Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587 |
Resumo: | Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades de coordenação, concentração e raciocínio lógico. Na educação, essas habilidades são essenciais para o sucesso da aprendizagem de conteúdos principalmente relacionados com as ciências exatas e em qualquer etapa da escolarização. Porém, os jogos digitais existentes atualmente voltados para a área de matemática tratam na sua grande maioria conceitos do Ensino Fundamental. Poucos são aqueles que tratam conceitos matemáticos do Ensino Médio. Além disso, muitos destes jogos são considerados “chatos” pelos alunos. Nesse contexto, abordamos o uso do software RPG Maker MV para desenvolver um jogo do tipo Role-playing Game (RPG), para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo para alunos da segunda série do Ensino Médio. O jogo Trigo “No” Metria ainda se encontra em fase de finalização, envolvendo desafios matemáticos com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática neste nível específico da educação. |
id |
VERACRUZ-0_73d7ba28b6a285101b8bd846cedec790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24587 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangleJogos digitaisTrigonometriaRPG.Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades de coordenação, concentração e raciocínio lógico. Na educação, essas habilidades são essenciais para o sucesso da aprendizagem de conteúdos principalmente relacionados com as ciências exatas e em qualquer etapa da escolarização. Porém, os jogos digitais existentes atualmente voltados para a área de matemática tratam na sua grande maioria conceitos do Ensino Fundamental. Poucos são aqueles que tratam conceitos matemáticos do Ensino Médio. Além disso, muitos destes jogos são considerados “chatos” pelos alunos. Nesse contexto, abordamos o uso do software RPG Maker MV para desenvolver um jogo do tipo Role-playing Game (RPG), para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo para alunos da segunda série do Ensino Médio. O jogo Trigo “No” Metria ainda se encontra em fase de finalização, envolvendo desafios matemáticos com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática neste nível específico da educação. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2458710.34117/bjdv7n2-226Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 15026-15030Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 15026-15030Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 15026-150302525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587/19646Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Bárbara StownerCardoso, Valdinei Cezar2022-06-24T19:06:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24587Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:29.984679Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle |
title |
Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle dos Santos, Bárbara Stowner Jogos digitais Trigonometria RPG. |
title_short |
Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle |
title_full |
Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle |
title_sort |
Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle |
author |
dos Santos, Bárbara Stowner |
author_facet |
dos Santos, Bárbara Stowner Cardoso, Valdinei Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Valdinei Cezar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Bárbara Stowner Cardoso, Valdinei Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos digitais Trigonometria RPG. |
topic |
Jogos digitais Trigonometria RPG. |
description |
Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades de coordenação, concentração e raciocínio lógico. Na educação, essas habilidades são essenciais para o sucesso da aprendizagem de conteúdos principalmente relacionados com as ciências exatas e em qualquer etapa da escolarização. Porém, os jogos digitais existentes atualmente voltados para a área de matemática tratam na sua grande maioria conceitos do Ensino Fundamental. Poucos são aqueles que tratam conceitos matemáticos do Ensino Médio. Além disso, muitos destes jogos são considerados “chatos” pelos alunos. Nesse contexto, abordamos o uso do software RPG Maker MV para desenvolver um jogo do tipo Role-playing Game (RPG), para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo para alunos da segunda série do Ensino Médio. O jogo Trigo “No” Metria ainda se encontra em fase de finalização, envolvendo desafios matemáticos com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática neste nível específico da educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587 10.34117/bjdv7n2-226 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587/19646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 15026-15030 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 15026-15030 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 15026-15030 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645511175962624 |