A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n12-092 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059 |
Resumo: | As metodologias ativas consistem, resumidamente, na inversão de papéis, na qual o aluno é o ativo na aprendizagem e o professor/orientador é um mediador do conhecimento. Com base nessa proposta, buscou-se uma forma inovadora de ensino: a gamificação. Nela, os alunos permitem-se aprender e ao mesmo tempo se divertir, com estratégias e dinamismo, como se estivessem em um jogo. Para o Curso de Nivelamento em que foi aplicada (PCNA), a dinâmica denominada Juízo Final foi desenvolvida pelos monitores de química com o intuito de tornar a revisão final mais eficiente e prazerosa em detrimento dos métodos tradicionais, onde o professor realiza as perguntas no quadro e os alunos copiam no caderno. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o quanto uma atividade de gamificação aplicada em um curso de nivelamento serviu de incentivo ao estudo da disciplina de Química Elementar. Para verificar o grau de influência da atividade sobre os alunos, foi feito um questionário no qual o aluno se auto avaliou em vários aspectos como desempenho, participação, etc. Foi possível observar que os alunos tiveram um bom engajamento na dinâmica, bem como estudaram mais o conteúdo de química. No entanto, alguns não se adaptaram muito bem ao trabalhar em equipe, uma vez que sentiram seu desempenho inferior ao esperado. Mas, mesmo diante disso, os alunos concordam que as equipes evoluíram como um todo. Portanto, constatou-se que a dinâmica é eficiente e pode render bons resultados para o estudo de química, servindo de incentivo aos alunos. |
id |
VERACRUZ-0_71777d0887c35c58108a851ad69e6ba8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21059 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling courseDesempenhoGamificaçãoJuízo FinalNivelamentoQuímica.As metodologias ativas consistem, resumidamente, na inversão de papéis, na qual o aluno é o ativo na aprendizagem e o professor/orientador é um mediador do conhecimento. Com base nessa proposta, buscou-se uma forma inovadora de ensino: a gamificação. Nela, os alunos permitem-se aprender e ao mesmo tempo se divertir, com estratégias e dinamismo, como se estivessem em um jogo. Para o Curso de Nivelamento em que foi aplicada (PCNA), a dinâmica denominada Juízo Final foi desenvolvida pelos monitores de química com o intuito de tornar a revisão final mais eficiente e prazerosa em detrimento dos métodos tradicionais, onde o professor realiza as perguntas no quadro e os alunos copiam no caderno. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o quanto uma atividade de gamificação aplicada em um curso de nivelamento serviu de incentivo ao estudo da disciplina de Química Elementar. Para verificar o grau de influência da atividade sobre os alunos, foi feito um questionário no qual o aluno se auto avaliou em vários aspectos como desempenho, participação, etc. Foi possível observar que os alunos tiveram um bom engajamento na dinâmica, bem como estudaram mais o conteúdo de química. No entanto, alguns não se adaptaram muito bem ao trabalhar em equipe, uma vez que sentiram seu desempenho inferior ao esperado. Mas, mesmo diante disso, os alunos concordam que as equipes evoluíram como um todo. Portanto, constatou-se que a dinâmica é eficiente e pode render bons resultados para o estudo de química, servindo de incentivo aos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2105910.34117/bjdv6n12-092Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94750-94759Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94750-94759Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94750-947592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059/16785Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Shirley Cristina CabralGama, Laiz Rayanna de OliveiraHomci, Rodolfo BrazSilva, Flávio Roberto Bentes da CostaCosta, Karen Luiza de França2021-06-07T20:45:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21059Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:43.275498Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course |
title |
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course |
spellingShingle |
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course Nascimento, Shirley Cristina Cabral Desempenho Gamificação Juízo Final Nivelamento Química. Nascimento, Shirley Cristina Cabral Desempenho Gamificação Juízo Final Nivelamento Química. |
title_short |
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course |
title_full |
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course |
title_fullStr |
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course |
title_full_unstemmed |
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course |
title_sort |
A Gamificação aplicada ao estudo de Química elementar em um curso de nivelamento / The Gamification applied for the study of elementary Chemistry in a leveling course |
author |
Nascimento, Shirley Cristina Cabral |
author_facet |
Nascimento, Shirley Cristina Cabral Nascimento, Shirley Cristina Cabral Gama, Laiz Rayanna de Oliveira Homci, Rodolfo Braz Silva, Flávio Roberto Bentes da Costa Costa, Karen Luiza de França Gama, Laiz Rayanna de Oliveira Homci, Rodolfo Braz Silva, Flávio Roberto Bentes da Costa Costa, Karen Luiza de França |
author_role |
author |
author2 |
Gama, Laiz Rayanna de Oliveira Homci, Rodolfo Braz Silva, Flávio Roberto Bentes da Costa Costa, Karen Luiza de França |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Shirley Cristina Cabral Gama, Laiz Rayanna de Oliveira Homci, Rodolfo Braz Silva, Flávio Roberto Bentes da Costa Costa, Karen Luiza de França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho Gamificação Juízo Final Nivelamento Química. |
topic |
Desempenho Gamificação Juízo Final Nivelamento Química. |
description |
As metodologias ativas consistem, resumidamente, na inversão de papéis, na qual o aluno é o ativo na aprendizagem e o professor/orientador é um mediador do conhecimento. Com base nessa proposta, buscou-se uma forma inovadora de ensino: a gamificação. Nela, os alunos permitem-se aprender e ao mesmo tempo se divertir, com estratégias e dinamismo, como se estivessem em um jogo. Para o Curso de Nivelamento em que foi aplicada (PCNA), a dinâmica denominada Juízo Final foi desenvolvida pelos monitores de química com o intuito de tornar a revisão final mais eficiente e prazerosa em detrimento dos métodos tradicionais, onde o professor realiza as perguntas no quadro e os alunos copiam no caderno. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o quanto uma atividade de gamificação aplicada em um curso de nivelamento serviu de incentivo ao estudo da disciplina de Química Elementar. Para verificar o grau de influência da atividade sobre os alunos, foi feito um questionário no qual o aluno se auto avaliou em vários aspectos como desempenho, participação, etc. Foi possível observar que os alunos tiveram um bom engajamento na dinâmica, bem como estudaram mais o conteúdo de química. No entanto, alguns não se adaptaram muito bem ao trabalhar em equipe, uma vez que sentiram seu desempenho inferior ao esperado. Mas, mesmo diante disso, os alunos concordam que as equipes evoluíram como um todo. Portanto, constatou-se que a dinâmica é eficiente e pode render bons resultados para o estudo de química, servindo de incentivo aos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059 10.34117/bjdv6n12-092 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21059/16785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94750-94759 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94750-94759 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94750-94759 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183765356576768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-092 |