A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Shirley Cristina Cabral
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gama, Laiz Rayanna de Oliveira, Homci, Rodolfo Braz, Silva, Flávio Roberto Bentes da Costa, Costa, Karen Luiza de França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n12-092
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059
Resumo: As metodologias ativas consistem, resumidamente, na inversão de papéis, na qual o aluno é o ativo na aprendizagem e o professor/orientador é um mediador do conhecimento. Com base nessa proposta, buscou-se uma forma inovadora de ensino: a gamificação. Nela, os alunos permitem-se aprender e ao mesmo tempo se divertir, com estratégias e dinamismo, como se estivessem em um jogo. Para o Curso de Nivelamento em que foi aplicada (PCNA), a dinâmica denominada Juízo Final foi desenvolvida pelos monitores de química com o intuito de tornar a revisão final mais eficiente e prazerosa em detrimento dos métodos tradicionais, onde o professor realiza as perguntas no quadro e os alunos copiam no caderno. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o quanto uma atividade de gamificação aplicada em um curso de nivelamento serviu de incentivo ao estudo da disciplina de Química Elementar. Para verificar o grau de influência da atividade sobre os alunos, foi feito um questionário no qual o aluno se auto avaliou em vários aspectos como desempenho, participação, etc. Foi possível observar que os alunos tiveram um bom engajamento na dinâmica, bem como estudaram mais o conteúdo de química. No entanto, alguns não se adaptaram muito bem ao trabalhar em equipe, uma vez que sentiram seu desempenho inferior ao esperado. Mas, mesmo diante disso, os alunos concordam que as equipes evoluíram como um todo. Portanto, constatou-se que a dinâmica é eficiente e pode render bons resultados para o estudo de química, servindo de incentivo aos alunos.
id VERACRUZ-0_71777d0887c35c58108a851ad69e6ba8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21059
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling courseDesempenhoGamificaçãoJuízo FinalNivelamentoQuímica.As metodologias ativas consistem, resumidamente, na inversão de papéis, na qual o aluno é o ativo na aprendizagem e o professor/orientador é um mediador do conhecimento. Com base nessa proposta, buscou-se uma forma inovadora de ensino: a gamificação. Nela, os alunos permitem-se aprender e ao mesmo tempo se divertir, com estratégias e dinamismo, como se estivessem em um jogo. Para o Curso de Nivelamento em que foi aplicada (PCNA), a dinâmica denominada Juízo Final foi desenvolvida pelos monitores de química com o intuito de tornar a revisão final mais eficiente e prazerosa em detrimento dos métodos tradicionais, onde o professor realiza as perguntas no quadro e os alunos copiam no caderno. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o quanto uma atividade de gamificação aplicada em um curso de nivelamento serviu de incentivo ao estudo da disciplina de Química Elementar. Para verificar o grau de influência da atividade sobre os alunos, foi feito um questionário no qual o aluno se auto avaliou em vários aspectos como desempenho, participação, etc. Foi possível observar que os alunos tiveram um bom engajamento na dinâmica, bem como estudaram mais o conteúdo de química. No entanto, alguns não se adaptaram muito bem ao trabalhar em equipe, uma vez que sentiram seu desempenho inferior ao esperado. Mas, mesmo diante disso, os alunos concordam que as equipes evoluíram como um todo. Portanto, constatou-se que a dinâmica é eficiente e pode render bons resultados para o estudo de química, servindo de incentivo aos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2105910.34117/bjdv6n12-092Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94750-94759Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94750-94759Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94750-947592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059/16785Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Shirley Cristina CabralGama, Laiz Rayanna de OliveiraHomci, Rodolfo BrazSilva, Flávio Roberto Bentes da CostaCosta, Karen Luiza de França2021-06-07T20:45:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21059Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:43.275498Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
title A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
spellingShingle A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
Nascimento, Shirley Cristina Cabral
Desempenho
Gamificação
Juízo Final
Nivelamento
Química.
Nascimento, Shirley Cristina Cabral
Desempenho
Gamificação
Juízo Final
Nivelamento
Química.
title_short A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
title_full A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
title_fullStr A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
title_full_unstemmed A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
title_sort A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
author Nascimento, Shirley Cristina Cabral
author_facet Nascimento, Shirley Cristina Cabral
Nascimento, Shirley Cristina Cabral
Gama, Laiz Rayanna de Oliveira
Homci, Rodolfo Braz
Silva, Flávio Roberto Bentes da Costa
Costa, Karen Luiza de França
Gama, Laiz Rayanna de Oliveira
Homci, Rodolfo Braz
Silva, Flávio Roberto Bentes da Costa
Costa, Karen Luiza de França
author_role author
author2 Gama, Laiz Rayanna de Oliveira
Homci, Rodolfo Braz
Silva, Flávio Roberto Bentes da Costa
Costa, Karen Luiza de França
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Shirley Cristina Cabral
Gama, Laiz Rayanna de Oliveira
Homci, Rodolfo Braz
Silva, Flávio Roberto Bentes da Costa
Costa, Karen Luiza de França
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho
Gamificação
Juízo Final
Nivelamento
Química.
topic Desempenho
Gamificação
Juízo Final
Nivelamento
Química.
description As metodologias ativas consistem, resumidamente, na inversão de papéis, na qual o aluno é o ativo na aprendizagem e o professor/orientador é um mediador do conhecimento. Com base nessa proposta, buscou-se uma forma inovadora de ensino: a gamificação. Nela, os alunos permitem-se aprender e ao mesmo tempo se divertir, com estratégias e dinamismo, como se estivessem em um jogo. Para o Curso de Nivelamento em que foi aplicada (PCNA), a dinâmica denominada Juízo Final foi desenvolvida pelos monitores de química com o intuito de tornar a revisão final mais eficiente e prazerosa em detrimento dos métodos tradicionais, onde o professor realiza as perguntas no quadro e os alunos copiam no caderno. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o quanto uma atividade de gamificação aplicada em um curso de nivelamento serviu de incentivo ao estudo da disciplina de Química Elementar. Para verificar o grau de influência da atividade sobre os alunos, foi feito um questionário no qual o aluno se auto avaliou em vários aspectos como desempenho, participação, etc. Foi possível observar que os alunos tiveram um bom engajamento na dinâmica, bem como estudaram mais o conteúdo de química. No entanto, alguns não se adaptaram muito bem ao trabalhar em equipe, uma vez que sentiram seu desempenho inferior ao esperado. Mas, mesmo diante disso, os alunos concordam que as equipes evoluíram como um todo. Portanto, constatou-se que a dinâmica é eficiente e pode render bons resultados para o estudo de química, servindo de incentivo aos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059
10.34117/bjdv6n12-092
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059/16785
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94750-94759
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94750-94759
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94750-94759
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183765356576768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n12-092