Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45650 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva provocar a reflexão acerca das implicações do uso da tecnologia no desenvolvimento psicológico desde a infância até a fase adulta. A preocupação com esse tema surge devido à utilização frequente da tecnologia nos espaços do convívio social, o que, de certa forma, interfere no desenvolvimento psicológico da criança. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, alicerçada nos estudos de autores como Ariès (1986), Elkonin (1987), Facci (2004) e Paiva e Costa (2015). Tais leituras possibilitaram-nos a compreensão do processo de construção da infância e da periodização do desenvolvimento, sendo base para a discussão do tema proposto e para a análise da sua importância na atual conjuntura. O contexto sociocultural no qual estamos inseridos é o de uma sociedade superconectada, o que impacta diretamente na formação das crianças, já que não há como privá-las do contato com a tecnologia. No entanto, o uso descontrolado dela acarreta diversos transtornos, como a dependência de tela, o cyberbullying e prejuízos escolares que se refletem diretamente em problemas emocionais, perpassando a infância e manifestando-se também na fase adulta. Portanto, é imprescindível que a tecnologia, quando ofertada a crianças e a adolescentes, seja acompanhada de uma mediação eficiente, capaz de preveni-los de problemas vindouros. |
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Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada / Adults of tomorrow: implications of a childhood super connectedinfânciadesenvolvimento humanotecnologia de comunicação digital.O presente trabalho objetiva provocar a reflexão acerca das implicações do uso da tecnologia no desenvolvimento psicológico desde a infância até a fase adulta. A preocupação com esse tema surge devido à utilização frequente da tecnologia nos espaços do convívio social, o que, de certa forma, interfere no desenvolvimento psicológico da criança. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, alicerçada nos estudos de autores como Ariès (1986), Elkonin (1987), Facci (2004) e Paiva e Costa (2015). Tais leituras possibilitaram-nos a compreensão do processo de construção da infância e da periodização do desenvolvimento, sendo base para a discussão do tema proposto e para a análise da sua importância na atual conjuntura. O contexto sociocultural no qual estamos inseridos é o de uma sociedade superconectada, o que impacta diretamente na formação das crianças, já que não há como privá-las do contato com a tecnologia. No entanto, o uso descontrolado dela acarreta diversos transtornos, como a dependência de tela, o cyberbullying e prejuízos escolares que se refletem diretamente em problemas emocionais, perpassando a infância e manifestando-se também na fase adulta. Portanto, é imprescindível que a tecnologia, quando ofertada a crianças e a adolescentes, seja acompanhada de uma mediação eficiente, capaz de preveni-los de problemas vindouros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4565010.34117/bjdv8n3-347Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21001-21021Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21001-21021Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21001-210212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45650/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Kemelyn de OliveiraMazzuco, Neiva Gallina2022-05-12T18:37:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45650Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:08.973285Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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