Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mertzig, Patricia Lakchmi Leite
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Luan de Oliveira, Cabau, Nubia Carla Ferreira, de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani, Burci, Taissa Vieira Lozano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631
Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no ensino superior de música no sentido de superar algumas dificuldades que foram verificadas e descritas em pesquisa realizada em 2019. Uma delas se refere a falta de leitura e preparação prévia para as aulas por parte de muitos estudantes do Ensino Superior em música. Dessa forma, o engajamento, a autonomia, a organização de tempo para leitura prévia e disposição para aprender coletivamente, que são essenciais para que este tipo de abordagem seja significativa, prescinde que o estudante se aproprie dos conteúdos abordados nas disciplinas. Por meio de pesquisa bibliográfica, será apresentado o TBL como proposta interessante ao contexto do Ensino Superior incluindo o atual contexto de afastamento social e propor o acréscimo de etapas ao modelo proposto pelo TBL no intuito de superar a defasagem de leitura inicial. Assim, sugerimos a inclusão de alguns passos para além das 3 etapas já existentes: consulta ao conteúdo, acréscimo de teste individual ao preparo prévio e nova distribuição do peso valorativo das etapas individuais e coletivas. Esperamos possibilitar a reflexão sobre os limites e alcances da utilização do TBL no Ensino Superior de música contribuindo, dessa forma, com propostas mais inovadoras aos estudantes que tem chegado ao espaço universitário principalmente nesse período o qual o ensino remoto emergencial ainda é ofertado.
id VERACRUZ-0_6fe33edc324341a090b201f9396324be
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46631
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Educationmetodologias ativasensino superiorlicenciatura em música.O presente artigo objetiva refletir sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no ensino superior de música no sentido de superar algumas dificuldades que foram verificadas e descritas em pesquisa realizada em 2019. Uma delas se refere a falta de leitura e preparação prévia para as aulas por parte de muitos estudantes do Ensino Superior em música. Dessa forma, o engajamento, a autonomia, a organização de tempo para leitura prévia e disposição para aprender coletivamente, que são essenciais para que este tipo de abordagem seja significativa, prescinde que o estudante se aproprie dos conteúdos abordados nas disciplinas. Por meio de pesquisa bibliográfica, será apresentado o TBL como proposta interessante ao contexto do Ensino Superior incluindo o atual contexto de afastamento social e propor o acréscimo de etapas ao modelo proposto pelo TBL no intuito de superar a defasagem de leitura inicial. Assim, sugerimos a inclusão de alguns passos para além das 3 etapas já existentes: consulta ao conteúdo, acréscimo de teste individual ao preparo prévio e nova distribuição do peso valorativo das etapas individuais e coletivas. Esperamos possibilitar a reflexão sobre os limites e alcances da utilização do TBL no Ensino Superior de música contribuindo, dessa forma, com propostas mais inovadoras aos estudantes que tem chegado ao espaço universitário principalmente nesse período o qual o ensino remoto emergencial ainda é ofertado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4663110.34117/bjdv8n4-303Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 27327-27337Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 27327-27337Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 27327-273372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMertzig, Patricia Lakchmi LeiteMartins, Luan de OliveiraCabau, Nubia Carla Ferreirade Oliveira, Dayane Horwat ImbrianiBurci, Taissa Vieira Lozano2022-06-22T19:43:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46631Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:32.191941Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education
title Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education
spellingShingle Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education
Mertzig, Patricia Lakchmi Leite
metodologias ativas
ensino superior
licenciatura em música.
title_short Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education
title_full Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education
title_fullStr Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education
title_full_unstemmed Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education
title_sort Reflexões sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no Ensino Superior de Música / Reflections on the use of Team-Based Learning (TBL) in Higher Music Education
author Mertzig, Patricia Lakchmi Leite
author_facet Mertzig, Patricia Lakchmi Leite
Martins, Luan de Oliveira
Cabau, Nubia Carla Ferreira
de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani
Burci, Taissa Vieira Lozano
author_role author
author2 Martins, Luan de Oliveira
Cabau, Nubia Carla Ferreira
de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani
Burci, Taissa Vieira Lozano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mertzig, Patricia Lakchmi Leite
Martins, Luan de Oliveira
Cabau, Nubia Carla Ferreira
de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani
Burci, Taissa Vieira Lozano
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas
ensino superior
licenciatura em música.
topic metodologias ativas
ensino superior
licenciatura em música.
description O presente artigo objetiva refletir sobre o uso do Team-Based Learning (TBL) no ensino superior de música no sentido de superar algumas dificuldades que foram verificadas e descritas em pesquisa realizada em 2019. Uma delas se refere a falta de leitura e preparação prévia para as aulas por parte de muitos estudantes do Ensino Superior em música. Dessa forma, o engajamento, a autonomia, a organização de tempo para leitura prévia e disposição para aprender coletivamente, que são essenciais para que este tipo de abordagem seja significativa, prescinde que o estudante se aproprie dos conteúdos abordados nas disciplinas. Por meio de pesquisa bibliográfica, será apresentado o TBL como proposta interessante ao contexto do Ensino Superior incluindo o atual contexto de afastamento social e propor o acréscimo de etapas ao modelo proposto pelo TBL no intuito de superar a defasagem de leitura inicial. Assim, sugerimos a inclusão de alguns passos para além das 3 etapas já existentes: consulta ao conteúdo, acréscimo de teste individual ao preparo prévio e nova distribuição do peso valorativo das etapas individuais e coletivas. Esperamos possibilitar a reflexão sobre os limites e alcances da utilização do TBL no Ensino Superior de música contribuindo, dessa forma, com propostas mais inovadoras aos estudantes que tem chegado ao espaço universitário principalmente nesse período o qual o ensino remoto emergencial ainda é ofertado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631
10.34117/bjdv8n4-303
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46631/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 27327-27337
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 27327-27337
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 27327-27337
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645592120786944