A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Beatriz Lopes de, Paiva, Elvis Henrique Purificação de, Limal, Guilherme Bruno de Melo, Lopes, Fernanda Lígia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente.
id VERACRUZ-0_751fd5d951669604708ae85f265fdf65
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22378
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informaticsFormação DocentePIBIDPesquisaReflexão.Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2237810.34117/bjdv6n12-752Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103657-103663Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103657-103663Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103657-1036632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378/17915Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Aysla Mylene Ferreira da RochaCarvalho, Beatriz Lopes dePaiva, Elvis Henrique Purificação deLimal, Guilherme Bruno de MeloLopes, Fernanda Lígia2021-06-07T20:46:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22378Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:24.130611Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
spellingShingle A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Formação Docente
PIBID
Pesquisa
Reflexão.
title_short A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title_full A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title_fullStr A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title_full_unstemmed A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
title_sort A importância do PIBID para a formação docente: reflexões a partir do programa na visão de licenciandos em informática / The importance of the PIBID for the teacher training: reflections from the program in a vision of licenciate degree students in informatics
author Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
author_facet Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Carvalho, Beatriz Lopes de
Paiva, Elvis Henrique Purificação de
Limal, Guilherme Bruno de Melo
Lopes, Fernanda Lígia
author_role author
author2 Carvalho, Beatriz Lopes de
Paiva, Elvis Henrique Purificação de
Limal, Guilherme Bruno de Melo
Lopes, Fernanda Lígia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Aysla Mylene Ferreira da Rocha
Carvalho, Beatriz Lopes de
Paiva, Elvis Henrique Purificação de
Limal, Guilherme Bruno de Melo
Lopes, Fernanda Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
PIBID
Pesquisa
Reflexão.
topic Formação Docente
PIBID
Pesquisa
Reflexão.
description Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, a partir da análise das experiências vivenciadas por parte dos licenciandos em informática. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandos/bolsistas. O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. Sua principal finalidade é a inserção de alunos da licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, proporcionando-lhes uma articulação entre a teoria e prática necessária à formação docente. Verificamos que a participação no programa tem proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadores. A pesquisa apresentada neste artigo é referente à uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos registros diários, regências e resultados obtidos por meio da participação dos sujeitos envolvidos no programa PIBID. Como apontamentos, destacamos o desafio da articulação da teoria vista em sala de aula com a prática nos diferentes processos formativos. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão enquanto alunos em formação, destacando a importância da pesquisa/reflexão na formação docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378
10.34117/bjdv6n12-752
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22378/17915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103657-103663
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103657-103663
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103657-103663
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645501849927680