Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631 |
Resumo: | O presente artigo objetiva refletir sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no ensino superior de música no sentido de superar algumas dificuldades que foram verificadas e descritas em pesquisa realizada em 2019. Uma delas se refere a falta de leitura e preparação prévia para as aulas por parte de muitos estudantes do Ensino Superior em música. Dessa forma, o engajamento, a autonomia, a organização de tempo para leitura prévia e disposição para aprender coletivamente, que são essenciais para que este tipo de abordagem seja significativa, prescinde que o estudante se aproprie dos conteúdos abordados nas disciplinas. Por meio de pesquisa bibliográfica, será apresentado o TBL como proposta interessante ao contexto do Ensino Superior incluindo o atual contexto de afastamento social e propor o acréscimo de etapas ao modelo proposto pelo TBL no intuito de superar a defasagem de leitura inicial. Assim, sugerimos a inclusão de alguns passos para além das 3 etapas já existentes: consulta ao conteúdo, acréscimo de teste individual ao preparo prévio e nova distribuição do peso valorativo das etapas individuais e coletivas. Esperamos possibilitar a reflexão sobre os limites e alcances da utilização do TBL no Ensino Superior de música contribuindo, dessa forma, com propostas mais inovadoras aos estudantes que tem chegado ao espaço universitário principalmente nesse período o qual o ensino remoto emergencial ainda é ofertado. |
id |
VERACRUZ-0_6fe33edc324341a090b201f9396324be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46631 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Educationmetodologias ativasensino superiorlicenciatura em música.O presente artigo objetiva refletir sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no ensino superior de música no sentido de superar algumas dificuldades que foram verificadas e descritas em pesquisa realizada em 2019. Uma delas se refere a falta de leitura e preparação prévia para as aulas por parte de muitos estudantes do Ensino Superior em música. Dessa forma, o engajamento, a autonomia, a organização de tempo para leitura prévia e disposição para aprender coletivamente, que são essenciais para que este tipo de abordagem seja significativa, prescinde que o estudante se aproprie dos conteúdos abordados nas disciplinas. Por meio de pesquisa bibliográfica, será apresentado o TBL como proposta interessante ao contexto do Ensino Superior incluindo o atual contexto de afastamento social e propor o acréscimo de etapas ao modelo proposto pelo TBL no intuito de superar a defasagem de leitura inicial. Assim, sugerimos a inclusão de alguns passos para além das 3 etapas já existentes: consulta ao conteúdo, acréscimo de teste individual ao preparo prévio e nova distribuição do peso valorativo das etapas individuais e coletivas. Esperamos possibilitar a reflexão sobre os limites e alcances da utilização do TBL no Ensino Superior de música contribuindo, dessa forma, com propostas mais inovadoras aos estudantes que tem chegado ao espaço universitário principalmente nesse período o qual o ensino remoto emergencial ainda é ofertado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4663110.34117/bjdv8n4-303Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 27327-27337Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 27327-27337Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 27327-273372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMertzig, Patricia Lakchmi LeiteMartins, Luan de OliveiraCabau, Nubia Carla Ferreirade Oliveira, Dayane Horwat ImbrianiBurci, Taissa Vieira Lozano2022-06-22T19:43:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46631Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:32.191941Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education |
title |
Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education |
spellingShingle |
Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education Mertzig, Patricia Lakchmi Leite metodologias ativas ensino superior licenciatura em música. |
title_short |
Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education |
title_full |
Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education |
title_fullStr |
Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education |
title_sort |
Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education |
author |
Mertzig, Patricia Lakchmi Leite |
author_facet |
Mertzig, Patricia Lakchmi Leite Martins, Luan de Oliveira Cabau, Nubia Carla Ferreira de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani Burci, Taissa Vieira Lozano |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Luan de Oliveira Cabau, Nubia Carla Ferreira de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani Burci, Taissa Vieira Lozano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mertzig, Patricia Lakchmi Leite Martins, Luan de Oliveira Cabau, Nubia Carla Ferreira de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani Burci, Taissa Vieira Lozano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias ativas ensino superior licenciatura em música. |
topic |
metodologias ativas ensino superior licenciatura em música. |
description |
O presente artigo objetiva refletir sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no ensino superior de música no sentido de superar algumas dificuldades que foram verificadas e descritas em pesquisa realizada em 2019. Uma delas se refere a falta de leitura e preparação prévia para as aulas por parte de muitos estudantes do Ensino Superior em música. Dessa forma, o engajamento, a autonomia, a organização de tempo para leitura prévia e disposição para aprender coletivamente, que são essenciais para que este tipo de abordagem seja significativa, prescinde que o estudante se aproprie dos conteúdos abordados nas disciplinas. Por meio de pesquisa bibliográfica, será apresentado o TBL como proposta interessante ao contexto do Ensino Superior incluindo o atual contexto de afastamento social e propor o acréscimo de etapas ao modelo proposto pelo TBL no intuito de superar a defasagem de leitura inicial. Assim, sugerimos a inclusão de alguns passos para além das 3 etapas já existentes: consulta ao conteúdo, acréscimo de teste individual ao preparo prévio e nova distribuição do peso valorativo das etapas individuais e coletivas. Esperamos possibilitar a reflexão sobre os limites e alcances da utilização do TBL no Ensino Superior de música contribuindo, dessa forma, com propostas mais inovadoras aos estudantes que tem chegado ao espaço universitário principalmente nesse período o qual o ensino remoto emergencial ainda é ofertado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631 10.34117/bjdv8n4-303 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 27327-27337 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 27327-27337 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 27327-27337 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645592120786944 |