Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045 |
Resumo: | A Cidadania Planetária pode ser entendida como a responsabilidade dos sujeitos de atuarem em rede, intencionando a adaptação e a sobrevivência da própria espécie, uma vez que o ser humano é um indivíduo que integra parte da sociedade e, ao mesmo tempo, parte da natureza. Compreender e questionar como cada pessoa pode assumir e adquirir comportamentos de produção e consumo sustentável é condição para o alcance da efetividade na preservação ambiental e da sustentabilidade. Todavia, articular o Direito com a Educação Ambiental e a Educação para a Sustentabilidade, a fim de se formar seres humanos conscientes de sua realidade, sobretudo, dos problemas socioambientais e socioeconômicos, parece ser o caminho que, apesar de árduo, apresenta as melhores vantagens. Isso porque, o ser humano é a peça fundamental que, ao adotar atitudes positivas, ainda que apenas locais, pode impactar, indubitavelmente, em benefício de todo o planeta. Para tanto, procedeu-se à leitura de diversos livros e artigos de autores nacionais e internacionais para apresentar uma visão mais dinâmica de como o homem, a natureza e as novas tecnologias podem se relacionar para a construção de uma sociedade planetária. O modelo de análise parte da observação dos problemas socioambientais e socioeconômicos, em especial, do Parque Nacional do Virunga, considerado patrimônio da humanidade, onde a pobreza das comunidades locais é um dos principais fatores que implicam na preservação do espaço protegido. O quadro teórico dá ênfase a atuação dos indivíduos como “cidadãos do mundo”, terminologia utilizada por Paulo Freire, para a construção de uma sociedade em rede, cuja a participação crítica interventiva é o meio para alcançar soluções locais e globais. Ao final, demonstramos que o ciberespaço é um lugar apto para debates em rede, capaz de contribuir para resolver as demandas atuais e promover a Governança Ambiental Global. |
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Cidadania planetária: a participação ativa crítica interventiva no ciberespaço para o desenvolvimento da governança ambiental global / Planetary citizenship: the active critical participation intervention in cyberspace for the development of global environmental governanceCidadania PlanetáriaParticipação SocialEducaçãoSustentabilidadeGovernança Ambiental.A Cidadania Planetária pode ser entendida como a responsabilidade dos sujeitos de atuarem em rede, intencionando a adaptação e a sobrevivência da própria espécie, uma vez que o ser humano é um indivíduo que integra parte da sociedade e, ao mesmo tempo, parte da natureza. Compreender e questionar como cada pessoa pode assumir e adquirir comportamentos de produção e consumo sustentável é condição para o alcance da efetividade na preservação ambiental e da sustentabilidade. Todavia, articular o Direito com a Educação Ambiental e a Educação para a Sustentabilidade, a fim de se formar seres humanos conscientes de sua realidade, sobretudo, dos problemas socioambientais e socioeconômicos, parece ser o caminho que, apesar de árduo, apresenta as melhores vantagens. Isso porque, o ser humano é a peça fundamental que, ao adotar atitudes positivas, ainda que apenas locais, pode impactar, indubitavelmente, em benefício de todo o planeta. Para tanto, procedeu-se à leitura de diversos livros e artigos de autores nacionais e internacionais para apresentar uma visão mais dinâmica de como o homem, a natureza e as novas tecnologias podem se relacionar para a construção de uma sociedade planetária. O modelo de análise parte da observação dos problemas socioambientais e socioeconômicos, em especial, do Parque Nacional do Virunga, considerado patrimônio da humanidade, onde a pobreza das comunidades locais é um dos principais fatores que implicam na preservação do espaço protegido. O quadro teórico dá ênfase a atuação dos indivíduos como “cidadãos do mundo”, terminologia utilizada por Paulo Freire, para a construção de uma sociedade em rede, cuja a participação crítica interventiva é o meio para alcançar soluções locais e globais. Ao final, demonstramos que o ciberespaço é um lugar apto para debates em rede, capaz de contribuir para resolver as demandas atuais e promover a Governança Ambiental Global. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3504510.34117/bjdv7n8-587Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84434-84456Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84434-84456Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84434-844562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35045/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ânthony Ahmad2021-09-16T20:49:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35045Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:19.148893Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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A Cidadania Planetária pode ser entendida como a responsabilidade dos sujeitos de atuarem em rede, intencionando a adaptação e a sobrevivência da própria espécie, uma vez que o ser humano é um indivíduo que integra parte da sociedade e, ao mesmo tempo, parte da natureza. Compreender e questionar como cada pessoa pode assumir e adquirir comportamentos de produção e consumo sustentável é condição para o alcance da efetividade na preservação ambiental e da sustentabilidade. Todavia, articular o Direito com a Educação Ambiental e a Educação para a Sustentabilidade, a fim de se formar seres humanos conscientes de sua realidade, sobretudo, dos problemas socioambientais e socioeconômicos, parece ser o caminho que, apesar de árduo, apresenta as melhores vantagens. Isso porque, o ser humano é a peça fundamental que, ao adotar atitudes positivas, ainda que apenas locais, pode impactar, indubitavelmente, em benefício de todo o planeta. Para tanto, procedeu-se à leitura de diversos livros e artigos de autores nacionais e internacionais para apresentar uma visão mais dinâmica de como o homem, a natureza e as novas tecnologias podem se relacionar para a construção de uma sociedade planetária. O modelo de análise parte da observação dos problemas socioambientais e socioeconômicos, em especial, do Parque Nacional do Virunga, considerado patrimônio da humanidade, onde a pobreza das comunidades locais é um dos principais fatores que implicam na preservação do espaço protegido. O quadro teórico dá ênfase a atuação dos indivíduos como “cidadãos do mundo”, terminologia utilizada por Paulo Freire, para a construção de uma sociedade em rede, cuja a participação crítica interventiva é o meio para alcançar soluções locais e globais. Ao final, demonstramos que o ciberespaço é um lugar apto para debates em rede, capaz de contribuir para resolver as demandas atuais e promover a Governança Ambiental Global. |
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