Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Kemelyn de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mazzuco, Neiva Gallina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45650
Resumo: O presente trabalho objetiva provocar a reflexão acerca das implicações do uso da tecnologia no desenvolvimento psicológico desde a infância até a fase adulta. A preocupação com esse tema surge devido à utilização frequente da tecnologia nos espaços do convívio social, o que, de certa forma, interfere no desenvolvimento psicológico da criança. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, alicerçada nos estudos de autores como Ariès (1986), Elkonin (1987), Facci (2004) e Paiva e Costa (2015). Tais leituras possibilitaram-nos a compreensão do processo de construção da infância e da periodização do desenvolvimento, sendo base para a discussão do tema proposto e para a análise da sua importância na atual conjuntura. O contexto sociocultural no qual estamos inseridos é o de uma sociedade superconectada, o que impacta diretamente na formação das crianças, já que não há como privá-las do contato com a tecnologia. No entanto, o uso descontrolado dela acarreta diversos transtornos, como a dependência de tela, o cyberbullying e prejuízos escolares que se refletem diretamente em problemas emocionais, perpassando a infância e manifestando-se também na fase adulta. Portanto, é imprescindível que a tecnologia, quando ofertada a crianças e a adolescentes, seja acompanhada de uma mediação eficiente, capaz de preveni-los de problemas vindouros.
id VERACRUZ-0_73f61bc14c347674988ac87562e86661
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45650
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connectedinfânciadesenvolvimento humanotecnologia de comunicação digital.O presente trabalho objetiva provocar a reflexão acerca das implicações do uso da tecnologia no desenvolvimento psicológico desde a infância até a fase adulta. A preocupação com esse tema surge devido à utilização frequente da tecnologia nos espaços do convívio social, o que, de certa forma, interfere no desenvolvimento psicológico da criança. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, alicerçada nos estudos de autores como Ariès (1986), Elkonin (1987), Facci (2004) e Paiva e Costa (2015). Tais leituras possibilitaram-nos a compreensão do processo de construção da infância e da periodização do desenvolvimento, sendo base para a discussão do tema proposto e para a análise da sua importância na atual conjuntura. O contexto sociocultural no qual estamos inseridos é o de uma sociedade superconectada, o que impacta diretamente na formação das crianças, já que não há como privá-las do contato com a tecnologia. No entanto, o uso descontrolado dela acarreta diversos transtornos, como a dependência de tela, o cyberbullying e prejuízos escolares que se refletem diretamente em problemas emocionais, perpassando a infância e manifestando-se também na fase adulta. Portanto, é imprescindível que a tecnologia, quando ofertada a crianças e a adolescentes, seja acompanhada de uma mediação eficiente, capaz de preveni-los de problemas vindouros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4565010.34117/bjdv8n3-347Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21001-21021Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21001-21021Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21001-210212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45650/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Kemelyn de OliveiraMazzuco, Neiva Gallina2022-05-12T18:37:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45650Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:08.973285Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected
title Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected
spellingShingle Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected
Arruda, Kemelyn de Oliveira
infância
desenvolvimento humano
tecnologia de comunicação digital.
title_short Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected
title_full Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected
title_fullStr Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected
title_full_unstemmed Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected
title_sort Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected
author Arruda, Kemelyn de Oliveira
author_facet Arruda, Kemelyn de Oliveira
Mazzuco, Neiva Gallina
author_role author
author2 Mazzuco, Neiva Gallina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Kemelyn de Oliveira
Mazzuco, Neiva Gallina
dc.subject.por.fl_str_mv infância
desenvolvimento humano
tecnologia de comunicação digital.
topic infância
desenvolvimento humano
tecnologia de comunicação digital.
description O presente trabalho objetiva provocar a reflexão acerca das implicações do uso da tecnologia no desenvolvimento psicológico desde a infância até a fase adulta. A preocupação com esse tema surge devido à utilização frequente da tecnologia nos espaços do convívio social, o que, de certa forma, interfere no desenvolvimento psicológico da criança. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, alicerçada nos estudos de autores como Ariès (1986), Elkonin (1987), Facci (2004) e Paiva e Costa (2015). Tais leituras possibilitaram-nos a compreensão do processo de construção da infância e da periodização do desenvolvimento, sendo base para a discussão do tema proposto e para a análise da sua importância na atual conjuntura. O contexto sociocultural no qual estamos inseridos é o de uma sociedade superconectada, o que impacta diretamente na formação das crianças, já que não há como privá-las do contato com a tecnologia. No entanto, o uso descontrolado dela acarreta diversos transtornos, como a dependência de tela, o cyberbullying e prejuízos escolares que se refletem diretamente em problemas emocionais, perpassando a infância e manifestando-se também na fase adulta. Portanto, é imprescindível que a tecnologia, quando ofertada a crianças e a adolescentes, seja acompanhada de uma mediação eficiente, capaz de preveni-los de problemas vindouros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45650
10.34117/bjdv8n3-347
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45650
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45650/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21001-21021
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21001-21021
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21001-21021
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645588619591680