Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ânthony Ahmad
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n8-587
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045
Resumo: A Cidadania Planetária pode ser entendida como a responsabilidade dos sujeitos de atuarem em rede, intencionando a adaptação e a sobrevivência da própria espécie, uma vez que o ser humano é um indivíduo que integra parte da sociedade e, ao mesmo tempo, parte da natureza. Compreender e questionar como cada pessoa pode assumir e adquirir comportamentos de produção e consumo sustentável é condição para o alcance da efetividade na preservação ambiental e da sustentabilidade. Todavia, articular o Direito com a Educação Ambiental e a Educação para a Sustentabilidade, a fim de se formar seres humanos conscientes de sua realidade, sobretudo, dos problemas socioambientais e socioeconômicos, parece ser o caminho que, apesar de árduo, apresenta as melhores vantagens. Isso porque, o ser humano é a peça fundamental que, ao adotar atitudes positivas, ainda que apenas locais, pode impactar, indubitavelmente, em benefício de todo o planeta. Para tanto, procedeu-se à leitura de diversos livros e artigos de autores nacionais e internacionais para apresentar uma visão mais dinâmica de como o homem, a natureza e as novas tecnologias podem se relacionar para a construção de uma sociedade planetária. O modelo de análise parte da observação dos problemas socioambientais e socioeconômicos, em especial, do Parque Nacional do Virunga, considerado patrimônio da humanidade, onde a pobreza das comunidades locais é um dos principais fatores que implicam na preservação do espaço protegido. O quadro teórico dá ênfase a atuação dos indivíduos como “cidadãos do mundo”, terminologia utilizada por Paulo Freire, para a construção de uma sociedade em rede, cuja a participação crítica interventiva é o meio para alcançar soluções locais e globais. Ao final, demonstramos que o ciberespaço é um lugar apto para debates em rede, capaz de contribuir para resolver as demandas atuais e promover a Governança Ambiental Global. 
id VERACRUZ-0_75e63127e006d42b704d3690f89da975
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35045
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governanceCidadania PlanetáriaParticipação SocialEducaçãoSustentabilidadeGovernança Ambiental.A Cidadania Planetária pode ser entendida como a responsabilidade dos sujeitos de atuarem em rede, intencionando a adaptação e a sobrevivência da própria espécie, uma vez que o ser humano é um indivíduo que integra parte da sociedade e, ao mesmo tempo, parte da natureza. Compreender e questionar como cada pessoa pode assumir e adquirir comportamentos de produção e consumo sustentável é condição para o alcance da efetividade na preservação ambiental e da sustentabilidade. Todavia, articular o Direito com a Educação Ambiental e a Educação para a Sustentabilidade, a fim de se formar seres humanos conscientes de sua realidade, sobretudo, dos problemas socioambientais e socioeconômicos, parece ser o caminho que, apesar de árduo, apresenta as melhores vantagens. Isso porque, o ser humano é a peça fundamental que, ao adotar atitudes positivas, ainda que apenas locais, pode impactar, indubitavelmente, em benefício de todo o planeta. Para tanto, procedeu-se à leitura de diversos livros e artigos de autores nacionais e internacionais para apresentar uma visão mais dinâmica de como o homem, a natureza e as novas tecnologias podem se relacionar para a construção de uma sociedade planetária. O modelo de análise parte da observação dos problemas socioambientais e socioeconômicos, em especial, do Parque Nacional do Virunga, considerado patrimônio da humanidade, onde a pobreza das comunidades locais é um dos principais fatores que implicam na preservação do espaço protegido. O quadro teórico dá ênfase a atuação dos indivíduos como “cidadãos do mundo”, terminologia utilizada por Paulo Freire, para a construção de uma sociedade em rede, cuja a participação crítica interventiva é o meio para alcançar soluções locais e globais. Ao final, demonstramos que o ciberespaço é um lugar apto para debates em rede, capaz de contribuir para resolver as demandas atuais e promover a Governança Ambiental Global. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3504510.34117/bjdv7n8-587Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84434-84456Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84434-84456Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84434-844562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ânthony Ahmad2021-09-16T20:49:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35045Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:19.148893Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
title Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
spellingShingle Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
Lopes, Ânthony Ahmad
Cidadania Planetária
Participação Social
Educação
Sustentabilidade
Governança Ambiental.
Lopes, Ânthony Ahmad
Cidadania Planetária
Participação Social
Educação
Sustentabilidade
Governança Ambiental.
title_short Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
title_full Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
title_fullStr Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
title_full_unstemmed Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
title_sort Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
author Lopes, Ânthony Ahmad
author_facet Lopes, Ânthony Ahmad
Lopes, Ânthony Ahmad
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ânthony Ahmad
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania Planetária
Participação Social
Educação
Sustentabilidade
Governança Ambiental.
topic Cidadania Planetária
Participação Social
Educação
Sustentabilidade
Governança Ambiental.
description A Cidadania Planetária pode ser entendida como a responsabilidade dos sujeitos de atuarem em rede, intencionando a adaptação e a sobrevivência da própria espécie, uma vez que o ser humano é um indivíduo que integra parte da sociedade e, ao mesmo tempo, parte da natureza. Compreender e questionar como cada pessoa pode assumir e adquirir comportamentos de produção e consumo sustentável é condição para o alcance da efetividade na preservação ambiental e da sustentabilidade. Todavia, articular o Direito com a Educação Ambiental e a Educação para a Sustentabilidade, a fim de se formar seres humanos conscientes de sua realidade, sobretudo, dos problemas socioambientais e socioeconômicos, parece ser o caminho que, apesar de árduo, apresenta as melhores vantagens. Isso porque, o ser humano é a peça fundamental que, ao adotar atitudes positivas, ainda que apenas locais, pode impactar, indubitavelmente, em benefício de todo o planeta. Para tanto, procedeu-se à leitura de diversos livros e artigos de autores nacionais e internacionais para apresentar uma visão mais dinâmica de como o homem, a natureza e as novas tecnologias podem se relacionar para a construção de uma sociedade planetária. O modelo de análise parte da observação dos problemas socioambientais e socioeconômicos, em especial, do Parque Nacional do Virunga, considerado patrimônio da humanidade, onde a pobreza das comunidades locais é um dos principais fatores que implicam na preservação do espaço protegido. O quadro teórico dá ênfase a atuação dos indivíduos como “cidadãos do mundo”, terminologia utilizada por Paulo Freire, para a construção de uma sociedade em rede, cuja a participação crítica interventiva é o meio para alcançar soluções locais e globais. Ao final, demonstramos que o ciberespaço é um lugar apto para debates em rede, capaz de contribuir para resolver as demandas atuais e promover a Governança Ambiental Global. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045
10.34117/bjdv7n8-587
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84434-84456
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84434-84456
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84434-84456
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183783643742208
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n8-587