A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente. |
id |
VERACRUZ-0_751fd5d951669604708ae85f265fdf65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22378 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informaticsFormação DocentePIBIDPesquisaReflexão.Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2237810.34117/bjdv6n12-752Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103657-103663Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103657-103663Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103657-1036632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378/17915Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Aysla Mylene Ferreira da RochaCarvalho, Beatriz Lopes dePaiva, Elvis Henrique Purificação deLimal, Guilherme Bruno de MeloLopes, Fernanda Lígia2021-06-07T20:46:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22378Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:24.130611Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
spellingShingle |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha Formação Docente PIBID Pesquisa Reflexão. |
title_short |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title_full |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title_fullStr |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title_full_unstemmed |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title_sort |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
author |
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha |
author_facet |
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha Carvalho, Beatriz Lopes de Paiva, Elvis Henrique Purificação de Limal, Guilherme Bruno de Melo Lopes, Fernanda Lígia |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Beatriz Lopes de Paiva, Elvis Henrique Purificação de Limal, Guilherme Bruno de Melo Lopes, Fernanda Lígia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha Carvalho, Beatriz Lopes de Paiva, Elvis Henrique Purificação de Limal, Guilherme Bruno de Melo Lopes, Fernanda Lígia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente PIBID Pesquisa Reflexão. |
topic |
Formação Docente PIBID Pesquisa Reflexão. |
description |
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378 10.34117/bjdv6n12-752 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378/17915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103657-103663 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103657-103663 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103657-103663 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645501849927680 |