A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Mara Cynthia Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Carvalho, Claudio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52316
Resumo: Esse estudo propõe uma mudança de paradigmas na metodologia de ensino e nas práticas docentes da educação presencial, através da utilização de ferramentas de ensino à distância, considerando as características do público que hoje se apresenta ao ensino superior, pois as formas como as chamadas Gerações digitais interagem com as tecnologias, cada uma a seu tempo, não podem mais ser desprezadas. Com a utilização da tecnologia que pode ser executada tanto nos computadores como em dispositivos de uso diário dos alunos, eles podem ser incentivados a dedicar mais horas ao estudo resultando em melhor rendimento.
id VERACRUZ-0_701e7c46ff525f98176902c559e274a8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52316
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teachingnativos digitaisaprendizagemtecnologias digitaisEsse estudo propõe uma mudança de paradigmas na metodologia de ensino e nas práticas docentes da educação presencial, através da utilização de ferramentas de ensino à distância, considerando as características do público que hoje se apresenta ao ensino superior, pois as formas como as chamadas Gerações digitais interagem com as tecnologias, cada uma a seu tempo, não podem mais ser desprezadas. Com a utilização da tecnologia que pode ser executada tanto nos computadores como em dispositivos de uso diário dos alunos, eles podem ser incentivados a dedicar mais horas ao estudo resultando em melhor rendimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5231610.34117/bjdv8n9-191Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63298-63308Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63298-63308Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63298-633082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52316/39101Copyright (c) 2022 Mara Cynthia Ferreira de Carvalho, Claudio Ferreira de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Mara Cynthia Ferreirade Carvalho, Claudio Ferreira2022-09-21T14:27:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52316Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:44.289964Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teaching
title A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teaching
spellingShingle A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teaching
de Carvalho, Mara Cynthia Ferreira
nativos digitais
aprendizagem
tecnologias digitais
title_short A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teaching
title_full A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teaching
title_fullStr A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teaching
title_full_unstemmed A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teaching
title_sort A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos nativos digitais, no ensino presencial: The use of distance learning tools to motivate digital native students in face-to-face teaching
author de Carvalho, Mara Cynthia Ferreira
author_facet de Carvalho, Mara Cynthia Ferreira
de Carvalho, Claudio Ferreira
author_role author
author2 de Carvalho, Claudio Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Mara Cynthia Ferreira
de Carvalho, Claudio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv nativos digitais
aprendizagem
tecnologias digitais
topic nativos digitais
aprendizagem
tecnologias digitais
description Esse estudo propõe uma mudança de paradigmas na metodologia de ensino e nas práticas docentes da educação presencial, através da utilização de ferramentas de ensino à distância, considerando as características do público que hoje se apresenta ao ensino superior, pois as formas como as chamadas Gerações digitais interagem com as tecnologias, cada uma a seu tempo, não podem mais ser desprezadas. Com a utilização da tecnologia que pode ser executada tanto nos computadores como em dispositivos de uso diário dos alunos, eles podem ser incentivados a dedicar mais horas ao estudo resultando em melhor rendimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52316
10.34117/bjdv8n9-191
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52316
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52316/39101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Mara Cynthia Ferreira de Carvalho, Claudio Ferreira de Carvalho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Mara Cynthia Ferreira de Carvalho, Claudio Ferreira de Carvalho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63298-63308
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63298-63308
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63298-63308
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645611528880128