A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n12-752 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente. |
id |
VERACRUZ-0_751fd5d951669604708ae85f265fdf65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22378 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informaticsFormação DocentePIBIDPesquisaReflexão.Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2237810.34117/bjdv6n12-752Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103657-103663Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103657-103663Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103657-1036632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378/17915Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Aysla Mylene Ferreira da RochaCarvalho, Beatriz Lopes dePaiva, Elvis Henrique Purificação deLimal, Guilherme Bruno de MeloLopes, Fernanda Lígia2021-06-07T20:46:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22378Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:24.130611Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
spellingShingle |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha Formação Docente PIBID Pesquisa Reflexão. Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha Formação Docente PIBID Pesquisa Reflexão. |
title_short |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title_full |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title_fullStr |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title_full_unstemmed |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
title_sort |
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics |
author |
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha |
author_facet |
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha Carvalho, Beatriz Lopes de Paiva, Elvis Henrique Purificação de Limal, Guilherme Bruno de Melo Lopes, Fernanda Lígia Carvalho, Beatriz Lopes de Paiva, Elvis Henrique Purificação de Limal, Guilherme Bruno de Melo Lopes, Fernanda Lígia |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Beatriz Lopes de Paiva, Elvis Henrique Purificação de Limal, Guilherme Bruno de Melo Lopes, Fernanda Lígia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha Carvalho, Beatriz Lopes de Paiva, Elvis Henrique Purificação de Limal, Guilherme Bruno de Melo Lopes, Fernanda Lígia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente PIBID Pesquisa Reflexão. |
topic |
Formação Docente PIBID Pesquisa Reflexão. |
description |
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378 10.34117/bjdv6n12-752 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378/17915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103657-103663 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103657-103663 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103657-103663 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183771017838592 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-752 |