Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n8-587 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045 |
Resumo: | A Cidadania Planetária pode ser entendida como a responsabilidade dos sujeitos de atuarem em rede, intencionando a adaptação e a sobrevivência da própria espécie, uma vez que o ser humano é um indivíduo que integra parte da sociedade e, ao mesmo tempo, parte da natureza. Compreender e questionar como cada pessoa pode assumir e adquirir comportamentos de produção e consumo sustentável é condição para o alcance da efetividade na preservação ambiental e da sustentabilidade. Todavia, articular o Direito com a Educação Ambiental e a Educação para a Sustentabilidade, a fim de se formar seres humanos conscientes de sua realidade, sobretudo, dos problemas socioambientais e socioeconômicos, parece ser o caminho que, apesar de árduo, apresenta as melhores vantagens. Isso porque, o ser humano é a peça fundamental que, ao adotar atitudes positivas, ainda que apenas locais, pode impactar, indubitavelmente, em benefício de todo o planeta. Para tanto, procedeu-se à leitura de diversos livros e artigos de autores nacionais e internacionais para apresentar uma visão mais dinâmica de como o homem, a natureza e as novas tecnologias podem se relacionar para a construção de uma sociedade planetária. O modelo de análise parte da observação dos problemas socioambientais e socioeconômicos, em especial, do Parque Nacional do Virunga, considerado patrimônio da humanidade, onde a pobreza das comunidades locais é um dos principais fatores que implicam na preservação do espaço protegido. O quadro teórico dá ênfase a atuação dos indivíduos como “cidadãos do mundo”, terminologia utilizada por Paulo Freire, para a construção de uma sociedade em rede, cuja a participação crítica interventiva é o meio para alcançar soluções locais e globais. Ao final, demonstramos que o ciberespaço é um lugar apto para debates em rede, capaz de contribuir para resolver as demandas atuais e promover a Governança Ambiental Global. |
id |
VERACRUZ-0_75e63127e006d42b704d3690f89da975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35045 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governanceCidadania PlanetáriaParticipação SocialEducaçãoSustentabilidadeGovernança Ambiental.A Cidadania Planetária pode ser entendida como a responsabilidade dos sujeitos de atuarem em rede, intencionando a adaptação e a sobrevivência da própria espécie, uma vez que o ser humano é um indivíduo que integra parte da sociedade e, ao mesmo tempo, parte da natureza. Compreender e questionar como cada pessoa pode assumir e adquirir comportamentos de produção e consumo sustentável é condição para o alcance da efetividade na preservação ambiental e da sustentabilidade. Todavia, articular o Direito com a Educação Ambiental e a Educação para a Sustentabilidade, a fim de se formar seres humanos conscientes de sua realidade, sobretudo, dos problemas socioambientais e socioeconômicos, parece ser o caminho que, apesar de árduo, apresenta as melhores vantagens. Isso porque, o ser humano é a peça fundamental que, ao adotar atitudes positivas, ainda que apenas locais, pode impactar, indubitavelmente, em benefício de todo o planeta. Para tanto, procedeu-se à leitura de diversos livros e artigos de autores nacionais e internacionais para apresentar uma visão mais dinâmica de como o homem, a natureza e as novas tecnologias podem se relacionar para a construção de uma sociedade planetária. O modelo de análise parte da observação dos problemas socioambientais e socioeconômicos, em especial, do Parque Nacional do Virunga, considerado patrimônio da humanidade, onde a pobreza das comunidades locais é um dos principais fatores que implicam na preservação do espaço protegido. O quadro teórico dá ênfase a atuação dos indivíduos como “cidadãos do mundo”, terminologia utilizada por Paulo Freire, para a construção de uma sociedade em rede, cuja a participação crítica interventiva é o meio para alcançar soluções locais e globais. Ao final, demonstramos que o ciberespaço é um lugar apto para debates em rede, capaz de contribuir para resolver as demandas atuais e promover a Governança Ambiental Global. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3504510.34117/bjdv7n8-587Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84434-84456Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84434-84456Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84434-844562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ânthony Ahmad2021-09-16T20:49:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35045Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:19.148893Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance |
title |
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance |
spellingShingle |
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance Lopes, Ânthony Ahmad Cidadania Planetária Participação Social Educação Sustentabilidade Governança Ambiental. Lopes, Ânthony Ahmad Cidadania Planetária Participação Social Educação Sustentabilidade Governança Ambiental. |
title_short |
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance |
title_full |
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance |
title_fullStr |
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance |
title_full_unstemmed |
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance |
title_sort |
Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance |
author |
Lopes, Ânthony Ahmad |
author_facet |
Lopes, Ânthony Ahmad Lopes, Ânthony Ahmad |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ânthony Ahmad |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Planetária Participação Social Educação Sustentabilidade Governança Ambiental. |
topic |
Cidadania Planetária Participação Social Educação Sustentabilidade Governança Ambiental. |
description |
A Cidadania Planetária pode ser entendida como a responsabilidade dos sujeitos de atuarem em rede, intencionando a adaptação e a sobrevivência da própria espécie, uma vez que o ser humano é um indivíduo que integra parte da sociedade e, ao mesmo tempo, parte da natureza. Compreender e questionar como cada pessoa pode assumir e adquirir comportamentos de produção e consumo sustentável é condição para o alcance da efetividade na preservação ambiental e da sustentabilidade. Todavia, articular o Direito com a Educação Ambiental e a Educação para a Sustentabilidade, a fim de se formar seres humanos conscientes de sua realidade, sobretudo, dos problemas socioambientais e socioeconômicos, parece ser o caminho que, apesar de árduo, apresenta as melhores vantagens. Isso porque, o ser humano é a peça fundamental que, ao adotar atitudes positivas, ainda que apenas locais, pode impactar, indubitavelmente, em benefício de todo o planeta. Para tanto, procedeu-se à leitura de diversos livros e artigos de autores nacionais e internacionais para apresentar uma visão mais dinâmica de como o homem, a natureza e as novas tecnologias podem se relacionar para a construção de uma sociedade planetária. O modelo de análise parte da observação dos problemas socioambientais e socioeconômicos, em especial, do Parque Nacional do Virunga, considerado patrimônio da humanidade, onde a pobreza das comunidades locais é um dos principais fatores que implicam na preservação do espaço protegido. O quadro teórico dá ênfase a atuação dos indivíduos como “cidadãos do mundo”, terminologia utilizada por Paulo Freire, para a construção de uma sociedade em rede, cuja a participação crítica interventiva é o meio para alcançar soluções locais e globais. Ao final, demonstramos que o ciberespaço é um lugar apto para debates em rede, capaz de contribuir para resolver as demandas atuais e promover a Governança Ambiental Global. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045 10.34117/bjdv7n8-587 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84434-84456 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84434-84456 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84434-84456 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183783643742208 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-587 |