Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Bárbara Stowner
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Valdinei Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587
Resumo: Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades de coordenação, concentração e raciocínio lógico. Na educação, essas habilidades são essenciais para o sucesso da aprendizagem de conteúdos principalmente relacionados com as ciências exatas e em qualquer etapa da escolarização. Porém, os jogos digitais existentes atualmente voltados para a área de matemática tratam na sua grande maioria conceitos do Ensino Fundamental. Poucos são aqueles que tratam conceitos matemáticos do Ensino Médio. Além disso, muitos destes jogos são considerados “chatos” pelos alunos. Nesse contexto, abordamos o uso do software RPG Maker MV para desenvolver um jogo do tipo Role-playing Game (RPG), para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo para alunos da segunda série do Ensino Médio. O jogo Trigo “No” Metria ainda se encontra em fase de finalização, envolvendo desafios matemáticos com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática neste nível específico da educação.   
id VERACRUZ-0_73d7ba28b6a285101b8bd846cedec790
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24587
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangleJogos digitaisTrigonometriaRPG.Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades de coordenação, concentração e raciocínio lógico. Na educação, essas habilidades são essenciais para o sucesso da aprendizagem de conteúdos principalmente relacionados com as ciências exatas e em qualquer etapa da escolarização. Porém, os jogos digitais existentes atualmente voltados para a área de matemática tratam na sua grande maioria conceitos do Ensino Fundamental. Poucos são aqueles que tratam conceitos matemáticos do Ensino Médio. Além disso, muitos destes jogos são considerados “chatos” pelos alunos. Nesse contexto, abordamos o uso do software RPG Maker MV para desenvolver um jogo do tipo Role-playing Game (RPG), para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo para alunos da segunda série do Ensino Médio. O jogo Trigo “No” Metria ainda se encontra em fase de finalização, envolvendo desafios matemáticos com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática neste nível específico da educação.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2458710.34117/bjdv7n2-226Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 15026-15030Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 15026-15030Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 15026-150302525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587/19646Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Bárbara StownerCardoso, Valdinei Cezar2022-06-24T19:06:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24587Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:29.984679Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle
title Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle
spellingShingle Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle
dos Santos, Bárbara Stowner
Jogos digitais
Trigonometria
RPG.
title_short Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle
title_full Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle
title_fullStr Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle
title_sort Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle
author dos Santos, Bárbara Stowner
author_facet dos Santos, Bárbara Stowner
Cardoso, Valdinei Cezar
author_role author
author2 Cardoso, Valdinei Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Bárbara Stowner
Cardoso, Valdinei Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Trigonometria
RPG.
topic Jogos digitais
Trigonometria
RPG.
description Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades de coordenação, concentração e raciocínio lógico. Na educação, essas habilidades são essenciais para o sucesso da aprendizagem de conteúdos principalmente relacionados com as ciências exatas e em qualquer etapa da escolarização. Porém, os jogos digitais existentes atualmente voltados para a área de matemática tratam na sua grande maioria conceitos do Ensino Fundamental. Poucos são aqueles que tratam conceitos matemáticos do Ensino Médio. Além disso, muitos destes jogos são considerados “chatos” pelos alunos. Nesse contexto, abordamos o uso do software RPG Maker MV para desenvolver um jogo do tipo Role-playing Game (RPG), para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo para alunos da segunda série do Ensino Médio. O jogo Trigo “No” Metria ainda se encontra em fase de finalização, envolvendo desafios matemáticos com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática neste nível específico da educação.   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587
10.34117/bjdv7n2-226
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24587/19646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 15026-15030
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 15026-15030
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 15026-15030
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645511175962624