A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Beatriz Lopes de, Paiva, Elvis Henrique Purificação de, Limal, Guilherme Bruno de Melo, Lopes, Fernanda Lígia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n12-752
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente.
id VERACRUZ-0_751fd5d951669604708ae85f265fdf65
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22378
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informaticsFormação DocentePIBIDPesquisaReflexão.Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2237810.34117/bjdv6n12-752Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103657-103663Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103657-103663Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103657-1036632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378/17915Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Aysla Mylene Ferreira da RochaCarvalho, Beatriz Lopes dePaiva, Elvis Henrique Purificação deLimal, Guilherme Bruno de MeloLopes, Fernanda Lígia2021-06-07T20:46:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22378Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:24.130611Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
spellingShingle A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Formação Docente
PIBID
Pesquisa
Reflexão.
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Formação Docente
PIBID
Pesquisa
Reflexão.
title_short A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title_full A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title_fullStr A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title_full_unstemmed A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title_sort A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
author Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
author_facet Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Carvalho, Beatriz Lopes de
Paiva, Elvis Henrique Purificação de
Limal, Guilherme Bruno de Melo
Lopes, Fernanda Lígia
Carvalho, Beatriz Lopes de
Paiva, Elvis Henrique Purificação de
Limal, Guilherme Bruno de Melo
Lopes, Fernanda Lígia
author_role author
author2 Carvalho, Beatriz Lopes de
Paiva, Elvis Henrique Purificação de
Limal, Guilherme Bruno de Melo
Lopes, Fernanda Lígia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Carvalho, Beatriz Lopes de
Paiva, Elvis Henrique Purificação de
Limal, Guilherme Bruno de Melo
Lopes, Fernanda Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
PIBID
Pesquisa
Reflexão.
topic Formação Docente
PIBID
Pesquisa
Reflexão.
description Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378
10.34117/bjdv6n12-752
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378/17915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103657-103663
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103657-103663
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103657-103663
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183771017838592
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n12-752