Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n12-797 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195 |
Resumo: | Objetivo: analisar as evidências científicas sobre as intervenções educativas realizadas com profissionais de enfermagem que promoveram mudança na cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares. Métodos: revisão integrativa, realizada em pares, com inclusão de estudos primários das bases de dados: Medline via PubMed, LILACS, CINAHL, Scopus e Web of Science. Para tanto, utilizou-se o software Start. Resultados: foram selecionados 16 artigos, distribuídos entre os anos 2009 e 2020, em sua maioria desenvolvidos nos Estados Unidos da América. Relacionado às intervenções educativas, a maioria utilizou estratégias que envolviam metodologias ativas e participativas, seguida das tecnologias digitais educacionais e metodologia tradicional. Para avaliação da cultura de segurança do paciente a maioria utilizou o questionário Safety Atitudes Questionnaire. E, a maioria apresentou fortalecimento da cultura de segurança do paciente após implementação das intervenções. Conclusão: evidencia-se que as intervenções educativas auxiliam no fortalecimento da cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares. |
id |
VERACRUZ-0_70c4edab5ee78e6644747d4e83fc9f8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42195 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative reviewCulturaRevisãoSegurança do PacienteEducaçãoEducação ContinuadaEnfermagem.Objetivo: analisar as evidências científicas sobre as intervenções educativas realizadas com profissionais de enfermagem que promoveram mudança na cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares. Métodos: revisão integrativa, realizada em pares, com inclusão de estudos primários das bases de dados: Medline via PubMed, LILACS, CINAHL, Scopus e Web of Science. Para tanto, utilizou-se o software Start. Resultados: foram selecionados 16 artigos, distribuídos entre os anos 2009 e 2020, em sua maioria desenvolvidos nos Estados Unidos da América. Relacionado às intervenções educativas, a maioria utilizou estratégias que envolviam metodologias ativas e participativas, seguida das tecnologias digitais educacionais e metodologia tradicional. Para avaliação da cultura de segurança do paciente a maioria utilizou o questionário Safety Atitudes Questionnaire. E, a maioria apresentou fortalecimento da cultura de segurança do paciente após implementação das intervenções. Conclusão: evidencia-se que as intervenções educativas auxiliam no fortalecimento da cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4219510.34117/bjdv7n12-797Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 122034-122053Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 122034-122053Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 122034-1220532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchis, Desirée ZagoBianconi, Aline Loiola MouraAroni, PatríciaStieven, Ariane SabinaLonghi, Fabiana AmaralDorigon, Alicia TamaniniHaddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço2022-04-12T00:07:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42195Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:49.164977Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review |
title |
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review |
spellingShingle |
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review Sanchis, Desirée Zago Cultura Revisão Segurança do Paciente Educação Educação Continuada Enfermagem. Sanchis, Desirée Zago Cultura Revisão Segurança do Paciente Educação Educação Continuada Enfermagem. |
title_short |
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review |
title_full |
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review |
title_fullStr |
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review |
title_full_unstemmed |
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review |
title_sort |
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review |
author |
Sanchis, Desirée Zago |
author_facet |
Sanchis, Desirée Zago Sanchis, Desirée Zago Bianconi, Aline Loiola Moura Aroni, Patrícia Stieven, Ariane Sabina Longhi, Fabiana Amaral Dorigon, Alicia Tamanini Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Bianconi, Aline Loiola Moura Aroni, Patrícia Stieven, Ariane Sabina Longhi, Fabiana Amaral Dorigon, Alicia Tamanini Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço |
author_role |
author |
author2 |
Bianconi, Aline Loiola Moura Aroni, Patrícia Stieven, Ariane Sabina Longhi, Fabiana Amaral Dorigon, Alicia Tamanini Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchis, Desirée Zago Bianconi, Aline Loiola Moura Aroni, Patrícia Stieven, Ariane Sabina Longhi, Fabiana Amaral Dorigon, Alicia Tamanini Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Revisão Segurança do Paciente Educação Educação Continuada Enfermagem. |
topic |
Cultura Revisão Segurança do Paciente Educação Educação Continuada Enfermagem. |
description |
Objetivo: analisar as evidências científicas sobre as intervenções educativas realizadas com profissionais de enfermagem que promoveram mudança na cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares. Métodos: revisão integrativa, realizada em pares, com inclusão de estudos primários das bases de dados: Medline via PubMed, LILACS, CINAHL, Scopus e Web of Science. Para tanto, utilizou-se o software Start. Resultados: foram selecionados 16 artigos, distribuídos entre os anos 2009 e 2020, em sua maioria desenvolvidos nos Estados Unidos da América. Relacionado às intervenções educativas, a maioria utilizou estratégias que envolviam metodologias ativas e participativas, seguida das tecnologias digitais educacionais e metodologia tradicional. Para avaliação da cultura de segurança do paciente a maioria utilizou o questionário Safety Atitudes Questionnaire. E, a maioria apresentou fortalecimento da cultura de segurança do paciente após implementação das intervenções. Conclusão: evidencia-se que as intervenções educativas auxiliam no fortalecimento da cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195 10.34117/bjdv7n12-797 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 122034-122053 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 122034-122053 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 122034-122053 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183683477471232 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-797 |