Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Farias Teski de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barcelos, Cristiana da Silva, Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes, Luna, Poliana Campos Côrtes, Neves, Beatriz Araujo de Rezende, Oliveira, Manoelle da Silva de, Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga, Santos, Fernanda Morales dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153
Resumo: Este artigo de tema original surgiu a partir da reflexão acerca das novas relações de ensino impostas pela pandemia da Covid-19. Nesse estudo de caso, buscou-se apurar dados sobre o impacto decorrente no processo de aprendizagem dos alunos e nos desafios que o novo modelo de ensino, adotado na educação brasileira impingiu aos professores e pais. A problemática a ser respondida refere-se à possibilidade de manutenção em relação de afetividade no processo de cognição durante as aulas remotas. O presente questionamento pretende levantar dados a partir de pesquisa de campo que possibilitem dimensionar a questão, para que,de posse desses dados, seja elucidada a prática do ensino remoto, bem como seus avanços e desafios. O referido trabalho basear-se-á em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, por meio de  trabalho de campo realizado em colégio da rede particular no município de Macaé, RJ. Desta forma, pode-se ler sobre os diversos aspectos que perpassam o processo de aprendizagem em uma dimensão cognitivo-afetiva. Com esse estudo, pretende-se ratificar que a aprendizagem é capaz de ocorrer no ambiente virtual de forma rica e significativa, oriunda do processo de plasticidade cerebral. A pesquisa será de cunho qualitativo e terá como referencial os teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon
id VERACRUZ-0_6e3be75f42693d2668aca3544107dd5a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25153
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemicCogniçãoAfetividadeAprendizagem.Este artigo de tema original surgiu a partir da reflexão acerca das novas relações de ensino impostas pela pandemia da Covid-19. Nesse estudo de caso, buscou-se apurar dados sobre o impacto decorrente no processo de aprendizagem dos alunos e nos desafios que o novo modelo de ensino, adotado na educação brasileira impingiu aos professores e pais. A problemática a ser respondida refere-se à possibilidade de manutenção em relação de afetividade no processo de cognição durante as aulas remotas. O presente questionamento pretende levantar dados a partir de pesquisa de campo que possibilitem dimensionar a questão, para que,de posse desses dados, seja elucidada a prática do ensino remoto, bem como seus avanços e desafios. O referido trabalho basear-se-á em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, por meio de  trabalho de campo realizado em colégio da rede particular no município de Macaé, RJ. Desta forma, pode-se ler sobre os diversos aspectos que perpassam o processo de aprendizagem em uma dimensão cognitivo-afetiva. Com esse estudo, pretende-se ratificar que a aprendizagem é capaz de ocorrer no ambiente virtual de forma rica e significativa, oriunda do processo de plasticidade cerebral. A pesquisa será de cunho qualitativo e terá como referencial os teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri WallonBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2515310.34117/bjdv7n2-490Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 18718-18732Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 18718-18732Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 18718-187322525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153/20049Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amanda Farias Teski deBarcelos, Cristiana da SilvaVasconcellos, Rackel Peralva MenezesLuna, Poliana Campos CôrtesNeves, Beatriz Araujo de RezendeOliveira, Manoelle da Silva deDias, Fabrizia Miranda de AlvarengaSantos, Fernanda Morales dos2022-06-24T19:06:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25153Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:46.399793Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic
title Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic
spellingShingle Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic
Oliveira, Amanda Farias Teski de
Cognição
Afetividade
Aprendizagem.
title_short Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic
title_full Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic
title_fullStr Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic
title_full_unstemmed Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic
title_sort Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic
author Oliveira, Amanda Farias Teski de
author_facet Oliveira, Amanda Farias Teski de
Barcelos, Cristiana da Silva
Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes
Luna, Poliana Campos Côrtes
Neves, Beatriz Araujo de Rezende
Oliveira, Manoelle da Silva de
Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga
Santos, Fernanda Morales dos
author_role author
author2 Barcelos, Cristiana da Silva
Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes
Luna, Poliana Campos Côrtes
Neves, Beatriz Araujo de Rezende
Oliveira, Manoelle da Silva de
Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga
Santos, Fernanda Morales dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda Farias Teski de
Barcelos, Cristiana da Silva
Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes
Luna, Poliana Campos Côrtes
Neves, Beatriz Araujo de Rezende
Oliveira, Manoelle da Silva de
Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga
Santos, Fernanda Morales dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Afetividade
Aprendizagem.
topic Cognição
Afetividade
Aprendizagem.
description Este artigo de tema original surgiu a partir da reflexão acerca das novas relações de ensino impostas pela pandemia da Covid-19. Nesse estudo de caso, buscou-se apurar dados sobre o impacto decorrente no processo de aprendizagem dos alunos e nos desafios que o novo modelo de ensino, adotado na educação brasileira impingiu aos professores e pais. A problemática a ser respondida refere-se à possibilidade de manutenção em relação de afetividade no processo de cognição durante as aulas remotas. O presente questionamento pretende levantar dados a partir de pesquisa de campo que possibilitem dimensionar a questão, para que,de posse desses dados, seja elucidada a prática do ensino remoto, bem como seus avanços e desafios. O referido trabalho basear-se-á em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, por meio de  trabalho de campo realizado em colégio da rede particular no município de Macaé, RJ. Desta forma, pode-se ler sobre os diversos aspectos que perpassam o processo de aprendizagem em uma dimensão cognitivo-afetiva. Com esse estudo, pretende-se ratificar que a aprendizagem é capaz de ocorrer no ambiente virtual de forma rica e significativa, oriunda do processo de plasticidade cerebral. A pesquisa será de cunho qualitativo e terá como referencial os teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153
10.34117/bjdv7n2-490
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25153/20049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 18718-18732
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 18718-18732
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 18718-18732
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645513690447872