Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchis, Desirée Zago
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bianconi, Aline Loiola Moura, Aroni, Patrícia, Stieven, Ariane Sabina, Longhi, Fabiana Amaral, Dorigon, Alicia Tamanini, Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n12-797
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195
Resumo: Objetivo: analisar as evidências científicas sobre as intervenções educativas realizadas com profissionais de enfermagem que promoveram mudança na cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares. Métodos: revisão integrativa, realizada em pares, com inclusão de estudos primários das bases de dados: Medline via PubMed, LILACS, CINAHL, Scopus e Web of Science. Para tanto, utilizou-se o software Start. Resultados: foram selecionados 16 artigos, distribuídos entre os anos 2009 e 2020, em sua maioria desenvolvidos nos Estados Unidos da América. Relacionado às intervenções educativas, a maioria utilizou estratégias que envolviam metodologias ativas e participativas, seguida das tecnologias digitais educacionais e metodologia tradicional. Para avaliação da cultura de segurança do paciente a maioria utilizou o questionário Safety Atitudes Questionnaire. E, a maioria apresentou fortalecimento da cultura de segurança do paciente após implementação das intervenções. Conclusão: evidencia-se que as intervenções educativas auxiliam no fortalecimento da cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares.
id VERACRUZ-0_70c4edab5ee78e6644747d4e83fc9f8a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42195
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative reviewCulturaRevisãoSegurança do PacienteEducaçãoEducação ContinuadaEnfermagem.Objetivo: analisar as evidências científicas sobre as intervenções educativas realizadas com profissionais de enfermagem que promoveram mudança na cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares. Métodos: revisão integrativa, realizada em pares, com inclusão de estudos primários das bases de dados: Medline via PubMed, LILACS, CINAHL, Scopus e Web of Science. Para tanto, utilizou-se o software Start. Resultados: foram selecionados 16 artigos, distribuídos entre os anos 2009 e 2020, em sua maioria desenvolvidos nos Estados Unidos da América. Relacionado às intervenções educativas, a maioria utilizou estratégias que envolviam metodologias ativas e participativas, seguida das tecnologias digitais educacionais e metodologia tradicional. Para avaliação da cultura de segurança do paciente a maioria utilizou o questionário Safety Atitudes Questionnaire. E, a maioria apresentou fortalecimento da cultura de segurança do paciente após implementação das intervenções. Conclusão: evidencia-se que as intervenções educativas auxiliam no fortalecimento da cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4219510.34117/bjdv7n12-797Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 122034-122053Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 122034-122053Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 122034-1220532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchis, Desirée ZagoBianconi, Aline Loiola MouraAroni, PatríciaStieven, Ariane SabinaLonghi, Fabiana AmaralDorigon, Alicia TamaniniHaddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço2022-04-12T00:07:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42195Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:49.164977Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
title Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
spellingShingle Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
Sanchis, Desirée Zago
Cultura
Revisão
Segurança do Paciente
Educação
Educação Continuada
Enfermagem.
Sanchis, Desirée Zago
Cultura
Revisão
Segurança do Paciente
Educação
Educação Continuada
Enfermagem.
title_short Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
title_full Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
title_fullStr Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
title_full_unstemmed Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
title_sort Intervenções educativas para promoção da cultura de segurança do paciente: Revisão integrativa / Educational interventions to promote a culture of patient safety: An integrative review
author Sanchis, Desirée Zago
author_facet Sanchis, Desirée Zago
Sanchis, Desirée Zago
Bianconi, Aline Loiola Moura
Aroni, Patrícia
Stieven, Ariane Sabina
Longhi, Fabiana Amaral
Dorigon, Alicia Tamanini
Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Bianconi, Aline Loiola Moura
Aroni, Patrícia
Stieven, Ariane Sabina
Longhi, Fabiana Amaral
Dorigon, Alicia Tamanini
Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
author_role author
author2 Bianconi, Aline Loiola Moura
Aroni, Patrícia
Stieven, Ariane Sabina
Longhi, Fabiana Amaral
Dorigon, Alicia Tamanini
Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchis, Desirée Zago
Bianconi, Aline Loiola Moura
Aroni, Patrícia
Stieven, Ariane Sabina
Longhi, Fabiana Amaral
Dorigon, Alicia Tamanini
Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Revisão
Segurança do Paciente
Educação
Educação Continuada
Enfermagem.
topic Cultura
Revisão
Segurança do Paciente
Educação
Educação Continuada
Enfermagem.
description Objetivo: analisar as evidências científicas sobre as intervenções educativas realizadas com profissionais de enfermagem que promoveram mudança na cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares. Métodos: revisão integrativa, realizada em pares, com inclusão de estudos primários das bases de dados: Medline via PubMed, LILACS, CINAHL, Scopus e Web of Science. Para tanto, utilizou-se o software Start. Resultados: foram selecionados 16 artigos, distribuídos entre os anos 2009 e 2020, em sua maioria desenvolvidos nos Estados Unidos da América. Relacionado às intervenções educativas, a maioria utilizou estratégias que envolviam metodologias ativas e participativas, seguida das tecnologias digitais educacionais e metodologia tradicional. Para avaliação da cultura de segurança do paciente a maioria utilizou o questionário Safety Atitudes Questionnaire. E, a maioria apresentou fortalecimento da cultura de segurança do paciente após implementação das intervenções. Conclusão: evidencia-se que as intervenções educativas auxiliam no fortalecimento da cultura de segurança do paciente em instituições hospitalares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195
10.34117/bjdv7n12-797
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42195/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 122034-122053
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 122034-122053
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 122034-122053
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183683477471232
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n12-797