Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degree

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Matheus Fernando dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Assunção, Thiago Vicente de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1537
Resumo: O presente artigo apresenta a expansão de um estudo feito e submetido ao V Congresso Nacional de Educaçãodenominado ‘A importância do PIBID na formação de estudantes do curso de licenciatura em física’. Sendo assim, o presente estudo visa destacar a importância do projeto PIBID para a formação de alunos do curso de licenciatura em física. Além das revisões de literatura, contamos com a exposição das experiências vividas durante o programa. Portanto, este estudo é caracterizado como relato de experiência. Através dos dados apresentados neste trabalho, podemos perceber que, além do papel fundamental que esse programa desempenha na qualidade da formação inicial do futuro professor, concluiu-se que este programa tem um papel social através das suas bolsas. Nos apoiamos nas experiências vivenciadas durante o projeto e expostas no presente estudo para defender a ideia que o PIBID contribui de forma significativa para a formação integral do aluno do curso de licenciatura. 
id VERACRUZ-0_8598501ff6841d37d5f26839b9560c93
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1537
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degreePIBIDRelato de experiênciaLicenciatura em Física.O presente artigo apresenta a expansão de um estudo feito e submetido ao V Congresso Nacional de Educaçãodenominado ‘A importância do PIBID na formação de estudantes do curso de licenciatura em física’. Sendo assim, o presente estudo visa destacar a importância do projeto PIBID para a formação de alunos do curso de licenciatura em física. Além das revisões de literatura, contamos com a exposição das experiências vividas durante o programa. Portanto, este estudo é caracterizado como relato de experiência. Através dos dados apresentados neste trabalho, podemos perceber que, além do papel fundamental que esse programa desempenha na qualidade da formação inicial do futuro professor, concluiu-se que este programa tem um papel social através das suas bolsas. Nos apoiamos nas experiências vivenciadas durante o projeto e expostas no presente estudo para defender a ideia que o PIBID contribui de forma significativa para a formação integral do aluno do curso de licenciatura. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/153710.34117/bjdv5n5-1537Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3668-3689Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3668-3689Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3668-36892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1537/1418Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Matheus Fernando dosAssunção, Thiago Vicente de2019-03-27T20:56:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1537Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:24.511730Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degree
title Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degree
spellingShingle Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degree
Santos, Matheus Fernando dos
PIBID
Relato de experiência
Licenciatura em Física.
title_short Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degree
title_full Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degree
title_fullStr Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degree
title_full_unstemmed Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degree
title_sort Um relato de experiência: a importância social do pibid na formação de estudantes do curso de licenciatura em física / A report of experience: the social importance of pibid in the training of students of the course of physics degree
author Santos, Matheus Fernando dos
author_facet Santos, Matheus Fernando dos
Assunção, Thiago Vicente de
author_role author
author2 Assunção, Thiago Vicente de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Matheus Fernando dos
Assunção, Thiago Vicente de
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Relato de experiência
Licenciatura em Física.
topic PIBID
Relato de experiência
Licenciatura em Física.
description O presente artigo apresenta a expansão de um estudo feito e submetido ao V Congresso Nacional de Educaçãodenominado ‘A importância do PIBID na formação de estudantes do curso de licenciatura em física’. Sendo assim, o presente estudo visa destacar a importância do projeto PIBID para a formação de alunos do curso de licenciatura em física. Além das revisões de literatura, contamos com a exposição das experiências vividas durante o programa. Portanto, este estudo é caracterizado como relato de experiência. Através dos dados apresentados neste trabalho, podemos perceber que, além do papel fundamental que esse programa desempenha na qualidade da formação inicial do futuro professor, concluiu-se que este programa tem um papel social através das suas bolsas. Nos apoiamos nas experiências vivenciadas durante o projeto e expostas no presente estudo para defender a ideia que o PIBID contribui de forma significativa para a formação integral do aluno do curso de licenciatura. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1537
10.34117/bjdv5n5-1537
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1537
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n5-1537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1537/1418
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3668-3689
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3668-3689
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3668-3689
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645416684584960