo de plasticidade cerebral. A pesquisa será de cunho qualitativo e terá como referencial os teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon |
id |
VERACRUZ-0_6e3be75f42693d2668aca3544107dd5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25153 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemicCogniçãoAfetividadeAprendizagem.Este artigo de tema original surgiu a partir da reflexão acerca das novas relações de ensino impostas pela pandemia da Covid-19. Nesse estudo de caso, buscou-se apurar dados sobre o impacto decorrente no processo de aprendizagem dos alunos e nos desafios que o novo modelo de ensino, adotado na educação brasileira impingiu aos professores e pais. A problemática a ser respondida refere-se à possibilidade de manutenção em relação de afetividade no processo de cognição durante as aulas remotas. O presente questionamento pretende levantar dados a partir de pesquisa de campo que possibilitem dimensionar a questão, para que,de posse desses dados, seja elucidada a prática do ensino remoto, bem como seus avanços e desafios. O referido trabalho basear-se-á em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, por meio de trabalho de campo realizado em colégio da rede particular no município de Macaé, RJ. Desta forma, pode-se ler sobre os diversos aspectos que perpassam o processo de aprendizagem em uma dimensão cognitivo-afetiva. Com esse estudo, pretende-se ratificar que a aprendizagem é capaz de ocorrer no ambiente virtual de forma rica e significativa, oriunda do processo de plasticidade cerebral. A pesquisa será de cunho qualitativo e terá como referencial os teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri WallonBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2515310.34117/bjdv7n2-490Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 18718-18732Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 18718-18732Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 18718-187322525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153/20049Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amanda Farias Teski deBarcelos, Cristiana da SilvaVasconcellos, Rackel Peralva MenezesLuna, Poliana Campos CôrtesNeves, Beatriz Araujo de RezendeOliveira, Manoelle da Silva deDias, Fabrizia Miranda de AlvarengaSantos, Fernanda Morales dos2022-06-24T19:06:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25153Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:46.399793Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic |
title |
Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic |
spellingShingle |
Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic Oliveira, Amanda Farias Teski de Cognição Afetividade Aprendizagem. |
title_short |
Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic |
title_full |
Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic |
title_fullStr |
Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic |
title_full_unstemmed |
Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic |
title_sort |
Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic |
author |
Oliveira, Amanda Farias Teski de |
author_facet |
Oliveira, Amanda Farias Teski de Barcelos, Cristiana da Silva Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes Luna, Poliana Campos Côrtes Neves, Beatriz Araujo de Rezende Oliveira, Manoelle da Silva de Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga Santos, Fernanda Morales dos |
author_role |
author |
author2 |
Barcelos, Cristiana da Silva Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes Luna, Poliana Campos Côrtes Neves, Beatriz Araujo de Rezende Oliveira, Manoelle da Silva de Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga Santos, Fernanda Morales dos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Amanda Farias Teski de Barcelos, Cristiana da Silva Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes Luna, Poliana Campos Côrtes Neves, Beatriz Araujo de Rezende Oliveira, Manoelle da Silva de Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga Santos, Fernanda Morales dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição Afetividade Aprendizagem. |
topic |
Cognição Afetividade Aprendizagem. |
description |
Este artigo de tema original surgiu a partir da reflexão acerca das novas relações de ensino impostas pela pandemia da Covid-19. Nesse estudo de caso, buscou-se apurar dados sobre o impacto decorrente no processo de aprendizagem dos alunos e nos desafios que o novo modelo de ensino, adotado na educação brasileira impingiu aos professores e pais. A problemática a ser respondida refere-se à possibilidade de manutenção em relação de afetividade no processo de cognição durante as aulas remotas. O presente questionamento pretende levantar dados a partir de pesquisa de campo que possibilitem dimensionar a questão, para que,de posse desses dados, seja elucidada a prática do ensino remoto, bem como seus avanços e desafios. O referido trabalho basear-se-á em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, por meio de trabalho de campo realizado em colégio da rede particular no município de Macaé, RJ. Desta forma, pode-se ler sobre os diversos aspectos que perpassam o processo de aprendizagem em uma dimensão cognitivo-afetiva. Com esse estudo, pretende-se ratificar que a aprendizagem é capaz de ocorrer no ambiente virtual de forma rica e significativa, oriunda do processo de plasticidade cerebral. A pesquisa será de cunho qualitativo e terá como referencial os teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153 10.34117/bjdv7n2-490 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153/20049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 18718-18732 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 18718-18732 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 18718-18732 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645513690447872 |