Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Érica de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paula, Nélio Ranieli Ferreira de, Almeida, José Elias de, Catânio, José Vanor Felini, Andreatta, Wagner Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17030
Resumo: Com abordagem qualitativa interpretativista, o objetivo da pesquisa foi avaliar a integração entre teoria e prática, a interdisciplinaridade e a identificação profissional nas áreas de atuação de Produção vegetal II, pré-validando a capacitação técnica e fundamentando as reflexões sobre ensino e aprendizagem na conjuntura profissional técnica de nível médio.  No período de fevereiro a dezembro de 2019 foi aplicado questionário com 122 estagiários da disciplina de Produção vegetal II, devidamente matriculados no 2° ano do curso técnico integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste.  Os resultados permitiram concluir que a prática profissional supervisionada apresenta-se como importante ferramenta para a construção da identidade profissional técnica de nível médio, caracterizando-se como é um momento de potencial contribuição para a formação inicial técnica. A interdisciplinaridade utilizada como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem proporciona aos estagiários a percepção clara e objetiva das interrelações disciplinares. O norteio de uma compreensão mais apurada e critica da prática profissional supervisionada no âmbito institucional, no que se refere à proposta e execução do projeto de ensino, contribuindo para um olhar mais atento as singularidades da formação educacional profissional de nível técnico.
id VERACRUZ-0_7013c57d3a15e067b9deb66467ed7cd4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17030
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning toolFormação técnica de nível médioTeoria e práticaInterdisciplinariedadeAgropecuária.Com abordagem qualitativa interpretativista, o objetivo da pesquisa foi avaliar a integração entre teoria e prática, a interdisciplinaridade e a identificação profissional nas áreas de atuação de Produção vegetal II, pré-validando a capacitação técnica e fundamentando as reflexões sobre ensino e aprendizagem na conjuntura profissional técnica de nível médio.  No período de fevereiro a dezembro de 2019 foi aplicado questionário com 122 estagiários da disciplina de Produção vegetal II, devidamente matriculados no 2° ano do curso técnico integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste.  Os resultados permitiram concluir que a prática profissional supervisionada apresenta-se como importante ferramenta para a construção da identidade profissional técnica de nível médio, caracterizando-se como é um momento de potencial contribuição para a formação inicial técnica. A interdisciplinaridade utilizada como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem proporciona aos estagiários a percepção clara e objetiva das interrelações disciplinares. O norteio de uma compreensão mais apurada e critica da prática profissional supervisionada no âmbito institucional, no que se refere à proposta e execução do projeto de ensino, contribuindo para um olhar mais atento as singularidades da formação educacional profissional de nível técnico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1703010.34117/bjdv6n9-485Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70488-70500Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70488-70500Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70488-705002525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17030/13858Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Érica de OliveiraPaula, Nélio Ranieli Ferreira deAlmeida, José Elias deCatânio, José Vanor FeliniAndreatta, Wagner Viana2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17030Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:51.969666Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool
title Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool
spellingShingle Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool
Araújo, Érica de Oliveira
Formação técnica de nível médio
Teoria e prática
Interdisciplinariedade
Agropecuária.
title_short Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool
title_full Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool
title_fullStr Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool
title_full_unstemmed Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool
title_sort Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool
author Araújo, Érica de Oliveira
author_facet Araújo, Érica de Oliveira
Paula, Nélio Ranieli Ferreira de
Almeida, José Elias de
Catânio, José Vanor Felini
Andreatta, Wagner Viana
author_role author
author2 Paula, Nélio Ranieli Ferreira de
Almeida, José Elias de
Catânio, José Vanor Felini
Andreatta, Wagner Viana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Érica de Oliveira
Paula, Nélio Ranieli Ferreira de
Almeida, José Elias de
Catânio, José Vanor Felini
Andreatta, Wagner Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação técnica de nível médio
Teoria e prática
Interdisciplinariedade
Agropecuária.
topic Formação técnica de nível médio
Teoria e prática
Interdisciplinariedade
Agropecuária.
description Com abordagem qualitativa interpretativista, o objetivo da pesquisa foi avaliar a integração entre teoria e prática, a interdisciplinaridade e a identificação profissional nas áreas de atuação de Produção vegetal II, pré-validando a capacitação técnica e fundamentando as reflexões sobre ensino e aprendizagem na conjuntura profissional técnica de nível médio.  No período de fevereiro a dezembro de 2019 foi aplicado questionário com 122 estagiários da disciplina de Produção vegetal II, devidamente matriculados no 2° ano do curso técnico integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste.  Os resultados permitiram concluir que a prática profissional supervisionada apresenta-se como importante ferramenta para a construção da identidade profissional técnica de nível médio, caracterizando-se como é um momento de potencial contribuição para a formação inicial técnica. A interdisciplinaridade utilizada como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem proporciona aos estagiários a percepção clara e objetiva das interrelações disciplinares. O norteio de uma compreensão mais apurada e critica da prática profissional supervisionada no âmbito institucional, no que se refere à proposta e execução do projeto de ensino, contribuindo para um olhar mais atento as singularidades da formação educacional profissional de nível técnico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17030
10.34117/bjdv6n9-485
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17030
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17030/13858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70488-70500
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70488-70500
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70488-70500
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645479706099712